Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como a imagem pública de Lula durante o ano de 2002 eleições presidenciais foram construídas. Consciente de que a análise da imagem pública de um político que ativo há mais de duas décadas também deve ser visto em relação à história de tal trajetória, achamos de grande importância rastrear historicamente a posição pública dessa imagem ao longo de quatro candidaturas. Examinamos a construção da imagem pública de Lula dos vídeos transmitidos durante a campanha eleitoral na TV e o uso de sua imagem por principais instituições nacionais de imprensa escrita. Em um primeiro momento e através do uso de uma análise bibliográfica discutimos a interação entre mídia e política, bem como a novos cenários de práticas políticas modernas resultantes dessa relação. Então estudamos o dados empíricos para aprender sobre a construção da imagem de Lula, bem como da para o cenário público, seguimos a progressão dessa imagem em transição durante suas três primeiras candidaturas, em 1989, 1994 e 1998, para finalmente observar a apresentação de uma imagem que foi reconfigurado estrategicamente em termos de recursos de fala e mídia para o ano de 2002 eleições. |
id |
UFCG_1613737d037221445db2752f1ff519b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6229 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002.Media and politics: an analysis of Lula's public image construction in the 2002 presidential elections.Eleições Presidenciais de 2002Silva, Luiz Inácio Lula daMídia e PolíticaVisibilidade PúblicaImagem PúblicaRepresentação Política2002 Presidential ElectionsMedia and PoliticsPublic VisibilityPublic ImagePolitical RepresentationCiências SociaisO presente trabalho tem como objetivo analisar como a imagem pública de Lula durante o ano de 2002 eleições presidenciais foram construídas. Consciente de que a análise da imagem pública de um político que ativo há mais de duas décadas também deve ser visto em relação à história de tal trajetória, achamos de grande importância rastrear historicamente a posição pública dessa imagem ao longo de quatro candidaturas. Examinamos a construção da imagem pública de Lula dos vídeos transmitidos durante a campanha eleitoral na TV e o uso de sua imagem por principais instituições nacionais de imprensa escrita. Em um primeiro momento e através do uso de uma análise bibliográfica discutimos a interação entre mídia e política, bem como a novos cenários de práticas políticas modernas resultantes dessa relação. Então estudamos o dados empíricos para aprender sobre a construção da imagem de Lula, bem como da para o cenário público, seguimos a progressão dessa imagem em transição durante suas três primeiras candidaturas, em 1989, 1994 e 1998, para finalmente observar a apresentação de uma imagem que foi reconfigurado estrategicamente em termos de recursos de fala e mídia para o ano de 2002 eleições.The present work has the objective to analyze how Lula's public image during the 2002 presidential elections was built. Aware that the the analysis of a politician's public image who has been active for more than two decades must also be seen in relation to the history o f such a trajectory, we found o f a great importance to historically track down the public position o f this image throughout four candidacies. We examined the construction of Lula's public image from the videos broadcasted during the electoral campaign on TV and the use of his image by the main national written press institutions. At a first moment and through the use of a bibliographical analysis we discussed the interaction between media and politics as well as the new settings of modern political practices resulting from this relation. Then we studied the empirical data to learn about the construction of Lula's image as well as his policital party's for the public scenario, next we followed the progression of this image in transition during his first three candidacies, in 1989, 1994 and 1998 to finally observe the presentation of an image which was strategically reconfigured in terms of speech and media resources for the 2002 elections.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293COSTA, Ramilton Marinho.SOUZA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.BEZERRA, Ada Kesea Guedes.20062019-08-27T13:02:21Z2019-08-272019-08-27T13:02:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. 2006. 219f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-18T22:29:17Zoai:localhost:riufcg/6229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-18T22:29:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. Media and politics: an analysis of Lula's public image construction in the 2002 presidential elections. |
title |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
spellingShingle |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Eleições Presidenciais de 2002 Silva, Luiz Inácio Lula da Mídia e Política Visibilidade Pública Imagem Pública Representação Política 2002 Presidential Elections Media and Politics Public Visibility Public Image Political Representation Ciências Sociais |
title_short |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
title_full |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
title_fullStr |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
title_full_unstemmed |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
title_sort |
Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. |
author |
BEZERRA, Ada Kesea Guedes. |
author_facet |
BEZERRA, Ada Kesea Guedes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. LIMA, E. C. A. http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 COSTA, Ramilton Marinho. SOUZA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Ada Kesea Guedes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eleições Presidenciais de 2002 Silva, Luiz Inácio Lula da Mídia e Política Visibilidade Pública Imagem Pública Representação Política 2002 Presidential Elections Media and Politics Public Visibility Public Image Political Representation Ciências Sociais |
topic |
Eleições Presidenciais de 2002 Silva, Luiz Inácio Lula da Mídia e Política Visibilidade Pública Imagem Pública Representação Política 2002 Presidential Elections Media and Politics Public Visibility Public Image Political Representation Ciências Sociais |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar como a imagem pública de Lula durante o ano de 2002 eleições presidenciais foram construídas. Consciente de que a análise da imagem pública de um político que ativo há mais de duas décadas também deve ser visto em relação à história de tal trajetória, achamos de grande importância rastrear historicamente a posição pública dessa imagem ao longo de quatro candidaturas. Examinamos a construção da imagem pública de Lula dos vídeos transmitidos durante a campanha eleitoral na TV e o uso de sua imagem por principais instituições nacionais de imprensa escrita. Em um primeiro momento e através do uso de uma análise bibliográfica discutimos a interação entre mídia e política, bem como a novos cenários de práticas políticas modernas resultantes dessa relação. Então estudamos o dados empíricos para aprender sobre a construção da imagem de Lula, bem como da para o cenário público, seguimos a progressão dessa imagem em transição durante suas três primeiras candidaturas, em 1989, 1994 e 1998, para finalmente observar a apresentação de uma imagem que foi reconfigurado estrategicamente em termos de recursos de fala e mídia para o ano de 2002 eleições. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2019-08-27T13:02:21Z 2019-08-27 2019-08-27T13:02:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. 2006. 219f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. 2006. 219f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388985716736 |