Formação de professores para letramentos digitais: do oficial ao olhar docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OURIQUES, Marta Jordanna Queiroz.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27305
Resumo: A realidade do emprego progressivo da tecnologia nas diversas esferas da sociedade tem alcançado também o contexto escolar. Isso implica, necessariamente, um repensar sobre o papel do professor e enfatiza as exigências relativas à sua formação. O computador e a internet têm se manifestado, em sala de aula, nos usos que alunos fazem de celulares e smartphones e têm provocado discussões no âmbito da educação e motivado o investimento em cursos de formação continuada para professores. O objetivo é o de prepará-los para que diante desse novo cenário possam também usufruir das potencialidades pedagógicas apresentadas pelas novas tecnologias, envolvendo-se junto com aluno, em práticas de letramentos digitais. Esta pesquisa surgiu da análise do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), particularmente, no curso Introdução à Educação Digital, cujo objetivo consistiu em Investigar a formação oferecida/vivenciada pelos professores para uso das TIC na escola, tendo em vista a promoção de letramentos digitais. Para tanto, recorremos às orientações oficiais para o curso, presentes no Guia do Cursista (GC), e a relatos reflexivos dos professores sobre o curso, após a vivência da formação. Considerando às orientações oficialmente prescritas e, com base nos pressupostos teóricos de Schön (1997, 2000), que atribui relevância à reflexividade docente e recorre a uma nova perspectiva para compreensão do processo de formação, organizamos os dados em duas categorias: dimensão técnica da formação e dimensão reflexiva da formação. Após a categorização dos dados e a interpretação das orientações do GC, nos dedicamos à análise dos relatos reflexivos dos professores, buscando identificar em que medida as reflexões docentes se aproximam do oficialmente prescrito para o curso. Nesse sentido, encontramos respaldo na teorização de Bakhtin (2009[1929]), compreendendo a natureza dialógica dos dizeres docentes que postos em relação com outros enunciados, manifestam uma atitude responsiva ativa ao concordar ou contestar o “dito”, numa dinâmica interacional constante que revela a significação da formação. Os resultados mostram que o curso prescreve a aprendizagem de conhecimentos de natureza técnica e reflexiva e sugere uma metodologia que possibilita o cruzamento das duas dimensões. Isto promove a formação em letramentos digitais com base na vivência de atividades que consideram o contexto no qual o professor/cursista está inserido, bem como seus interesses pessoais e profissionais. Ao recorrer aos dizeres docentes, verificamos que a relação entre o prescrito e o vivenciado é marcada por poucas convergências diante das divergências observadas. Ao se referirem à formação, os professores sinalizam, assim como aponta o GC, para a importância e a necessidade do curso, compreendendo as exigências do momento atual. No entanto, constatamos que as reflexões dos professores, distanciam-se do que é proposto oficialmente em relação aos conteúdos e propostas para o curso. Os dados apontam que se priorizou a aprendizagem de conhecimentos de natureza técnica, não havendo a intersecção entre a dimensão técnica e reflexiva da formação, privando o engajamento dos professores, em práticas efetivas de letramentos digitais. Identificamos, ainda, que os professores também se manifestam em relação ao caráter limitado do curso, revelando um descompasso entre a formação e as práticas sociais de uso das tecnologias. Por fim, os dados apontam para um cenário em que se instaura a necessidade de outras pesquisas e investimentos na formação docente de forma que intensifiquem as discussões e envolvam a educação e os novos letramentos, provocando as mudanças no contexto sócio histórico em que estamos inseridos.
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Isso implica, necessariamente, um repensar sobre o papel do professor e enfatiza as exigências relativas à sua formação. O computador e a internet têm se manifestado, em sala de aula, nos usos que alunos fazem de celulares e smartphones e têm provocado discussões no âmbito da educação e motivado o investimento em cursos de formação continuada para professores. O objetivo é o de prepará-los para que diante desse novo cenário possam também usufruir das potencialidades pedagógicas apresentadas pelas novas tecnologias, envolvendo-se junto com aluno, em práticas de letramentos digitais. Esta pesquisa surgiu da análise do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), particularmente, no curso Introdução à Educação Digital, cujo objetivo consistiu em Investigar a formação oferecida/vivenciada pelos professores para uso das TIC na escola, tendo em vista a promoção de letramentos digitais. Para tanto, recorremos às orientações oficiais para o curso, presentes no Guia do Cursista (GC), e a relatos reflexivos dos professores sobre o curso, após a vivência da formação. Considerando às orientações oficialmente prescritas e, com base nos pressupostos teóricos de Schön (1997, 2000), que atribui relevância à reflexividade docente e recorre a uma nova perspectiva para compreensão do processo de formação, organizamos os dados em duas categorias: dimensão técnica da formação e dimensão reflexiva da formação. Após a categorização dos dados e a interpretação das orientações do GC, nos dedicamos à análise dos relatos reflexivos dos professores, buscando identificar em que medida as reflexões docentes se aproximam do oficialmente prescrito para o curso. Nesse sentido, encontramos respaldo na teorização de Bakhtin (2009[1929]), compreendendo a natureza dialógica dos dizeres docentes que postos em relação com outros enunciados, manifestam uma atitude responsiva ativa ao concordar ou contestar o “dito”, numa dinâmica interacional constante que revela a significação da formação. Os resultados mostram que o curso prescreve a aprendizagem de conhecimentos de natureza técnica e reflexiva e sugere uma metodologia que possibilita o cruzamento das duas dimensões. Isto promove a formação em letramentos digitais com base na vivência de atividades que consideram o contexto no qual o professor/cursista está inserido, bem como seus interesses pessoais e profissionais. Ao recorrer aos dizeres docentes, verificamos que a relação entre o prescrito e o vivenciado é marcada por poucas convergências diante das divergências observadas. Ao se referirem à formação, os professores sinalizam, assim como aponta o GC, para a importância e a necessidade do curso, compreendendo as exigências do momento atual. No entanto, constatamos que as reflexões dos professores, distanciam-se do que é proposto oficialmente em relação aos conteúdos e propostas para o curso. Os dados apontam que se priorizou a aprendizagem de conhecimentos de natureza técnica, não havendo a intersecção entre a dimensão técnica e reflexiva da formação, privando o engajamento dos professores, em práticas efetivas de letramentos digitais. Identificamos, ainda, que os professores também se manifestam em relação ao caráter limitado do curso, revelando um descompasso entre a formação e as práticas sociais de uso das tecnologias. Por fim, os dados apontam para um cenário em que se instaura a necessidade de outras pesquisas e investimentos na formação docente de forma que intensifiquem as discussões e envolvam a educação e os novos letramentos, provocando as mudanças no contexto sócio histórico em que estamos inseridos.The reality on the progressive use of technology in various spheres of society has also reached the school context. This fact implies, necessarily, in a rethinking of the role of the teachers, emphasizing the requirements of their training. The computer and the internet, has been manifested in the classroom, in which students use of mobile phones and smartphones and has raised discussions on education and motivated investment in continuing training courses for teachers. The aim is to prepare them to face this new scenario, also taking advantages on the pedagogical possibilities presented by new technologies, engaging students in digital literacy practices. This research arose from the analysis of the National Program for Continuous Training in Educational Technology (Integrated ProInfo), particularly regarding the course "Introduction to Digital Education", aiming to investigate the training offered / experienced teachers to use ICT in school in order to promote digital literacy. For this, we use the official guidelines for the course presented by the Course members Guide (GC) and teachers reflective narratives related to the course, after the experience of training. Considering the officially prescribed guidelines based on theoretical assumptions of Schön (1997, 2000), which assigns importance to teacher reflexivity and uses a new perspective for understanding the training process, we organize the data into two categories: the technical dimension training and reflective dimension of training. After categorizing the data and the interpretation of the guidelines of the GC, we payed attention to the analysis of the reflective reports of teachers seeking to identify the extent in which their reflections approach the officially prescribed for the course. Therefore, we find theoric support in Bakhtin (2009 [1929]), considering the dialogic nature of teachers saying, that, brought into relation to other statements, expressing an active responsive attitude that agrees or contests the "said" in a constant dynamic interaction, revealing what has been meaningful about the training. The results show that the course prescribed learning technical knowledge and reflective nature ad suggests a methodology that enables the intertwining of the two dimensions. It promotes training in digital literacy based on experience of activities that consider the context in which the teacher / course member is inserted as well as their personal and professional interests. By resorting the teachers saying, we found that the relationship between the prescribed and the experienced is marked by few convergences considering the convergences observed. When referring to the training, teachers point, as well as pointed by the Course members Guide for the importance and necessity of the course including the requirements of the present context. However, we found that teachers reflections distance themselves from what is officially stated for the course while considering its proposals and content. The data indicate that the main purpose was knowledge acquisition of technical nature, and there was no intersection between the technical and reflective dimension of training, which deprived the engagement of teachers in effective digital literacy practices. We also identified that teachers also manifest in relation to the limited nature of the course, revealing a mismatch between the training and the social practices of using technology. Finally, the data point to a scenario that establishes the need for further research and investment in teacher training, in order to intensify the discussions involving education and new literacies, causing the changes in the historical and social context in which we operate.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.ARCOVERDE, R. D. L.http://lattes.cnpq.br/2543323475176747ARANHA, Simone Dália de Gusmão.ARANHA, S. D. G.ALVES, Maria de Fátima.ALVES, M. F.OURIQUES, Marta Jordanna Queiroz.2014-092022-09-20T09:58:50Z2022-09-202022-09-20T09:58:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27305OURIQUES, Marta Jordanna Silva Queiroz. Formação de professores para letramentos digitais: do oficial ao olhar docente. 2014. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T09:59:31Zoai:localhost:riufcg/27305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T09:59:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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