Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
Resumo: | Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica. |
id |
UFCG_116fdc4bf75b4271f8712dfc5e2ae132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27591 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis.NanociênciaNanotecnologiaAlfabetização científicaEnsino de FísicaBase Nacional Curricular ComumInterdisciplinaridadeFísica e educaçãoAnálise documentalNanoscienceNanotechnologyScientific literacyTeaching PhysicsCommon National Curriculum BaseInterdisciplinarityPhysics and educationDocument analysisFísica EducaçãoNos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica.In the last few years, several technologies have been developed based on scientific knowledge and they directly influence our daily lives. Meanwhile, an area of knowledge that is increasingly making part of our experiential world is the Nanoscience and the Nanotechnology (N&N), an essentially interdisciplinary theme, since it involves knowledge from several areas such as: Physics, Chemistry and Biology. It is interesting that current affairs, like the N&N, are approached in an environment in which people have a first contact with the sciences, that is, at school. Addressing contemporary themes in the classroom can make students understand how technologies work, which are often present in their daily lives, contributing to the scientific literacy process of these students. Technological discoveries also end up influencing the development of educational legislation, including the BNCC. In its scope, this document aims to implement contemporary themes in the classroom. Thus, this research aims to analyze how the BNCC support the teaching of Nanoscience and Nanotechnology in the Basic Education. This document is organized around competencies and skills, which are developed through scientific knowledge. Our investigation started from a documental research, in which we tried to understand, initially, how the BNCC deals with interdisciplinarity and scientific literacy. Moreover, we identify which skills are linked to concepts related to N&N. This procedure resulted in an analysis of the document divided into three categories, namely: Interdisciplinarity; scientific literacy and scientific knowledge. We also carried out a bibliographical research, in order to discuss the BNCC from the theoretical references that could support the listed categories. We observed, in our analysis, that the implementation of the BNCC supports the N&N approach in the Basic Education. In the last few years, this approach has already been carried out, even if incipient, for this reason, we hope the results of the research now carried out can guide other researchers who work with this respective theme, as well as teachers who work in Basic Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGLOPES, Mirleide Dantas.LOPES, M. D.http://lattes.cnpq.br/6166750398180798BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.ALMEIDA, Daisy Martins de.RODRIGUES, César Teixeira.2021-10-182022-10-10T23:00:47Z2022-10-102022-10-10T23:00:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-10T23:01:37Zoai:localhost:riufcg/27591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-10T23:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis. |
title |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
spellingShingle |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. RODRIGUES, César Teixeira. Nanociência Nanotecnologia Alfabetização científica Ensino de Física Base Nacional Curricular Comum Interdisciplinaridade Física e educação Análise documental Nanoscience Nanotechnology Scientific literacy Teaching Physics Common National Curriculum Base Interdisciplinarity Physics and education Document analysis Física Educação |
title_short |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
title_full |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
title_fullStr |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
title_full_unstemmed |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
title_sort |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
author |
RODRIGUES, César Teixeira. |
author_facet |
RODRIGUES, César Teixeira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOPES, Mirleide Dantas. LOPES, M. D. http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira. ALMEIDA, Daisy Martins de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, César Teixeira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nanociência Nanotecnologia Alfabetização científica Ensino de Física Base Nacional Curricular Comum Interdisciplinaridade Física e educação Análise documental Nanoscience Nanotechnology Scientific literacy Teaching Physics Common National Curriculum Base Interdisciplinarity Physics and education Document analysis Física Educação |
topic |
Nanociência Nanotecnologia Alfabetização científica Ensino de Física Base Nacional Curricular Comum Interdisciplinaridade Física e educação Análise documental Nanoscience Nanotechnology Scientific literacy Teaching Physics Common National Curriculum Base Interdisciplinarity Physics and education Document analysis Física Educação |
description |
Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 2022-10-10T23:00:47Z 2022-10-10 2022-10-10T23:00:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744558510047232 |