Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
Resumo: | Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente. |
id |
UFCG_16795e4297b3649ebf073026d16af39f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32212 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students.Programação para celularLinguagem de blocosAplicativosInclusão digitalPlataforma MIT App InventorLógica e pensamento computacionalPensamento computacionalMobile programmingBlock languageApplicationsDigital inclusionMIT App Inventor PlatformLogic and computational thinkingComputational thinkingEngenharia de Produção.Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-20T23:10:34Z2023-10-202023-10-20T23:10:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212porVENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.MOURA, Bruno Victor Delmondes de.FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:09:07Zoai:localhost:riufcg/32212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:09:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students. |
title |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
spellingShingle |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves. Programação para celular Linguagem de blocos Aplicativos Inclusão digital Plataforma MIT App Inventor Lógica e pensamento computacional Pensamento computacional Mobile programming Block language Applications Digital inclusion MIT App Inventor Platform Logic and computational thinking Computational thinking Engenharia de Produção. |
title_short |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
title_full |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
title_fullStr |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
title_sort |
Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. |
author |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves. |
author_facet |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves. MOURA, Bruno Victor Delmondes de. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
author_role |
author |
author2 |
MOURA, Bruno Victor Delmondes de. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves. MOURA, Bruno Victor Delmondes de. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação para celular Linguagem de blocos Aplicativos Inclusão digital Plataforma MIT App Inventor Lógica e pensamento computacional Pensamento computacional Mobile programming Block language Applications Digital inclusion MIT App Inventor Platform Logic and computational thinking Computational thinking Engenharia de Produção. |
topic |
Programação para celular Linguagem de blocos Aplicativos Inclusão digital Plataforma MIT App Inventor Lógica e pensamento computacional Pensamento computacional Mobile programming Block language Applications Digital inclusion MIT App Inventor Platform Logic and computational thinking Computational thinking Engenharia de Produção. |
description |
Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-10-20T23:10:34Z 2023-10-20 2023-10-20T23:10:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
identifier_str_mv |
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892546847244288 |