O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
Resumo: No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa.
id UFCG_169abe7450f75adadb975caef4262a2a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17865
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif.Ensino de língua francesaFrancês para criançasProfessor reflexivoFormação docente - FrancêsLíngua francesa - ensino para criançasProfessor de língua francesa - formaçãoEducação infantil - língua francesaEnseignement du français - EnfantsFrench Language Teaching - ChildrenFrench for childrenFrançais pour les enfantsFormation des enseignants - françaisTeacher training - FrenchFrench language - teaching for childrenLangue française - enseignement pour les enfantsProfesseur de langue française - formationFrench language teacher - trainingEarly childhood education - French languageÉducation de la petite enfance - Langue françaiseNo atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.PEQUENO, Vanessa Cavalcante.2017-04-122021-03-26T21:35:52Z2021-03-262021-03-26T21:35:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T19:09:39Zoai:localhost:riufcg/17865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T19:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif.
title O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
spellingShingle O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
Ensino de língua francesa
Francês para crianças
Professor reflexivo
Formação docente - Francês
Língua francesa - ensino para crianças
Professor de língua francesa - formação
Educação infantil - língua francesa
Enseignement du français - Enfants
French Language Teaching - Children
French for children
Français pour les enfants
Formation des enseignants - français
Teacher training - French
French language - teaching for children
Langue française - enseignement pour les enfants
Professeur de langue française - formation
French language teacher - training
Early childhood education - French language
Éducation de la petite enfance - Langue française
title_short O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
title_full O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
title_fullStr O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
title_full_unstemmed O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
title_sort O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
author PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
author_facet PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BEZERRA, Maria Auxiliadora.
BEZERRA, M. A.
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997
SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua francesa
Francês para crianças
Professor reflexivo
Formação docente - Francês
Língua francesa - ensino para crianças
Professor de língua francesa - formação
Educação infantil - língua francesa
Enseignement du français - Enfants
French Language Teaching - Children
French for children
Français pour les enfants
Formation des enseignants - français
Teacher training - French
French language - teaching for children
Langue française - enseignement pour les enfants
Professeur de langue française - formation
French language teacher - training
Early childhood education - French language
Éducation de la petite enfance - Langue française
topic Ensino de língua francesa
Francês para crianças
Professor reflexivo
Formação docente - Francês
Língua francesa - ensino para crianças
Professor de língua francesa - formação
Educação infantil - língua francesa
Enseignement du français - Enfants
French Language Teaching - Children
French for children
Français pour les enfants
Formation des enseignants - français
Teacher training - French
French language - teaching for children
Langue française - enseignement pour les enfants
Professeur de langue française - formation
French language teacher - training
Early childhood education - French language
Éducation de la petite enfance - Langue française
description No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12
2021-03-26T21:35:52Z
2021-03-26
2021-03-26T21:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
identifier_str_mv PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744483646963712