Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que os |
id |
UFCG_0f2e6b52a59ab99204fbfdf38eb4d59d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20793 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.Strategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems.Estrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir.Partilha - problemas - resoluçãoResolução de problemasProblema de partilhaÁlgebraSharing - Problems - ResolutionProblem solvingsharing problemCompartir - Problemas - ResoluciónSolución de problemasCompartir problemaMatemáticaA presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que osThis research aims to investigate the strategies used by students. in the 3rd year of high school in solving problems of sharing. Our reference was the research by Câmara and Oliveira (2010). who also investigated the strategies used by students in the 6th year of elementary school The instrument used to Data collection was a test in which it contained seven questions, with par- tile, being a question to start the test, two font type, two composition type and two, well type, according to the chain defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analysis categories those constructed by Câmara and Oliveira (2010), in relation to the classification of strategies in solving structural problems. algebraic ture type sharing. Finally. we performed the analysis of the collected data, valuing the performance and basic strategies used by the subjects of the 3rd year of education average and comparing the results with the research by Câmara and Oliveira (2010). You results obtained showed that subjects have more difficulty in solving of sharing problems with well-type chaining in the same way as in the study de Câmara and Oliveira (2010). The results also showed that students use the same resolution strategies, regardless of the year of schoolingEsta investigación tiene como objetivo investigar las estrategias utilizadas por los estudiantes. en el 3er año de secundaria en la resolución de problemas de compartir. Nuestra referencia fue la investigación de Câmara y Oliveira (2010). quien también investigó las estrategias utilizado por los alumnos de 6o año de la escuela primaria El instrumento utilizado para La recolección de datos fue una prueba en la que contenía siete preguntas, con par- mosaico, siendo una pregunta para iniciar la prueba, dos tipos de fuente, dos tipo de composición y dos, tipo de pozo, según la cadena definida por Marchand y Bednarz (1999). Usamos como categorías de análisis las construidas por Câmara y Oliveira (2010), en relación a la clasificación de estrategias en la resolución de problemas estructurales. intercambio de tipos de tura algebraica. Por fin. realizamos el análisis de los datos recopilados, Tomando el desempeño y las estrategias básicas utilizadas por los sujetos de 3er año de educación. promedio y comparando los resultados con la investigación de Câmara y Oliveira (2010). usted Los resultados obtenidos mostraron que los sujetos tienen más dificultad para resolver de compartir problemas con el encadenamiento de tipos de pozos de la misma manera que en el estudio de Câmara y Oliveira (2010). Los resultados también mostraron que los estudiantes usan las mismas estrategias de resolución, independientemente del año de escolarizaciónUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGALMEIDA, Jadilson Ramos de.ALMEIDA, J. R.ALMEIDA, JADILSON RAMOS DEhttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.SILVA JÚNIOR, A. F.JUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVADA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIREhttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Estevão Luis Paiva da.2014-04-042021-08-24T14:43:01Z2021-08-242021-08-24T14:43:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:08:50Zoai:localhost:riufcg/20793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:08:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. Strategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems. Estrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir. |
title |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
spellingShingle |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. SILVA, Estevão Luis Paiva da. Partilha - problemas - resolução Resolução de problemas Problema de partilha Álgebra Sharing - Problems - Resolution Problem solving sharing problem Compartir - Problemas - Resolución Solución de problemas Compartir problema Matemática |
title_short |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
title_full |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
title_fullStr |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
title_full_unstemmed |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
title_sort |
Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. |
author |
SILVA, Estevão Luis Paiva da. |
author_facet |
SILVA, Estevão Luis Paiva da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Jadilson Ramos de. ALMEIDA, J. R. ALMEIDA, JADILSON RAMOS DE http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da. SILVA JÚNIOR, A. F. JUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVA DA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIRE http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 SOUZA, Glageane da Silva. SOUZA, Glageane da Silva Souza, Glageane Da Silva Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Estevão Luis Paiva da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Partilha - problemas - resolução Resolução de problemas Problema de partilha Álgebra Sharing - Problems - Resolution Problem solving sharing problem Compartir - Problemas - Resolución Solución de problemas Compartir problema Matemática |
topic |
Partilha - problemas - resolução Resolução de problemas Problema de partilha Álgebra Sharing - Problems - Resolution Problem solving sharing problem Compartir - Problemas - Resolución Solución de problemas Compartir problema Matemática |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que os |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-04 2021-08-24T14:43:01Z 2021-08-24 2021-08-24T14:43:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793 SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793 |
identifier_str_mv |
SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744506368557056 |