Afro- descendente e formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Valmira Maria de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253
Resumo: Esta monografia faz uma análise pautada diante as discussões entre educação, cultura, identidade negra e formação docente. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Este estudo envolve a questão do afro-descendente e formação docente, constitui-se no objeto deste trabalho por serem instrumentos atuais que vem coibir comportamentos racistas na Sociedade brasileira. Partiu-se de antecedentes históricos, originados de acoes de homens que arrancaram os negros africanos de suas terras, por meio de forca de armas, causando a esse continente toda sorte de perversidade com prejuízos que perduram ate os dias de hoje. No entanto não percebemos que: africanos e seus descendentes resistiram e resistem, contribuíram e contribuem em diversos processos de construção deste pais. Dando continuidade as reflexões realizadas pela turma, discutem-se as representações sobre a cor negra, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de produções textuais, depoimentos de homens e mulheres negras em videos e desenhos. Para essas pessoas, a experiencia não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela e lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também, ao considerar tal diversidade, devera se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros construam suas identidades. Atentos a importância do trabalho com a questão racial e com a responsabilidade social da escola na desconstrução de estereótipos raciais, alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo do setor publico, já desenvolvem trabalhos e projetos voltados para a valorização da cultura negra. As escolas que percebem a importância de um trabalho coordenado com a comunidade, os movimentos sociais e profissionais negros que lidam no seu cotidiano com a questão racial, abrem as suas portas para um trabalho em conjunto. E nesse momento que a articulação entre os espaços escolares e não-escolares pode acontecer. Cabe a nos ampliar e mudar o que temos diante de todos nós.
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