A criação dos Institutos Federais no Brasil e o tensionamento dos 'habituses' e das identidades de seus professores: um estudo a partir do caso do IFPB - Campus de João Pessoa.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17052 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto as mudanças nos aspectos das micropolíticas, dos valores e das disposições referidas aos 'habituses' e às identidades dos docentes de Institutos Federais, instituições que têm passado por transformações marcantes ao longo de sua história, passando do oferecimento apenas de cursos técnicos para a cobertura em termos de cursos de graduação e de pós-graduação. A tese neste trabalho é a de que a cada nova configuração institucional, os atualmente denominados IFs têm mobilizado mudanças nas definições dos papéis e do conjunto de atribuições e características desejadas dos professores, fazendo emergir situações de crises de 'habituses docentes', no sentido bourdieusiano. Além disto, instaurando situações em que surgem movimentos de resistências e de engajamento entre os professores, em relação aos novos modelos de atuação institucionalmente definidos, principalmente no que se refere ao lugar do ensino, da pesquisa e da extensão nas práticas dos atores focalizados. O referencial teórico é fundamentado nas contribuições de Bourdieu e nos autores que formularam a abordagem por competências, a exemplo de Perrenoud (1999), Roegiers (2007), Tardif (2006) e Scallon (2015). A metodologia em que se baseia esta pesquisa teve como principais procedimentos a análise de documentos, nos quais estão descritos os modos de organização da instituição estudada e os papéis e as expectativas relativas às identidades dos seus docentes, bem como a de um conjunto de entrevistas com uma amostra intencional de professores, estratificados por tempo de vinculação institucional, referidas aos modos de experienciar as mudanças institucionais citadas e suas demandas em termos de atuação profissional. Dentre as principais conclusões do trabalho, destaca-se que não há um único habitus referido aos docentes dentro do Instituto Federal, mas pelo menos dois habituses distintos, constituídos, sobretudo, pelas trajetórias individuais e condições sociais concernentes às reconfigurações históricas sofridas pela instituição. Essas reformulações jurídico-administrativas no tempo geraram, prevalentemente, dois grandes modelos de atuação perceptíveis a partir da análise documental e das entrevistas: o “modelo Escola Técnica”, mais antigo, conservador, baseado nos saberes e numa percepção prática de mundo; e o “Modelo Integrado”, mais recente, que responde às novas demandas institucionais de atividades docentes nas áreas da pesquisa, do ensino e da extensão. |
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A criação dos Institutos Federais no Brasil e o tensionamento dos 'habituses' e das identidades de seus professores: um estudo a partir do caso do IFPB - Campus de João Pessoa.The creation of Federal Institutes in Brazil and the tensioning of 'Habituses' and the identities of their teachers: a study based on the case of the IFPB - João Pessoa Campus.Educação - Institutos FederaisBrasilCrises de habitusIdentidadesDocentesRedefinições identitáriasEducation - Federal InstitutesEducación - Institutos FederalesCrisis de hábitosHabit crisesIdentitiesFacultadFacultyIFPBInstituto Federal de Educação - ParaíbaHabitusesSociologiaEste trabalho tem como objeto as mudanças nos aspectos das micropolíticas, dos valores e das disposições referidas aos 'habituses' e às identidades dos docentes de Institutos Federais, instituições que têm passado por transformações marcantes ao longo de sua história, passando do oferecimento apenas de cursos técnicos para a cobertura em termos de cursos de graduação e de pós-graduação. A tese neste trabalho é a de que a cada nova configuração institucional, os atualmente denominados IFs têm mobilizado mudanças nas definições dos papéis e do conjunto de atribuições e características desejadas dos professores, fazendo emergir situações de crises de 'habituses docentes', no sentido bourdieusiano. Além disto, instaurando situações em que surgem movimentos de resistências e de engajamento entre os professores, em relação aos novos modelos de atuação institucionalmente definidos, principalmente no que se refere ao lugar do ensino, da pesquisa e da extensão nas práticas dos atores focalizados. O referencial teórico é fundamentado nas contribuições de Bourdieu e nos autores que formularam a abordagem por competências, a exemplo de Perrenoud (1999), Roegiers (2007), Tardif (2006) e Scallon (2015). A metodologia em que se baseia esta pesquisa teve como principais procedimentos a análise de documentos, nos quais estão descritos os modos de organização da instituição estudada e os papéis e as expectativas relativas às identidades dos seus docentes, bem como a de um conjunto de entrevistas com uma amostra intencional de professores, estratificados por tempo de vinculação institucional, referidas aos modos de experienciar as mudanças institucionais citadas e suas demandas em termos de atuação profissional. Dentre as principais conclusões do trabalho, destaca-se que não há um único habitus referido aos docentes dentro do Instituto Federal, mas pelo menos dois habituses distintos, constituídos, sobretudo, pelas trajetórias individuais e condições sociais concernentes às reconfigurações históricas sofridas pela instituição. Essas reformulações jurídico-administrativas no tempo geraram, prevalentemente, dois grandes modelos de atuação perceptíveis a partir da análise documental e das entrevistas: o “modelo Escola Técnica”, mais antigo, conservador, baseado nos saberes e numa percepção prática de mundo; e o “Modelo Integrado”, mais recente, que responde às novas demandas institucionais de atividades docentes nas áreas da pesquisa, do ensino e da extensão.This thesis has as its object the changes concerning micropolitics, values and dispositions referred to the 'habituses' and identities of the professors from Federal Institutes (FI), which have undergone remarkable transformations throughout their history, from offering only technical courses to undergraduate and graduate ones. The thesis of this work is that to each new institutional configuration, the currently denominated FI have mobilized changes from the definitions of roles and from the desired set of professors´ attributes and characteristics, giving rise to crisis situations of 'professor´s habituses', in the Bourdieusian sense. Also movements of resistance and engagement among professors emerge in relation to the new institutionally defined models of action, especially regarding the status of teaching, research and extension in the practices of the focused actors. The theoretical framework is inspired by Bourdieu's contributions and by the authors who formulated the Competence Approach, such as Perrenoud (1999), Roegiers (2007), Tardif (2006) and Scallon (2015). The methodological procedures were the documentary analysis, by describing the ways of organization of the FI and the roles and expectations regarding the identities of its professors, as well as the analysis of a sample of professors´ interviews sorted by age and length of institutional affiliation. These interviews referred to the ways of experiencing the mentioned institutional changes and their demands in terms of professional performance. Among the main conclusions of the work, it were highlighted that there is not a single habitus within the Federal Institute, but at least two distinct habituses constituted, above all, by the social conditions referring to the historical reconfigurations suffered by the institution. These legal and administrative reformulations over time have generated, in general, two major models of performance that may be perceived from the documentary and interviews analyses: the oldest, conservative “Technical School Model”, based on knowledge and practical perception of world; and the most recent "Integrated Model", which responds to the new institutional demands of professor´s activities in the areas of research, teaching and extension.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.http://lattes.cnpq.br/9512363834033518CUNHA, Luis Henrique Hermínio.BATISTA, Mércia Rejane Rangel.PALHANO, Tânia Rodrigues.SANTOS, Gilfranco Lucena dos.FARIAS, Chaquibe Costa de.2020-08-252021-01-15T19:51:29Z2021-01-152021-01-15T19:51:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17052FARIAS, C. C. de. A criação dos Institutos Federais no Brasil e o tensionamento dos 'habituses' e das identidades de seus professores: um estudo a partir do caso do IFPB - Campus de João Pessoa. 2020. 274 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-18T16:42:11Zoai:localhost:riufcg/17052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-18T16:42:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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