Universidade, política pública e vestimenta: ressignificações identitárias de discentes do curso de História noturno da Universidade Federal de Campina Grande (Cajazeiras, 2015-2016).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hozana Ferreira da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27125
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de refletir sobre ressignificações identitárias dos alunos do curso de História, turno noturno, da Universidade Federal de Campina Grande (UACS/CFP/UFCG), campus Cajazeiras, em virtude da participação no Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, entre os anos de 2015 e 2016. Defende-se a ideia que esse programa governamental, decorrente do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência no ensino superior, distribuiu bolsas auxílio geradoras de novas identidades sociais, percebidas nas mudanças no modo de vestir dos discentes contemplados com o programa. Para a consecução do objetivo proposto, partimos de observações do cotidiano universitário e da aplicação de questionários, em forma de entrevistas, com os alunos do referido curso de História. A pesquisa foi realizada como um estudo de caso, conforme Amado (2013); na perspectiva teórica da História Cultural do Social, a partir de Roger Chartier (1991); em diálogo com Moscovici (2003) e Pollak (1992), estudiosos que tratam das representações sociais. Em termos metodológicos, utilizamos o método qualitativo proposto por Minayo (2011). Diante do exposto, espera-se compreender a relação entre as mudanças nas vestimentas dos discentes e a aquisição da bolsa auxílio ao ensino de graduação, entre 2015 e 2016, refletindo sobre ressignificações em suas identidades sociais.
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