A Leitura do cordel em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental: caminho para a constituição do significado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Jaerly Dias Rolim de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13621
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade do cordel em eventos de leitura sob a perspectiva semiótica do discurso numa turma do 9o ano do Ensino fundamental. A intenção é saber se a semiótica pode se configurar como um caminho para a significação do texto em sala de aula e quais as contribuições pedagógicas a partir da utilização do cordel em eventos de leitura. Na intenção de atingir o objetivo e responder ao questionamento de pesquisa, elaboramos uma proposta de intervenção didática; executamos a intervenção elaborada fundada na leitura de um cordel sob a perspectiva semiótica; descrevemos as contribuições, no que respeita à produção de sentido que emergiram a partir da aplicação interventiva; destacamos a importância da leitura de gêneros literários de expressão popular, especificamente o cordel, para a significação e valorização cultural de um povo. A semiótica greimasiana, que apresenta um Percurso Gerativo da Significação composta de um nível fundamental, um narrativo e um discursivo, foi a teoria que serviu de base. A proposta era, por meio da transposição didática, possibilitar uma leitura que seguisse um percurso, assim como a semiótica, composto de três momentos. A pesquisa etnográfica e participante cujo corpus constituiu-se da fala dos alunos e do professor no momento da aplicação da proposta de intervenção. Após a análise das colocações dos alunos no momento da leitura do cordel, constatamos que a semiótica pode se configurar como um caminho para a significação do texto na medida que seguimos os passos e estratégias sistematizadas apontados por cada nível do percurso. Constatamos também que utilizar o cordel sob a perspectiva semiótica fez emergir uma riqueza de significados que foram expressos pelos alunos, o que pode contribuiu para a produtividade do evento de leitura realizado em sala de aula como também para a valorização da cultura popular. Percebemos que o texto ganhou sentido para os alunos, eles compreendem de forma satisfatória o significado do cordel em estudo, inclusive, compreenderam baseado em seus conhecimentos de mundo e fizeram uma análise de maneira que pôde contribuir para sua formação pessoal.
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Na intenção de atingir o objetivo e responder ao questionamento de pesquisa, elaboramos uma proposta de intervenção didática; executamos a intervenção elaborada fundada na leitura de um cordel sob a perspectiva semiótica; descrevemos as contribuições, no que respeita à produção de sentido que emergiram a partir da aplicação interventiva; destacamos a importância da leitura de gêneros literários de expressão popular, especificamente o cordel, para a significação e valorização cultural de um povo. A semiótica greimasiana, que apresenta um Percurso Gerativo da Significação composta de um nível fundamental, um narrativo e um discursivo, foi a teoria que serviu de base. A proposta era, por meio da transposição didática, possibilitar uma leitura que seguisse um percurso, assim como a semiótica, composto de três momentos. A pesquisa etnográfica e participante cujo corpus constituiu-se da fala dos alunos e do professor no momento da aplicação da proposta de intervenção. Após a análise das colocações dos alunos no momento da leitura do cordel, constatamos que a semiótica pode se configurar como um caminho para a significação do texto na medida que seguimos os passos e estratégias sistematizadas apontados por cada nível do percurso. Constatamos também que utilizar o cordel sob a perspectiva semiótica fez emergir uma riqueza de significados que foram expressos pelos alunos, o que pode contribuiu para a produtividade do evento de leitura realizado em sala de aula como também para a valorização da cultura popular. Percebemos que o texto ganhou sentido para os alunos, eles compreendem de forma satisfatória o significado do cordel em estudo, inclusive, compreenderam baseado em seus conhecimentos de mundo e fizeram uma análise de maneira que pôde contribuir para sua formação pessoal.This research’s general objective is to analyze the applicability of cordel in reading events under the semiotic perspective of discourse on a 9th grade class of Elementary School. It aims to know whether semiotics can be a way to the signification of text in a classroom and what are the educational contributions from the utilization of cordel in reading events. Aiming to achieve the objective and answer to the research’s questioning, we developed a proposal of educational intervention; performed the developed intervention based on the reading of a cordel under the semiotic perspective; described the contributions, regarding the production of meaning that arose from the interventional implementation; highlighted the importance of reading literary genres of popular expression, specifically the cordel, for the signification and cultural valorization of people. Greimasian semiotics, presenting a Meaning Generative Path composed of a fundamental, a narrative and a discursive level, was the theory used as basis. The proposal was, using didactic transposition, to enable a type of reading that followed a path, just like semiotics, composed of three phases. The research was of ethnographic and participant nature, with its corpus composed of the reports of the students and of the teacher at the moment the intervention proposal was performed. After the analysis of the students’ considerations during the reading of the cordel, we determined that semiotics can be used as a path towards text signification as we follow the systematic steps and strategies appointed by each phase of the path. We also observed that using cordel under the semiotic perspective brought up an abundance of meanings expressed by the students, which can contribute to the productivity of the reading event conducted in the classroom as well as the valorization of popular culture. We noticed that the text gained meaning for the students, they have understood the studied cordel successfully, moreover, understood it based on their knowledge and analyzed it in a way that could contribute to their personal formation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SILVA, Henrique Miguel de Lima.SOUZA, José Wanderley Alves de.LIMA, Jaerly Dias Rolim de.2018-12-062020-07-29T18:30:37Z2020-07-292020-07-29T18:30:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13621LIMA, Jaerly Dias Rolim de. A leitura em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental: caminho para a constituição do significado. 2018. 111f. 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