Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
Resumo: O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.
id UFCG_0e2290ba41a2832bfcc3e15a46fa706b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4898
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students.Educação de jovens e adultosAlfabetizaçãoEspecializaçãoAprendizagemEscritaLeituraEducation of young people and adultsLiteracySpecializationWritingReadingLetras - Língua Portuguesa.O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.The object of this research is monographic study as the process of learning and acquisition of reading and writing of students in the Youth and Adult Education (EJA - 2nd segment), but also show the impact of studies on literacy for literacy practices. The research being presented seeks to relate theories and / or ideologies on the existing problems found in the classrooms of EJA. Through notes were two classes of EJA group of teachers and the School Costa e Silva during the months from May to November 2007 in the town of Cajazeiras - PB. The results indicate a methodological 7 advance when it comes to social relations in the learning environment, but reveal inconsistencies in the teaching work, teaching literacy in terms of contribution to the theoretical-epistemological and employment of activities geared specifically to teaching the language as meaning, system of representation, in its notacional. The work is based on the principles of philosophical teaching-educator Paulo Freire, the epistemology of researcher Emilia Ferreiro. Uses the dialectic method of building knowledge, based on the phases of sincrese, analysis and synthesis. The research presented not only cares about the issues of reading and writing, but also serves to prepare the people for the exercise of their rights and obligations in the world of work and social relationships - policies. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky and others have also been sources of research for the enrichment of this study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.QUEIROGA, Marcílio Garcia de.MOREIRA., Révia Mara de Araújo.20082019-07-16T14:06:54Z2019-11-162019-07-16T14:06:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T19:05:36Zoai:localhost:riufcg/4898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T19:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students.
title Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
spellingShingle Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Especialização
Aprendizagem
Escrita
Leitura
Education of young people and adults
Literacy
Specialization
Writing
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
title_full Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
title_fullStr Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
title_full_unstemmed Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
title_sort Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
author MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
author_facet MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Onireves Monteiro de.
CASTRO, O. M.
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828
FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA., Révia Mara de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Especialização
Aprendizagem
Escrita
Leitura
Education of young people and adults
Literacy
Specialization
Writing
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
topic Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Especialização
Aprendizagem
Escrita
Leitura
Education of young people and adults
Literacy
Specialization
Writing
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
description O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-07-16T14:06:54Z
2019-11-16
2019-07-16T14:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898
identifier_str_mv MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380781658112