Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934 |
Resumo: | O presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras. |
id |
UFCG_0dcf3ade5969b38a3e089f21125347a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5934 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.Impulse shopping: an analysis of the buying behavior of internet users from Paraíba.Comportamento do consumidorCompra por impulsoConsumo feminino.Consumer behaviorImpulsive purchaseFemale consumptionAdministraçãoO presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras.The present study has sought to do a description of buying behavior of women users of internet in the state of Paraíba, evaluating the behavior of impulse buying and their psychological effects. The specific objectives were to identify the existence of impulsive tendencies in buying activity of the female audience, the influences of the store environment in impulsive behavior and the emotions felt after purchasing products by impulse. Thus, in the theoretical basis were discussed topics about the buying behavior of consumers, impulsive purchase and female consumption. To achieve the goals mentioned was held a descriptive quantitative study "survey", which was made available through Google Docs and represented a sample of 414 consumers from Paraíba. The results obtained revealed that despite carrying impulse purchases, the women users of internet from Paraíba does not consider yourselves as impulsive consumers preferring to purchase products with advance planning. It was found that aspects of the store environment has influence on impulsive decision, being the offer of low prices and a good service from sellers the most crucial items for this behavior. Moreover, it was noticed that after the purchase of products by impulse, positive feelings are predominant and reflects the joy and enthusiasm of consumers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S.É.N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.2012-10-252019-08-18T21:05:45Z2019-08-182019-08-18T21:05:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:34:32Zoai:localhost:riufcg/5934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. Impulse shopping: an analysis of the buying behavior of internet users from Paraíba. |
title |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
spellingShingle |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Comportamento do consumidor Compra por impulso Consumo feminino. Consumer behavior Impulsive purchase Female consumption Administração |
title_short |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
title_full |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
title_fullStr |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
title_full_unstemmed |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
title_sort |
Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. |
author |
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. |
author_facet |
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MOREIRA, Vinícius Farias. MOREIRA, V. F. http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 CAVALCANTI, Elmano Pontes. CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. CORREIA, S.É.N. http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compra por impulso Consumo feminino. Consumer behavior Impulsive purchase Female consumption Administração |
topic |
Comportamento do consumidor Compra por impulso Consumo feminino. Consumer behavior Impulsive purchase Female consumption Administração |
description |
O presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25 2019-08-18T21:05:45Z 2019-08-18 2019-08-18T21:05:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934 MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387078356992 |