Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MOURA, Bruno Victor Delmondes de., FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
Resumo: Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.
id UFCG_16795e4297b3649ebf073026d16af39f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32212
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students.Programação para celularLinguagem de blocosAplicativosInclusão digitalPlataforma MIT App InventorLógica e pensamento computacionalPensamento computacionalMobile programmingBlock languageApplicationsDigital inclusionMIT App Inventor PlatformLogic and computational thinkingComputational thinkingEngenharia de Produção.Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-20T23:10:34Z2023-10-202023-10-20T23:10:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212porVENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.MOURA, Bruno Victor Delmondes de.FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:09:07Zoai:localhost:riufcg/32212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:09:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students.
title Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
spellingShingle Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
Programação para celular
Linguagem de blocos
Aplicativos
Inclusão digital
Plataforma MIT App Inventor
Lógica e pensamento computacional
Pensamento computacional
Mobile programming
Block language
Applications
Digital inclusion
MIT App Inventor Platform
Logic and computational thinking
Computational thinking
Engenharia de Produção.
title_short Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
title_full Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
title_fullStr Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
title_full_unstemmed Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
title_sort Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
author VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
author_facet VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
MOURA, Bruno Victor Delmondes de.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
author_role author
author2 MOURA, Bruno Victor Delmondes de.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
MOURA, Bruno Victor Delmondes de.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Programação para celular
Linguagem de blocos
Aplicativos
Inclusão digital
Plataforma MIT App Inventor
Lógica e pensamento computacional
Pensamento computacional
Mobile programming
Block language
Applications
Digital inclusion
MIT App Inventor Platform
Logic and computational thinking
Computational thinking
Engenharia de Produção.
topic Programação para celular
Linguagem de blocos
Aplicativos
Inclusão digital
Plataforma MIT App Inventor
Lógica e pensamento computacional
Pensamento computacional
Mobile programming
Block language
Applications
Digital inclusion
MIT App Inventor Platform
Logic and computational thinking
Computational thinking
Engenharia de Produção.
description Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-10-20T23:10:34Z
2023-10-20
2023-10-20T23:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
identifier_str_mv VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892546847244288