Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Estevão Luis Paiva da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que os
id UFCG_0f2e6b52a59ab99204fbfdf38eb4d59d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20793
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.Strategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems.Estrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir.Partilha - problemas - resoluçãoResolução de problemasProblema de partilhaÁlgebraSharing - Problems - ResolutionProblem solvingsharing problemCompartir - Problemas - ResoluciónSolución de problemasCompartir problemaMatemáticaA presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que osThis research aims to investigate the strategies used by students. in the 3rd year of high school in solving problems of sharing. Our reference was the research by Câmara and Oliveira (2010). who also investigated the strategies used by students in the 6th year of elementary school The instrument used to Data collection was a test in which it contained seven questions, with par- tile, being a question to start the test, two font type, two composition type and two, well type, according to the chain defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analysis categories those constructed by Câmara and Oliveira (2010), in relation to the classification of strategies in solving structural problems. algebraic ture type sharing. Finally. we performed the analysis of the collected data, valuing the performance and basic strategies used by the subjects of the 3rd year of education average and comparing the results with the research by Câmara and Oliveira (2010). You results obtained showed that subjects have more difficulty in solving of sharing problems with well-type chaining in the same way as in the study de Câmara and Oliveira (2010). The results also showed that students use the same resolution strategies, regardless of the year of schoolingEsta investigación tiene como objetivo investigar las estrategias utilizadas por los estudiantes. en el 3er año de secundaria en la resolución de problemas de compartir. Nuestra referencia fue la investigación de Câmara y Oliveira (2010). quien también investigó las estrategias utilizado por los alumnos de 6o año de la escuela primaria El instrumento utilizado para La recolección de datos fue una prueba en la que contenía siete preguntas, con par- mosaico, siendo una pregunta para iniciar la prueba, dos tipos de fuente, dos tipo de composición y dos, tipo de pozo, según la cadena definida por Marchand y Bednarz (1999). Usamos como categorías de análisis las construidas por Câmara y Oliveira (2010), en relación a la clasificación de estrategias en la resolución de problemas estructurales. intercambio de tipos de tura algebraica. Por fin. realizamos el análisis de los datos recopilados, Tomando el desempeño y las estrategias básicas utilizadas por los sujetos de 3er año de educación. promedio y comparando los resultados con la investigación de Câmara y Oliveira (2010). usted Los resultados obtenidos mostraron que los sujetos tienen más dificultad para resolver de compartir problemas con el encadenamiento de tipos de pozos de la misma manera que en el estudio de Câmara y Oliveira (2010). Los resultados también mostraron que los estudiantes usan las mismas estrategias de resolución, independientemente del año de escolarizaciónUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGALMEIDA, Jadilson Ramos de.ALMEIDA, J. R.ALMEIDA, JADILSON RAMOS DEhttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.SILVA JÚNIOR, A. F.JUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVADA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIREhttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Estevão Luis Paiva da.2014-04-042021-08-24T14:43:01Z2021-08-242021-08-24T14:43:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:08:50Zoai:localhost:riufcg/20793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:08:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
Strategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems.
Estrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir.
title Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
spellingShingle Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
SILVA, Estevão Luis Paiva da.
Partilha - problemas - resolução
Resolução de problemas
Problema de partilha
Álgebra
Sharing - Problems - Resolution
Problem solving
sharing problem
Compartir - Problemas - Resolución
Solución de problemas
Compartir problema
Matemática
title_short Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
title_full Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
title_fullStr Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
title_sort Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.
author SILVA, Estevão Luis Paiva da.
author_facet SILVA, Estevão Luis Paiva da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Jadilson Ramos de.
ALMEIDA, J. R.
ALMEIDA, JADILSON RAMOS DE
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
SILVA JÚNIOR, A. F.
JUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVA
DA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIRE
http://lattes.cnpq.br/4720593438601826
SOUZA, Glageane da Silva.
SOUZA, Glageane da Silva
Souza, Glageane Da Silva
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Estevão Luis Paiva da.
dc.subject.por.fl_str_mv Partilha - problemas - resolução
Resolução de problemas
Problema de partilha
Álgebra
Sharing - Problems - Resolution
Problem solving
sharing problem
Compartir - Problemas - Resolución
Solución de problemas
Compartir problema
Matemática
topic Partilha - problemas - resolução
Resolução de problemas
Problema de partilha
Álgebra
Sharing - Problems - Resolution
Problem solving
sharing problem
Compartir - Problemas - Resolución
Solución de problemas
Compartir problema
Matemática
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que os
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-04
2021-08-24T14:43:01Z
2021-08-24
2021-08-24T14:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793
SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793
identifier_str_mv SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506368557056