Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898 |
Resumo: | O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo. |
id |
UFCG_0e2290ba41a2832bfcc3e15a46fa706b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4898 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA.Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students.Educação de jovens e adultosAlfabetizaçãoEspecializaçãoAprendizagemEscritaLeituraEducation of young people and adultsLiteracySpecializationWritingReadingLetras - Língua Portuguesa.O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo.The object of this research is monographic study as the process of learning and acquisition of reading and writing of students in the Youth and Adult Education (EJA - 2nd segment), but also show the impact of studies on literacy for literacy practices. The research being presented seeks to relate theories and / or ideologies on the existing problems found in the classrooms of EJA. Through notes were two classes of EJA group of teachers and the School Costa e Silva during the months from May to November 2007 in the town of Cajazeiras - PB. The results indicate a methodological 7 advance when it comes to social relations in the learning environment, but reveal inconsistencies in the teaching work, teaching literacy in terms of contribution to the theoretical-epistemological and employment of activities geared specifically to teaching the language as meaning, system of representation, in its notacional. The work is based on the principles of philosophical teaching-educator Paulo Freire, the epistemology of researcher Emilia Ferreiro. Uses the dialectic method of building knowledge, based on the phases of sincrese, analysis and synthesis. The research presented not only cares about the issues of reading and writing, but also serves to prepare the people for the exercise of their rights and obligations in the world of work and social relationships - policies. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky and others have also been sources of research for the enrichment of this study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de.QUEIROGA, Marcílio Garcia de.MOREIRA., Révia Mara de Araújo.20082019-07-16T14:06:54Z2019-11-162019-07-16T14:06:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T19:05:36Zoai:localhost:riufcg/4898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T19:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. Learning process and acquisition of writing and reading of EJA students. |
title |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
spellingShingle |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. MOREIRA., Révia Mara de Araújo. Educação de jovens e adultos Alfabetização Especialização Aprendizagem Escrita Leitura Education of young people and adults Literacy Specialization Writing Reading Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
title_full |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
title_fullStr |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
title_full_unstemmed |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
title_sort |
Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. |
author |
MOREIRA., Révia Mara de Araújo. |
author_facet |
MOREIRA., Révia Mara de Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CASTRO, Onireves Monteiro de. CASTRO, O. M. http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 FREITAS, Elane Aguiar Feitosa de. QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOREIRA., Révia Mara de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Especialização Aprendizagem Escrita Leitura Education of young people and adults Literacy Specialization Writing Reading Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Especialização Aprendizagem Escrita Leitura Education of young people and adults Literacy Specialization Writing Reading Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O objeto monográfico dessa pesquisa é estudar como acontece o processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA - 2° segmento), como também mostrar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. A pesquisa ora apresentada busca relacionar as teorias e/ou ideologias existentes sobre a problemática encontrada nas salas da EJA. Por meio de anotações foram observadas duas turmas da EJA e o grupo de professores da Escola Costa e Silva durante os meses de maio a novembro de 2007 na cidade de Cajazeiras - PB. Os resultados sinalizam um avanço metodológico no que diz respeitos às relações sociais na ambiência de aprendizagem, mas revelam inconsistências no trabalho didático-pedagógico de alfabetização no que concerne ao aporte teórico-epistemológico e ao emprego de atividades voltadas especificamente ao ensino da linguagem enquanto sentido, sistema de representação, em sua dimensão notacional. O trabalho baseia-se nos princípios filosófico-pedagógicos do educador Paulo Freire, na epistemologia da pesquisadora Emilia Ferreiro. Utiliza o método dialético da construção de conhecimento, tendo como base as fases de síncrese, análise e síntese. A pesquisa apresentada não só se preocupa com as questões da leitura e escrita, como também atua na preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas. Jean Piaget, Kleiman, Magda Soares, Vygotsky e outros também foram fontes de pesquisa para o enriquecimento deste estudo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-07-16T14:06:54Z 2019-11-16 2019-07-16T14:06:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898 MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4898 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Revia Mara de Araujo Processo de aprendizagem e a aquisição da escrita e leitura dos alunos da EJA. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380781658112 |