Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 |
Resumo: | O presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos. |
id |
UFCG_12fda32e5f89d484d0bdeadd59dea961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/1792 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade.Individual experiences of aging: stigmata and literacy in old age.EnvelhecimentoTerceira idadeAlfabetização na terceira idadeIdosoEducação de idososAgingOld peopleEducation of the elderlyCiências Sociais.Educação.O presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos.he present paper is the result of my research about the experiences of alphabetization for old people benefited by polities of inclusion and participation in groups for the third age. The ethnographie methodology is based on direct observation of pedagogie practice in the project of Young and Adults Education realized at Centro Municipal de Convivência do idoso in Campina Grande Council, in 2006. The conclusions permit to show that even lately the education is benefíc, bringing positive results for the old people. Besides, it was observed that alphabetization contributed to qualify old peoplo, making them new citizens. conscious of their rights, aware to the social transformations and more determined to fight against prejudicesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGCABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.CABRAL, B. E. S. L.http://lattes.cnpq.br/7589519166746253GIBSON, Magnólia.EULÁLIO, Maria do Carmo Eulálio.ROCHA, Elânia de Moura.2007-122018-09-24T19:33:10Z2018-09-242018-09-24T19:33:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792ROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-19T17:51:04Zoai:localhost:riufcg/1792Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-19T17:51:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. Individual experiences of aging: stigmata and literacy in old age. |
title |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
spellingShingle |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. ROCHA, Elânia de Moura. Envelhecimento Terceira idade Alfabetização na terceira idade Idoso Educação de idosos Aging Old people Education of the elderly Ciências Sociais. Educação. |
title_short |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
title_full |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
title_fullStr |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
title_full_unstemmed |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
title_sort |
Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. |
author |
ROCHA, Elânia de Moura. |
author_facet |
ROCHA, Elânia de Moura. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima. CABRAL, B. E. S. L. http://lattes.cnpq.br/7589519166746253 GIBSON, Magnólia. EULÁLIO, Maria do Carmo Eulálio. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Elânia de Moura. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento Terceira idade Alfabetização na terceira idade Idoso Educação de idosos Aging Old people Education of the elderly Ciências Sociais. Educação. |
topic |
Envelhecimento Terceira idade Alfabetização na terceira idade Idoso Educação de idosos Aging Old people Education of the elderly Ciências Sociais. Educação. |
description |
O presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12 2018-09-24T19:33:10Z 2018-09-24 2018-09-24T19:33:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 ROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744359383367680 |