O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
Resumo: | No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa. |
id |
UFCG_169abe7450f75adadb975caef4262a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17865 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif.Ensino de língua francesaFrancês para criançasProfessor reflexivoFormação docente - FrancêsLíngua francesa - ensino para criançasProfessor de língua francesa - formaçãoEducação infantil - língua francesaEnseignement du français - EnfantsFrench Language Teaching - ChildrenFrench for childrenFrançais pour les enfantsFormation des enseignants - françaisTeacher training - FrenchFrench language - teaching for childrenLangue française - enseignement pour les enfantsProfesseur de langue française - formationFrench language teacher - trainingEarly childhood education - French languageÉducation de la petite enfance - Langue françaiseNo atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.PEQUENO, Vanessa Cavalcante.2017-04-122021-03-26T21:35:52Z2021-03-262021-03-26T21:35:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T19:09:39Zoai:localhost:riufcg/17865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T19:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif. |
title |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
spellingShingle |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. PEQUENO, Vanessa Cavalcante. Ensino de língua francesa Francês para crianças Professor reflexivo Formação docente - Francês Língua francesa - ensino para crianças Professor de língua francesa - formação Educação infantil - língua francesa Enseignement du français - Enfants French Language Teaching - Children French for children Français pour les enfants Formation des enseignants - français Teacher training - French French language - teaching for children Langue française - enseignement pour les enfants Professeur de langue française - formation French language teacher - training Early childhood education - French language Éducation de la petite enfance - Langue française |
title_short |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
title_full |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
title_fullStr |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
title_sort |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
author |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. |
author_facet |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. BEZERRA, M. A. http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua francesa Francês para crianças Professor reflexivo Formação docente - Francês Língua francesa - ensino para crianças Professor de língua francesa - formação Educação infantil - língua francesa Enseignement du français - Enfants French Language Teaching - Children French for children Français pour les enfants Formation des enseignants - français Teacher training - French French language - teaching for children Langue française - enseignement pour les enfants Professeur de langue française - formation French language teacher - training Early childhood education - French language Éducation de la petite enfance - Langue française |
topic |
Ensino de língua francesa Francês para crianças Professor reflexivo Formação docente - Francês Língua francesa - ensino para crianças Professor de língua francesa - formação Educação infantil - língua francesa Enseignement du français - Enfants French Language Teaching - Children French for children Français pour les enfants Formation des enseignants - français Teacher training - French French language - teaching for children Langue française - enseignement pour les enfants Professeur de langue française - formation French language teacher - training Early childhood education - French language Éducation de la petite enfance - Langue française |
description |
No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-12 2021-03-26T21:35:52Z 2021-03-26 2021-03-26T21:35:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
identifier_str_mv |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744483646963712 |