A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Gerlândia Gouveia.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca de seis fabliaux medievais a fim de verificar como se dão as representações das mulheres nestes textos. Os fabliaux foram difundidos entre os séculos XIII e XIV, no norte da França. São narrativas breves, escritas de forma cômica e compostas de episódios de brigas domésticas, luxúrias clericais e, principalmente, astúcias femininas. Estes textos figuram ao lado de outras produções literárias do medievo (lais, exempla, canções de gesta, cantigas e romances de cavalaria) e são em geral apresentados como veículo de disseminação do discurso de ódio e aversão às mulheres, conhecido como misoginia. Não foram poucas as narrativas nas quais as protagonistas femininas foram colocadas como inferiores ao sexo oposto. Para embasarmos a discussão tomaremos como ponto de partida Badinter (1985), Scott (1991) e Bourdieu (2014) que apresentam gênero como categoria de análise histórica. Além destes, Gaunt (1995), Perfetti (2006) e Woods (2010) colaboram na apresentação de perfis femininos diferentes dos comumente apresentados pela crítica que até então circulava sobre os fabliaux. A nossa proposta é mostrar que, para além do discurso de inferiorização feminina, a narrativa apresentada pode nos mostrar outro lado da mulher. Esse novo olhar será possível através da inversão hierárquica, apresentada por Bakhtin (2013) como carnavalização. A subversão da ordem nos permitirá mostrar a protagonista do fabliau de forma empoderada. Através da comicidade ela assume outro papel dentro do discurso masculino, apresentando-se como criativa, esperta, inteligente, astuciosa, que consegue se dar bem na sua empreitada.
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São narrativas breves, escritas de forma cômica e compostas de episódios de brigas domésticas, luxúrias clericais e, principalmente, astúcias femininas. Estes textos figuram ao lado de outras produções literárias do medievo (lais, exempla, canções de gesta, cantigas e romances de cavalaria) e são em geral apresentados como veículo de disseminação do discurso de ódio e aversão às mulheres, conhecido como misoginia. Não foram poucas as narrativas nas quais as protagonistas femininas foram colocadas como inferiores ao sexo oposto. Para embasarmos a discussão tomaremos como ponto de partida Badinter (1985), Scott (1991) e Bourdieu (2014) que apresentam gênero como categoria de análise histórica. Além destes, Gaunt (1995), Perfetti (2006) e Woods (2010) colaboram na apresentação de perfis femininos diferentes dos comumente apresentados pela crítica que até então circulava sobre os fabliaux. A nossa proposta é mostrar que, para além do discurso de inferiorização feminina, a narrativa apresentada pode nos mostrar outro lado da mulher. Esse novo olhar será possível através da inversão hierárquica, apresentada por Bakhtin (2013) como carnavalização. A subversão da ordem nos permitirá mostrar a protagonista do fabliau de forma empoderada. Através da comicidade ela assume outro papel dentro do discurso masculino, apresentando-se como criativa, esperta, inteligente, astuciosa, que consegue se dar bem na sua empreitada.This work aims at carrying out a study about six medieval fabliaux in order to verify how women are represented in these texts. The fabliaux circulated between the thirteenth and fourteenth centuries in Northern France. These are short comic narratives, written and composed of domestic quarrels, clerical lusts, and especially female trickery episodes. These texts appear along with other literary productions of the Middle Ages (lais, exempla, chanson de geste, canso and romance) and were generally presented as a vehicle for the spread of the discourse of hatred and aversion to women, known as misogyny. arratives where female protagonists were placed as inferior to the opposite sex are not infrequent. To support such discussion we will take as a starting point Badinter (1985), Scott (1991) and Bourdieu (2014) who present gender as a category of historical analysis. Besides these, Gaunt (1995), Perfetti (2006) and Woods (2010) collaborate in the presentation of female profiles which are different from those that are commonly presented by current scholars dedicated to studying fabliaux. Our proposal is to show that, in addition to the discourse of female inferiority, the narrative presented may show us another female role/profile. This new view will be possible through the hierarchical inversion, presented by Bakhtin (2013) as carnavalization. The subversion of the hierarchical order will allow us to show and realize the protagonist of the fabliau in an empowered way. Through comedy, she assumes another role within the masculine discourse, presenting herself as creative, smart, intelligent, tricky and able to overcome challenges.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGLIMA, Marinalva Vilar de.LIMA, M. V.http://lattes.cnpq.br/1606519856715259OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.GARCIA, Gerlândia Gouveia.2016-092022-12-15T22:44:47Z2022-12-152022-12-15T22:44:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355GARCIA, Gerlândia Gouveia. A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. 2016. 95f. 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