Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, César Teixeira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
Resumo: Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica.
id UFCG_116fdc4bf75b4271f8712dfc5e2ae132
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27591
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis.NanociênciaNanotecnologiaAlfabetização científicaEnsino de FísicaBase Nacional Curricular ComumInterdisciplinaridadeFísica e educaçãoAnálise documentalNanoscienceNanotechnologyScientific literacyTeaching PhysicsCommon National Curriculum BaseInterdisciplinarityPhysics and educationDocument analysisFísica EducaçãoNos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica.In the last few years, several technologies have been developed based on scientific knowledge and they directly influence our daily lives. Meanwhile, an area of knowledge that is increasingly making part of our experiential world is the Nanoscience and the Nanotechnology (N&N), an essentially interdisciplinary theme, since it involves knowledge from several areas such as: Physics, Chemistry and Biology. It is interesting that current affairs, like the N&N, are approached in an environment in which people have a first contact with the sciences, that is, at school. Addressing contemporary themes in the classroom can make students understand how technologies work, which are often present in their daily lives, contributing to the scientific literacy process of these students. Technological discoveries also end up influencing the development of educational legislation, including the BNCC. In its scope, this document aims to implement contemporary themes in the classroom. Thus, this research aims to analyze how the BNCC support the teaching of Nanoscience and Nanotechnology in the Basic Education. This document is organized around competencies and skills, which are developed through scientific knowledge. Our investigation started from a documental research, in which we tried to understand, initially, how the BNCC deals with interdisciplinarity and scientific literacy. Moreover, we identify which skills are linked to concepts related to N&N. This procedure resulted in an analysis of the document divided into three categories, namely: Interdisciplinarity; scientific literacy and scientific knowledge. We also carried out a bibliographical research, in order to discuss the BNCC from the theoretical references that could support the listed categories. We observed, in our analysis, that the implementation of the BNCC supports the N&N approach in the Basic Education. In the last few years, this approach has already been carried out, even if incipient, for this reason, we hope the results of the research now carried out can guide other researchers who work with this respective theme, as well as teachers who work in Basic Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGLOPES, Mirleide Dantas.LOPES, M. D.http://lattes.cnpq.br/6166750398180798BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.ALMEIDA, Daisy Martins de.RODRIGUES, César Teixeira.2021-10-182022-10-10T23:00:47Z2022-10-102022-10-10T23:00:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-10T23:01:37Zoai:localhost:riufcg/27591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-10T23:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis.
title Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
spellingShingle Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
RODRIGUES, César Teixeira.
Nanociência
Nanotecnologia
Alfabetização científica
Ensino de Física
Base Nacional Curricular Comum
Interdisciplinaridade
Física e educação
Análise documental
Nanoscience
Nanotechnology
Scientific literacy
Teaching Physics
Common National Curriculum Base
Interdisciplinarity
Physics and education
Document analysis
Física Educação
title_short Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
title_full Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
title_fullStr Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
title_full_unstemmed Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
title_sort Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
author RODRIGUES, César Teixeira.
author_facet RODRIGUES, César Teixeira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Mirleide Dantas.
LOPES, M. D.
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798
BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.
ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, César Teixeira.
dc.subject.por.fl_str_mv Nanociência
Nanotecnologia
Alfabetização científica
Ensino de Física
Base Nacional Curricular Comum
Interdisciplinaridade
Física e educação
Análise documental
Nanoscience
Nanotechnology
Scientific literacy
Teaching Physics
Common National Curriculum Base
Interdisciplinarity
Physics and education
Document analysis
Física Educação
topic Nanociência
Nanotecnologia
Alfabetização científica
Ensino de Física
Base Nacional Curricular Comum
Interdisciplinaridade
Física e educação
Análise documental
Nanoscience
Nanotechnology
Scientific literacy
Teaching Physics
Common National Curriculum Base
Interdisciplinarity
Physics and education
Document analysis
Física Educação
description Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
2022-10-10T23:00:47Z
2022-10-10
2022-10-10T23:00:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
identifier_str_mv RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744558510047232