Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934
Resumo: O presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras.
id UFCG_0dcf3ade5969b38a3e089f21125347a4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5934
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.Impulse shopping: an analysis of the buying behavior of internet users from Paraíba.Comportamento do consumidorCompra por impulsoConsumo feminino.Consumer behaviorImpulsive purchaseFemale consumptionAdministraçãoO presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras.The present study has sought to do a description of buying behavior of women users of internet in the state of Paraíba, evaluating the behavior of impulse buying and their psychological effects. The specific objectives were to identify the existence of impulsive tendencies in buying activity of the female audience, the influences of the store environment in impulsive behavior and the emotions felt after purchasing products by impulse. Thus, in the theoretical basis were discussed topics about the buying behavior of consumers, impulsive purchase and female consumption. To achieve the goals mentioned was held a descriptive quantitative study "survey", which was made available through Google Docs and represented a sample of 414 consumers from Paraíba. The results obtained revealed that despite carrying impulse purchases, the women users of internet from Paraíba does not consider yourselves as impulsive consumers preferring to purchase products with advance planning. It was found that aspects of the store environment has influence on impulsive decision, being the offer of low prices and a good service from sellers the most crucial items for this behavior. Moreover, it was noticed that after the purchase of products by impulse, positive feelings are predominant and reflects the joy and enthusiasm of consumers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S.É.N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.2012-10-252019-08-18T21:05:45Z2019-08-182019-08-18T21:05:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:34:32Zoai:localhost:riufcg/5934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
Impulse shopping: an analysis of the buying behavior of internet users from Paraíba.
title Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
spellingShingle Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.
Comportamento do consumidor
Compra por impulso
Consumo feminino.
Consumer behavior
Impulsive purchase
Female consumption
Administração
title_short Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
title_full Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
title_fullStr Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
title_full_unstemmed Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
title_sort Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet.
author MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.
author_facet MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
CORREIA, S.É.N.
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
dc.contributor.author.fl_str_mv MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega.
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Compra por impulso
Consumo feminino.
Consumer behavior
Impulsive purchase
Female consumption
Administração
topic Comportamento do consumidor
Compra por impulso
Consumo feminino.
Consumer behavior
Impulsive purchase
Female consumption
Administração
description O presente estudo teve como propósito a descrição do comportamento de compra das mulheres usuárias de internet no Estado da Paraíba, avaliando o comportamento de compra por impulso das mesmas e seus efeitos psicológicos. Os objetivos específicos buscaram identificar a existência de tendências impulsivas na atividade de compra do público feminino, as influências do ambiente de loja no comportamento impulsivo e as emoções sentidas após a aquisição de produtos por impulso. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do comportamento de compra dos consumidores, consumo impulsivo e consumo feminino. Para atingir os objetivos mencionados, realizou-se um estudo quantitativo descritivo do tipo“survey”, o qual foi disponibilizado via Google Docs e representou uma amostra de 414 consumidoras paraibanas. Os resultados obtidos revelaram que apesar de realizarem compras por impulso, as mulheres paraibanas usuárias de internet não se consideram consumidoras impulsivas, preferindo adquirir produtos com planejamento prévio. Constatou-se que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na tomada de decisão impulsiva, sendo a oferta de preços baixos e o atendimento dos vendedores os itens mais decisivos para este comportamento. Além disso, percebeu-se que após a aquisição de produtos por impulso, os sentimentos positivos são predominantes e refletem a alegria e o entusiasmo das consumidoras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25
2019-08-18T21:05:45Z
2019-08-18
2019-08-18T21:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934
identifier_str_mv MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. Compras por impulso: uma análise do comportamento de compra das mulheres paraibanas usuárias de internet. 2012. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387078356992