Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329 |
Resumo: | O presente trabalho relata uma experiência inovadora que contribuiu na formação literomusical de crianças e pré-adolescentes criativos/as (poetas/poetisas – criadores/as). As mesmas cursam a Oficina de Música em duas respectivas instituições educacionais de ensino não formal: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Projeto Casa Mônica, ambas instaladas em comunidades com situações de vulnerabilidade social na Cidade de Sumé - PB. Através da obra literária concebida como Plataforma Obra-Game, O Homem do Violino (Kathy Stinson), inspirado na metodologia de Gamificação de Jane McGonigal (2012), foi um game que estimulou a prática de leitura e escrita criativas no cumprimento de cinco (5) fases, a saber: (1)Super Escrita Hipotética, (2)Hiper Leitura Viajante, (3)Mega Partilha de Poderes, (4)Ultra Escrita Criativa e (5)Master Performance Musical, pelo que culminou em uma performance musical coletiva para espectadores/as em um espaço público. Como está proposto em McGonigal (2012), a sistemática do jogo se formou na seguinte estrutura: regras, metas, feedback e voluntariedade. Sendo assim, no decorrer do cumprimento das fases, foram somados pontos, feito feedback de desempenho e vivenciado uma experiência interativa pelo engaje no jogo. A presente abordagem também é uma aplicação da metodologia LerAtos (CompCult/UFCG), que combina e articula poderes da leitura performática, da gamificação e da educação tutorial. Assim, o presente trabalho elevou o horizonte de possibilidades reflexivas e artísticas no âmbito da aula de música para caminhos dialógicos com outras artes, especificamente a literatura, apontando para caminhos literomusicais de ensino, assim como posto em Borges e Paz (2013). A presente pesquisa-ação/game expressou elevado grau de impactos de influencia e representação simbólica diante de critérios/indicadores submetidos em entrevista estruturada baseada no modelo Escala Likert a todos/as os/as quatorze (14) participantes antes e depois da experiência. |
id |
UFCG_172a1a18f66ae957f34fc4322a49d558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37329 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade.Game-work The Violin Man: a literary-musical game for training creative masters.Leitura e escrita criativaEscrita criativaLiteratura e músicaServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Sumé - PBProjeto Casa Mônica - Sumé - PBGamificaçãoO Homem do Violino - Kathy StinsonSuper escrita hipotéticaHiper leitura viajanteMega partilha de poderesUltra escrita criativaMaster performance musicalReading and creative writingCreative writingLiterature and musicService for Coexistence and Strengthening of Bonds - SCFV - Sumé - PBCasa Mônica Project - Sumé - PBGamificationThe Man with the Violin - Kathy StinsonSuper hypothetical writingHyper traveling readingMega sharing of powersUltra creative writingMaster musical performanceLiteraturaO presente trabalho relata uma experiência inovadora que contribuiu na formação literomusical de crianças e pré-adolescentes criativos/as (poetas/poetisas – criadores/as). As mesmas cursam a Oficina de Música em duas respectivas instituições educacionais de ensino não formal: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Projeto Casa Mônica, ambas instaladas em comunidades com situações de vulnerabilidade social na Cidade de Sumé - PB. Através da obra literária concebida como Plataforma Obra-Game, O Homem do Violino (Kathy Stinson), inspirado na metodologia de Gamificação de Jane McGonigal (2012), foi um game que estimulou a prática de leitura e escrita criativas no cumprimento de cinco (5) fases, a saber: (1)Super Escrita Hipotética, (2)Hiper Leitura Viajante, (3)Mega Partilha de Poderes, (4)Ultra Escrita Criativa e (5)Master Performance Musical, pelo que culminou em uma performance musical coletiva para espectadores/as em um espaço público. Como está proposto em McGonigal (2012), a sistemática do jogo se formou na seguinte estrutura: regras, metas, feedback e voluntariedade. Sendo assim, no decorrer do cumprimento das fases, foram somados pontos, feito feedback de desempenho e vivenciado uma experiência interativa pelo engaje no jogo. A presente abordagem também é uma aplicação da metodologia LerAtos (CompCult/UFCG), que combina e articula poderes da leitura performática, da gamificação e da educação tutorial. Assim, o presente trabalho elevou o horizonte de possibilidades reflexivas e artísticas no âmbito da aula de música para caminhos dialógicos com outras artes, especificamente a literatura, apontando para caminhos literomusicais de ensino, assim como posto em Borges e Paz (2013). A presente pesquisa-ação/game expressou elevado grau de impactos de influencia e representação simbólica diante de critérios/indicadores submetidos em entrevista estruturada baseada no modelo Escala Likert a todos/as os/as quatorze (14) participantes antes e depois da experiência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-14T22:27:31Z2024-08-142024-08-14T22:27:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329ALMEIDA, Leandro De Sousa. Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. Anais CONADIS... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329porALMEIDA, Leandro De Sousa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:27:57Zoai:localhost:riufcg/37329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. Game-work The Violin Man: a literary-musical game for training creative masters. |
title |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
spellingShingle |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. ALMEIDA, Leandro De Sousa. Leitura e escrita criativa Escrita criativa Literatura e música Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Sumé - PB Projeto Casa Mônica - Sumé - PB Gamificação O Homem do Violino - Kathy Stinson Super escrita hipotética Hiper leitura viajante Mega partilha de poderes Ultra escrita criativa Master performance musical Reading and creative writing Creative writing Literature and music Service for Coexistence and Strengthening of Bonds - SCFV - Sumé - PB Casa Mônica Project - Sumé - PB Gamification The Man with the Violin - Kathy Stinson Super hypothetical writing Hyper traveling reading Mega sharing of powers Ultra creative writing Master musical performance Literatura |
title_short |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
title_full |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
title_fullStr |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
title_full_unstemmed |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
title_sort |
Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. |
author |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. |
author_facet |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita criativa Escrita criativa Literatura e música Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Sumé - PB Projeto Casa Mônica - Sumé - PB Gamificação O Homem do Violino - Kathy Stinson Super escrita hipotética Hiper leitura viajante Mega partilha de poderes Ultra escrita criativa Master performance musical Reading and creative writing Creative writing Literature and music Service for Coexistence and Strengthening of Bonds - SCFV - Sumé - PB Casa Mônica Project - Sumé - PB Gamification The Man with the Violin - Kathy Stinson Super hypothetical writing Hyper traveling reading Mega sharing of powers Ultra creative writing Master musical performance Literatura |
topic |
Leitura e escrita criativa Escrita criativa Literatura e música Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - Sumé - PB Projeto Casa Mônica - Sumé - PB Gamificação O Homem do Violino - Kathy Stinson Super escrita hipotética Hiper leitura viajante Mega partilha de poderes Ultra escrita criativa Master performance musical Reading and creative writing Creative writing Literature and music Service for Coexistence and Strengthening of Bonds - SCFV - Sumé - PB Casa Mônica Project - Sumé - PB Gamification The Man with the Violin - Kathy Stinson Super hypothetical writing Hyper traveling reading Mega sharing of powers Ultra creative writing Master musical performance Literatura |
description |
O presente trabalho relata uma experiência inovadora que contribuiu na formação literomusical de crianças e pré-adolescentes criativos/as (poetas/poetisas – criadores/as). As mesmas cursam a Oficina de Música em duas respectivas instituições educacionais de ensino não formal: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Projeto Casa Mônica, ambas instaladas em comunidades com situações de vulnerabilidade social na Cidade de Sumé - PB. Através da obra literária concebida como Plataforma Obra-Game, O Homem do Violino (Kathy Stinson), inspirado na metodologia de Gamificação de Jane McGonigal (2012), foi um game que estimulou a prática de leitura e escrita criativas no cumprimento de cinco (5) fases, a saber: (1)Super Escrita Hipotética, (2)Hiper Leitura Viajante, (3)Mega Partilha de Poderes, (4)Ultra Escrita Criativa e (5)Master Performance Musical, pelo que culminou em uma performance musical coletiva para espectadores/as em um espaço público. Como está proposto em McGonigal (2012), a sistemática do jogo se formou na seguinte estrutura: regras, metas, feedback e voluntariedade. Sendo assim, no decorrer do cumprimento das fases, foram somados pontos, feito feedback de desempenho e vivenciado uma experiência interativa pelo engaje no jogo. A presente abordagem também é uma aplicação da metodologia LerAtos (CompCult/UFCG), que combina e articula poderes da leitura performática, da gamificação e da educação tutorial. Assim, o presente trabalho elevou o horizonte de possibilidades reflexivas e artísticas no âmbito da aula de música para caminhos dialógicos com outras artes, especificamente a literatura, apontando para caminhos literomusicais de ensino, assim como posto em Borges e Paz (2013). A presente pesquisa-ação/game expressou elevado grau de impactos de influencia e representação simbólica diante de critérios/indicadores submetidos em entrevista estruturada baseada no modelo Escala Likert a todos/as os/as quatorze (14) participantes antes e depois da experiência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-08-14T22:27:31Z 2024-08-14 2024-08-14T22:27:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329 ALMEIDA, Leandro De Sousa. Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. Anais CONADIS... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Leandro De Sousa. Obra-game O Homem do Violino: jogo literomusical de formação de mestres da criatividade. Anais CONADIS... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633541951488 |