Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes, foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se, portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos.
id UFCG_16754885b6819bc8a62dbb54e7c45651
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5538
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.Environmental Education as a management tool environmental school: a case study in a municipal school Campina Grande - PB.Educação ambientalGestão ambientalEscolaConsciência ecológicaEnvironmental educationEnvironmental managementSchoolEcological awarenessAdministraçãoEste trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes, foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se, portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos.This study aims to determine whether the project "Environment" already deployed at the Eschol Municipal de Ensign Fundamental Student Leonardo Vitorino Guimarães, is running and that there are barriers that prevent you from proceeding with the Environmental Education in school, as well as promote environmental Management for the students' awareness of conservation practices of the environment around you and look for ways to proliferate this example to other schools. The methods used were research publications and field divided into two questionnaires: one for students 5th grade essential to assess their knowledge of the existing project in school and the activities that they participated and an interview with the manager and professor of Environmental Education to verify the accuracy of the information contained in the project, in addition to the direct observation of the researcher. With data collection, the results were organized and are shown and explained through graphs generated by computer programs, which were analyzed from these results. The results showed awareness of the school management and students interviewed in relation to the environment, and their level of awareness about this issue not only in school but throughout the community. We concluded this study with the analysis of the results and some suggestions for implementation of similar projects in other schools, and seek partnerships for the proper functioning of the existing project, thereby achieving the main objective finding. It is therefore that there was no impediment to the school positively exerts their important work to raise awareness about the environment among its studentsUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFERNANDES, Maria Aldano de FrançaFERNANDES, M. A. F.http://lattes.cnpq.br/5972425946014394FARIAS, Claudia Gomes deFARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371ALMEIDA, Sídia FonsecaALMEIDA, S. F.http://lattes.cnpq.br/5171426101099057SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.20132019-08-08T12:39:49Z2019-08-082019-08-08T12:39:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T12:10:41Zoai:localhost:riufcg/5538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T12:10:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
Environmental Education as a management tool environmental school: a case study in a municipal school Campina Grande - PB.
title Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
spellingShingle Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
Educação ambiental
Gestão ambiental
Escola
Consciência ecológica
Environmental education
Environmental management
School
Ecological awareness
Administração
title_short Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
title_full Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
title_fullStr Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
title_sort Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.
author SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
author_facet SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Maria Aldano de França
FERNANDES, M. A. F.
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394
FARIAS, Claudia Gomes de
FARIAS, C. G.
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371
ALMEIDA, Sídia Fonseca
ALMEIDA, S. F.
http://lattes.cnpq.br/5171426101099057
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Gestão ambiental
Escola
Consciência ecológica
Environmental education
Environmental management
School
Ecological awareness
Administração
topic Educação ambiental
Gestão ambiental
Escola
Consciência ecológica
Environmental education
Environmental management
School
Ecological awareness
Administração
description Este trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes, foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se, portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-08T12:39:49Z
2019-08-08
2019-08-08T12:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
identifier_str_mv SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384859570176