Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lilia Maria Buriti da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960
Resumo: O ano de 2020 entrou para a história mundial em virtude de uma: a pandemia de corona virus. Houve muitas mortes e contaminações em todo o mundo devido a infecções causadas pelo coronavírus. Perante esta situação, foi necessário (no todo e/ou em parte) interromper várias atividades que são referidas como “não essenciais” de forma a evitar que a situação se agravasse. A pandemia paralisou as atividades escolares, de modo que as discussões sobre educação a distância (EaD) e ensino emergencial a distância (ERE) têm ganhado destaque tanto no debate público quanto na arena educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar através de uma revisão bibliográfica os principais desafios enfrentados na educação no retorno as atividades presenciais. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos, artigos, em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. Apontando assim, que apesar da diversificação das técnicas de ensino de química, os cursos à distância tornaram-se mais rentáveis e significativos para os alunos. No entanto, a integração de recursos tecnológicos como forma de ensinar e aprender ainda enfrenta muitos desafios. O desafio para os educadores é integrar os recursos digitais para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que, por meio da exposição deste trabalho, todas as dificuldades dessa prática, durante e após a quarentena, recebam mais atenção das autoridades sociais e públicas. A evasão escolar, a falta de matérias escolares básicas, a falta de internet e de computadores, a fragilidade psicológica, as estruturas familiares abaladas: todos esses problemas afetam decisivamente o cotidiano de várias famílias no Brasil hoje, que ainda correm mais riscos com a eclosão do isolamento social.
id UFCG_11249cee4b1946b0151a3f0310fc1236
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28960
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.The main education challenges faced in the return of face-to-face activities: a literature review.Los principales desafíos educativos enfrentados en el retorno de actividades presenciales: una revisión de la literatura.Ensino de químicaEducação - retorno presencial - ensino de químicaEnsino de química - pós-pandemiaChemistry teachingEducation - face-to-face return - teaching of chemicalChemistry teaching - post-pandemicEnseñanza de la químicaEducación - retorno presencial - enseñanza de químicoEnseñanza de la química - pospandemiaQuímicaO ano de 2020 entrou para a história mundial em virtude de uma: a pandemia de corona virus. Houve muitas mortes e contaminações em todo o mundo devido a infecções causadas pelo coronavírus. Perante esta situação, foi necessário (no todo e/ou em parte) interromper várias atividades que são referidas como “não essenciais” de forma a evitar que a situação se agravasse. A pandemia paralisou as atividades escolares, de modo que as discussões sobre educação a distância (EaD) e ensino emergencial a distância (ERE) têm ganhado destaque tanto no debate público quanto na arena educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar através de uma revisão bibliográfica os principais desafios enfrentados na educação no retorno as atividades presenciais. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos, artigos, em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. Apontando assim, que apesar da diversificação das técnicas de ensino de química, os cursos à distância tornaram-se mais rentáveis e significativos para os alunos. No entanto, a integração de recursos tecnológicos como forma de ensinar e aprender ainda enfrenta muitos desafios. O desafio para os educadores é integrar os recursos digitais para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que, por meio da exposição deste trabalho, todas as dificuldades dessa prática, durante e após a quarentena, recebam mais atenção das autoridades sociais e públicas. A evasão escolar, a falta de matérias escolares básicas, a falta de internet e de computadores, a fragilidade psicológica, as estruturas familiares abaladas: todos esses problemas afetam decisivamente o cotidiano de várias famílias no Brasil hoje, que ainda correm mais riscos com a eclosão do isolamento social.The year 2020 entered world history due to one: the corona virus pandemic. There have been many deaths and contaminations around the world due to infections caused by the coronavirus. Faced with this situation, it was necessary (in whole and/or in part) to interrupt several activities that are referred to as “non-essential” in order to prevent the situation from getting worse. The pandemic has paralyzed school activities, so that discussions on distance education (EaD) and emergency distance learning (ERE) have gained prominence both in the public debate and in the educational arena. In view of this, the present work aims to present, through a bibliographical review, the main challenges faced in education in the return to face-to-face activities. On that occasion, a bibliographic research was carried out, based on documents, articles, books, magazines, newspapers, electronic networks, that is, materials accessible to the public. Thus pointing out that despite the diversification of chemistry teaching techniques, distance courses have become more profitable and meaningful for students. However, the integration of technological resources as a way of teaching and learning still faces many challenges. The challenge for educators is to integrate digital resources to benefit the teaching and learning process. It is hoped that, through the exhibition of this work, all the difficulties of this practice, during and after the quarantine, will receive more attention from social and public authorities. Dropping out of school, lack of basic school subjects, lack of internet and computers, psychological fragility, shaken family structures: all these problems decisively affect the daily lives of several families in Brazil today, who are even more at risk from the outbreak of social isolation.El año 2020 entró en la historia mundial por uno: la pandemia del corona virus. Ha habido muchas muertes y contaminaciones en todo el mundo debido a infecciones. causado por el coronavirus. Ante esta situación, era necesario (total y/o parcialmente) detener varias actividades que se denominan "no esenciales" para evitar la situación a empeorar. La pandemia ha paralizado las actividades escolares, por lo que discusiones sobre educación a distancia (EaD) y educación a distancia de emergencia (ERE) han ganado protagonismo tanto en el debate público como en el ámbito educativo. Contra Además, el presente trabajo pretende presentar a través de una revisión bibliografía los principales desafíos que enfrenta la educación en el retorno a las actividades en persona. En la ocasión, se realizó una investigación bibliográfica, a partir de documentos, artículos, en libros, revistas, periódicos, redes electrónicas, es decir, materiales al alcance de todos. Señalando así que a pesar de la diversificación de técnicas para enseñando química, los cursos a distancia se han vuelto más rentables y significativos para los alumnos. Sin embargo, la integración de los recursos tecnológicos como forma de enseñanza y el aprendizaje todavía enfrenta muchos desafíos. El desafío para los educadores es integrar la recursos digitales en beneficio del proceso de enseñanza y aprendizaje. Se espera que a través de la exposición de este trabajo, todas las dificultades de esta práctica, durante y después cuarentena, recibir más atención de las autoridades sociales y públicas. la evasión la escuela, la falta de materias escolares básicas, la falta de internet y computadoras, la fragilidad psicológica, estructuras familiares sacudidas: todos estos problemas afectan decisivamente la vida cotidiana de varias familias en Brasil hoy, que son aún más riesgos con el estallido del aislamiento social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLUCENA NETO, Marciano Henrique de.LUCENA NETO, M. H.http://lattes.cnpq.br/4809804711785369BARROS, Joana Maria de Farias.BARROS, J. M. F.http://lattes.cnpq.br/1016070459137884SANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J. C. O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232SILVA, Lilia Maria Buriti da.2023-02-092023-03-03T13:56:11Z2023-03-032023-03-03T13:56:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960SILVA, Lilia Maria Buriti da. Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-03T13:56:11Zoai:localhost:riufcg/28960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-03T13:56:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
The main education challenges faced in the return of face-to-face activities: a literature review.
Los principales desafíos educativos enfrentados en el retorno de actividades presenciales: una revisión de la literatura.
title Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
spellingShingle Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
SILVA, Lilia Maria Buriti da.
Ensino de química
Educação - retorno presencial - ensino de química
Ensino de química - pós-pandemia
Chemistry teaching
Education - face-to-face return - teaching of chemical
Chemistry teaching - post-pandemic
Enseñanza de la química
Educación - retorno presencial - enseñanza de químico
Enseñanza de la química - pospandemia
Química
title_short Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
title_full Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
title_fullStr Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
title_full_unstemmed Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
title_sort Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
author SILVA, Lilia Maria Buriti da.
author_facet SILVA, Lilia Maria Buriti da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
LUCENA NETO, M. H.
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369
BARROS, Joana Maria de Farias.
BARROS, J. M. F.
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884
SANTOS, José Carlos Oliveira.
SANTOS, J. C. O.
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lilia Maria Buriti da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Educação - retorno presencial - ensino de química
Ensino de química - pós-pandemia
Chemistry teaching
Education - face-to-face return - teaching of chemical
Chemistry teaching - post-pandemic
Enseñanza de la química
Educación - retorno presencial - enseñanza de químico
Enseñanza de la química - pospandemia
Química
topic Ensino de química
Educação - retorno presencial - ensino de química
Ensino de química - pós-pandemia
Chemistry teaching
Education - face-to-face return - teaching of chemical
Chemistry teaching - post-pandemic
Enseñanza de la química
Educación - retorno presencial - enseñanza de químico
Enseñanza de la química - pospandemia
Química
description O ano de 2020 entrou para a história mundial em virtude de uma: a pandemia de corona virus. Houve muitas mortes e contaminações em todo o mundo devido a infecções causadas pelo coronavírus. Perante esta situação, foi necessário (no todo e/ou em parte) interromper várias atividades que são referidas como “não essenciais” de forma a evitar que a situação se agravasse. A pandemia paralisou as atividades escolares, de modo que as discussões sobre educação a distância (EaD) e ensino emergencial a distância (ERE) têm ganhado destaque tanto no debate público quanto na arena educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar através de uma revisão bibliográfica os principais desafios enfrentados na educação no retorno as atividades presenciais. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos, artigos, em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. Apontando assim, que apesar da diversificação das técnicas de ensino de química, os cursos à distância tornaram-se mais rentáveis e significativos para os alunos. No entanto, a integração de recursos tecnológicos como forma de ensinar e aprender ainda enfrenta muitos desafios. O desafio para os educadores é integrar os recursos digitais para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que, por meio da exposição deste trabalho, todas as dificuldades dessa prática, durante e após a quarentena, recebam mais atenção das autoridades sociais e públicas. A evasão escolar, a falta de matérias escolares básicas, a falta de internet e de computadores, a fragilidade psicológica, as estruturas familiares abaladas: todos esses problemas afetam decisivamente o cotidiano de várias famílias no Brasil hoje, que ainda correm mais riscos com a eclosão do isolamento social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2023-03-03T13:56:11Z
2023-03-03
2023-03-03T13:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960
SILVA, Lilia Maria Buriti da. Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960
identifier_str_mv SILVA, Lilia Maria Buriti da. Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744569990905856