Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688
Resumo: O presente ensaio aborda os laboratórios como espaços nos quais são criadas novas relações entre arte e ciência baseadas na apropriação de recursos biotecnológicos por parte da primeira. Espera-se contribuir para o estudo de recentes entrelaçamentos entre cientistas e artistas no contexto da arte que manipula a vida por meio de procedimentos próprios aos laboratórios. Entende-se que a apropriação biotecnológica pela arte implica na instauração de um novo regime ficcional baseado não apenas na imagem (ilustração), mas na vida mesma (código genético).
id UFCG_15a5c8c8419afd3e8300c0bc3b62b642
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35688
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.From ‘spectacular laboratory’ to ‘art laboratory’: an essay about the new relationships between art and science.Arte e ciênciaCiência e artesFicçãoLaboratórios - arte e ciênciaBiotecnologia e artesArte e biotecnologiaArt and scienceScience and artsFictionLaboratories - art and scienceBiotechnology and artsArt and biotechnologyArtes.O presente ensaio aborda os laboratórios como espaços nos quais são criadas novas relações entre arte e ciência baseadas na apropriação de recursos biotecnológicos por parte da primeira. Espera-se contribuir para o estudo de recentes entrelaçamentos entre cientistas e artistas no contexto da arte que manipula a vida por meio de procedimentos próprios aos laboratórios. Entende-se que a apropriação biotecnológica pela arte implica na instauração de um novo regime ficcional baseado não apenas na imagem (ilustração), mas na vida mesma (código genético).This essay addresses the laboratories as spaces for creation of new relationships between art and science. It is expected to contribute to the study of recent relationships between scientists and artists in the context of art that manipulates the lives through laboratorial procedures. It is understood that the art biotechnology involves the establishment of a new fictional system based not only on image (picture), but in life itself (genetic code).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-05-16T17:46:50Z2024-05-162024-05-16T17:46:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 4, p. 1-15, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688porGALINDO, Dolores Cristina Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-16T17:47:11Zoai:localhost:riufcg/35688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-16T17:47:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
From ‘spectacular laboratory’ to ‘art laboratory’: an essay about the new relationships between art and science.
title Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
spellingShingle Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Arte e ciência
Ciência e artes
Ficção
Laboratórios - arte e ciência
Biotecnologia e artes
Arte e biotecnologia
Art and science
Science and arts
Fiction
Laboratories - art and science
Biotechnology and arts
Art and biotechnology
Artes.
title_short Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
title_full Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
title_fullStr Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
title_full_unstemmed Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
title_sort Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência.
author GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_facet GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e ciência
Ciência e artes
Ficção
Laboratórios - arte e ciência
Biotecnologia e artes
Arte e biotecnologia
Art and science
Science and arts
Fiction
Laboratories - art and science
Biotechnology and arts
Art and biotechnology
Artes.
topic Arte e ciência
Ciência e artes
Ficção
Laboratórios - arte e ciência
Biotecnologia e artes
Arte e biotecnologia
Art and science
Science and arts
Fiction
Laboratories - art and science
Biotechnology and arts
Art and biotechnology
Artes.
description O presente ensaio aborda os laboratórios como espaços nos quais são criadas novas relações entre arte e ciência baseadas na apropriação de recursos biotecnológicos por parte da primeira. Espera-se contribuir para o estudo de recentes entrelaçamentos entre cientistas e artistas no contexto da arte que manipula a vida por meio de procedimentos próprios aos laboratórios. Entende-se que a apropriação biotecnológica pela arte implica na instauração de um novo regime ficcional baseado não apenas na imagem (ilustração), mas na vida mesma (código genético).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-05-16T17:46:50Z
2024-05-16
2024-05-16T17:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 4, p. 1-15, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688
identifier_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Do ‘laboratório-espetáculo’ ao ‘laboratório-arte’: um ensaio sobre as novas relações entre arte e ciência. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 4, p. 1-15, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744621465501696