A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Amanda Araújo dos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza jogo sério em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de um jogo sério de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade. As reflexões teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000),Candido (1918), Barros e Andrade (2017) embasaram teoricamente este estudo ,contando com a pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma intervenção que permitiu a produção dos dados da pesquisa. Além disso, foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação, a entrevista, e a análise de documentos curriculares. Este trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de jogo sério de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos nesta pesquisa.
id UFCG_1700f72a8c983d4d34fa97d67c2413dc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6603
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.The literary reading in the classroom: experience with serious game in the formation of readers in the field school.Leitura literáriaLeitura na escolaFormação de leitoresEducação do CampoJogos teatraisLiterary reading  Reading at school  Reader training  Field education  Theatrical gamesEsta pesquisa teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza jogo sério em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de um jogo sério de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade. As reflexões teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000),Candido (1918), Barros e Andrade (2017) embasaram teoricamente este estudo ,contando com a pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma intervenção que permitiu a produção dos dados da pesquisa. Além disso, foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação, a entrevista, e a análise de documentos curriculares. Este trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de jogo sério de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos nesta pesquisa.Esta investigación tuvo por objetivo investigar los impactos de un abordaje didáctico que utiliza juego serio en el aula sobre la práctica de la lectura literaria. En ese sentido, fue propuesto un espacio para la participación y formación de lectores, a partir del juego serio de lectura que buscó formar lectores comprometidos con la lectura literaria dentro del espacio representativo del aula, a través de acciones de búsqueda de lectores en la comunidad. Las reflexiones teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000), Candido (1918), Barros e Andrade (2017) apoyaron teóricamente este estudio, contando con la investigación acción para el desarrollo de una intervención que permitió a la producción de los datos de la investigación. Además, fueron utilizados como prácticas de investigación la observación, la entrevista, y el análisis de documentos curriculares. Este trabajo fue desarrollado esciente que la lectura es importante para la formación del individuo como un todo y que la lectura literaria en el aula debe ser un ejercicio constante a ser realizado. Así, podemos concluir que la experiencia de integrar la diversión, la lectura, la escrita, y el análisis textual, con la gamificación de la literatura con el amparo de la tecnología de la información en la forma de juego serio de realidad alternada, fue satisfactorio, una vez que logramos alcanzar los objetivos presuntos en esta investigación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSÁ, Carolina Figueiredo de.SÁ, C. F.http://lattes.cnpq.br/0857154787322623MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.LIMA, Maurício Barbosa de.SANTOS, Amanda Araújo dos.2019-07-102019-09-03T14:06:58Z2019-09-032019-09-03T14:06:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603SANTOS, Amanda Araújo dos. A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. 2019. 113f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:55:28Zoai:localhost:riufcg/6603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:55:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
The literary reading in the classroom: experience with serious game in the formation of readers in the field school.
title A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
spellingShingle A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
SANTOS, Amanda Araújo dos.
Leitura literária
Leitura na escola
Formação de leitores
Educação do Campo
Jogos teatrais
Literary reading  
Reading at school  
Reader training  
Field education  
Theatrical games
title_short A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
title_full A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
title_fullStr A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
title_full_unstemmed A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
title_sort A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.
author SANTOS, Amanda Araújo dos.
author_facet SANTOS, Amanda Araújo dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SÁ, Carolina Figueiredo de.
SÁ, C. F.
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623
MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
LIMA, Maurício Barbosa de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Amanda Araújo dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Leitura na escola
Formação de leitores
Educação do Campo
Jogos teatrais
Literary reading  
Reading at school  
Reader training  
Field education  
Theatrical games
topic Leitura literária
Leitura na escola
Formação de leitores
Educação do Campo
Jogos teatrais
Literary reading  
Reading at school  
Reader training  
Field education  
Theatrical games
description Esta pesquisa teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza jogo sério em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de um jogo sério de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade. As reflexões teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000),Candido (1918), Barros e Andrade (2017) embasaram teoricamente este estudo ,contando com a pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma intervenção que permitiu a produção dos dados da pesquisa. Além disso, foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação, a entrevista, e a análise de documentos curriculares. Este trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de jogo sério de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos nesta pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
2019-09-03T14:06:58Z
2019-09-03
2019-09-03T14:06:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
SANTOS, Amanda Araújo dos. A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. 2019. 113f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
identifier_str_mv SANTOS, Amanda Araújo dos. A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. 2019. 113f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391666925568