Deus x Darwin: concepção dos estudantes de biologia da UFCG/CES concernente as teorias criacionista e evolucionista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Orlando Gomes da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9211
Resumo: O pensamento de Charles Darwin revolucionou a história da origem da vida, confrontando o pensamento religioso não apenas de sua época, mas até nos dias atuais. O presente trabalho objetivou conhecer as concepções dos estudantes de Ciências Biológicas da UFCG/CES acerca das teorias da Evolução e da Criação, bem como mapear o pensamento científico sobre as teorias de origem da vida que os discentes possuem. Além disso, procuramos avaliar a interferência das crenças e conceitos religiosos na forma como os alunos recebem e processam a teoria da evolução, verificando possíveis influências do sistema de crenças construído durante a socialização primária, em meio aos laços de parentesco, na compreensão posterior de conceitos mais complexos no espaço acadêmico. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e entrevistas aplicada a duas amostra a quantitativa de 10,4% e a qualitativa de 5,4% em um universo de 277 estudantes. O primeiro, de natureza quantitativa, serviu para traçar um perfil dos estudantes e das suas opiniões gerais. O segundo, de natureza qualitativa, buscou conhecer a interferência da religião na formação dos estudantes. Os resultados quantitativos obtidos foram analisados através de tabulação estatística e permitiu uma compreensão geral do perfil e opinião dos estudantes que provocou a fazer uma entrevista que relatasse as opiniões dos estudantes. Os dados qualitativos passaram pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Em seguida foram analisados segundo os suportes teóricos e estudos pertinentes. Os principais resultados demonstram que os estudantes de Biologia da UFCG/CES sofrem influência da cosmovisão adquirida na sua infância, oriunda da formação familiar/religiosa, sendo este o fator que mais interfere nas suas concepções atuais. Foi detectado ainda que existe falta de conhecimento sobre a temática pela maioria dos pesquisados. Concluímos que existe uma influência da formação primária na aquisição, análise e representação de novos conceitos no espaço acadêmico, mas que este espaço também colabora para novas formas de representação ligadas a origem da vida. No meio desses conflitos e contradições são arquitetadas as futuras práticas acadêmicas e docentes dos alunos do CES/UFCG
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spelling Deus x Darwin: concepção dos estudantes de biologia da UFCG/CES concernente as teorias criacionista e evolucionista.God vs. Darwin: Conception of Biology Students UFCG / CES concerning creationist and evolutionary.Dios x Darwin: concepción de estudiantes de biología de la UFCG/CES sobre las teorías creacionista y evolucionista.Teoria da EvoluçãoTeoria da CriaçãoConcepções de EstudantesEvolution TheoryTheory of CreationConceptions of StudentsDeusBiologia - estudante - evolucionismoBiologia - estudante - criacionismoDarwinGodbiology - student - creationismbiology - student - evolutionismCiências BiológicasO pensamento de Charles Darwin revolucionou a história da origem da vida, confrontando o pensamento religioso não apenas de sua época, mas até nos dias atuais. O presente trabalho objetivou conhecer as concepções dos estudantes de Ciências Biológicas da UFCG/CES acerca das teorias da Evolução e da Criação, bem como mapear o pensamento científico sobre as teorias de origem da vida que os discentes possuem. Além disso, procuramos avaliar a interferência das crenças e conceitos religiosos na forma como os alunos recebem e processam a teoria da evolução, verificando possíveis influências do sistema de crenças construído durante a socialização primária, em meio aos laços de parentesco, na compreensão posterior de conceitos mais complexos no espaço acadêmico. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e entrevistas aplicada a duas amostra a quantitativa de 10,4% e a qualitativa de 5,4% em um universo de 277 estudantes. O primeiro, de natureza quantitativa, serviu para traçar um perfil dos estudantes e das suas opiniões gerais. O segundo, de natureza qualitativa, buscou conhecer a interferência da religião na formação dos estudantes. Os resultados quantitativos obtidos foram analisados através de tabulação estatística e permitiu uma compreensão geral do perfil e opinião dos estudantes que provocou a fazer uma entrevista que relatasse as opiniões dos estudantes. Os dados qualitativos passaram pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Em seguida foram analisados segundo os suportes teóricos e estudos pertinentes. Os principais resultados demonstram que os estudantes de Biologia da UFCG/CES sofrem influência da cosmovisão adquirida na sua infância, oriunda da formação familiar/religiosa, sendo este o fator que mais interfere nas suas concepções atuais. Foi detectado ainda que existe falta de conhecimento sobre a temática pela maioria dos pesquisados. Concluímos que existe uma influência da formação primária na aquisição, análise e representação de novos conceitos no espaço acadêmico, mas que este espaço também colabora para novas formas de representação ligadas a origem da vida. No meio desses conflitos e contradições são arquitetadas as futuras práticas acadêmicas e docentes dos alunos do CES/UFCGThe thought of Charles Darwin revolutionized the history of the origin of life, confronting religious thought not only of his time, but until today. This study aimed to know the conceptions of the students of Biological Sciences UFCG / CES about the theories of evolution and creation, as well as map the scientific thinking on the theories of the origin of life that students have. In addition, we seek to evaluate the interference of religious beliefs and concepts in the way students receive and process the theory of evolution, checking possible influence of the belief system built during the primary socialization, among the ties of kinship, in the later understanding of concepts more complex in the academic space. The survey was conducted through questionnaires and interviews applied to two sample to 10.4% quantitative and qualitative 5.4% in one of 277 students universe. The first, quantitative, served to draw a profile of the students and their general opinions. The second, qualitative, sought to understand the role of religion in the formation of students. The quantitative results obtained were analyzed by statistical tabulation and allowed a general understanding of the profile and opinion of students who provoked to do an interview to relate the opinions of estudantes. Os qualitative data passed through the content analysis technique proposed by Bardin (2004). Then they were analyzed according to the theoretical support and relevant studies. The main results show that biology students UFCG / CES are influenced by acquired worldview in its infancy, coming from the family / religious background, this being the factor that interferes with their current conceptions. It was also detected that there is lack of knowledge on the subject by most respondents. We conclude that there is an influence of primary education in the acquisition, analysis and representation of new concepts in the academic field, but this space also contributes to new forms of representation linked to the origin of life. In the middle of these conflicts and contradictions are architected future academic practices and teaching students the ESC / UFCGEl pensamiento de Charles Darwin revolucionó la historia del origen de la vida, enfrentándose al pensamiento religioso no solo de su época, sino aún de la actualidad. El presente trabajo tuvo como objetivo conocer las concepciones de los estudiantes de Ciencias Biológicas de la UFCG/CES sobre las teorías de la Evolución y la Creación, así como mapear el pensamiento científico sobre las teorías del origen de la vida que tienen los estudiantes. Además, buscamos evaluar la interferencia de las creencias y conceptos religiosos en la forma en que los estudiantes reciben y procesan la teoría de la evolución, verificando posibles influencias del sistema de creencias construido durante la socialización primaria, en medio de lazos de parentesco, en la comprensión posterior de conceptos más complejos. en el espacio académico. La investigación se realizó a través de cuestionarios y entrevistas aplicadas a dos muestras, una cuantitativa del 10,4% y otra cualitativa del 5,4% en un universo de 277 estudiantes. El primero, de carácter cuantitativo, sirvió para dibujar un perfil de los alumnos y sus opiniones generales. El segundo, de carácter cualitativo, buscó conocer la injerencia de la religión en la formación de los estudiantes. Los resultados cuantitativos obtenidos fueron analizados mediante tabulación estadística y permitieron una comprensión general del perfil y opinión de los estudiantes, lo que derivó en una entrevista que reportó las opiniones de los estudiantes. Los datos cualitativos pasaron por la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin (2004). Luego se analizaron de acuerdo a los soportes teóricos y estudios pertinentes. Los principales resultados demuestran que los estudiantes de Biología de la UFCG/CES son influenciados por la cosmovisión adquirida en la infancia, proveniente del trasfondo familiar/religioso, que es el factor que más interfiere en sus concepciones actuales. También se detectó que existe un desconocimiento sobre el tema por parte de la mayoría de los encuestados. Concluimos que existe una influencia de la educación primaria en la adquisición, análisis y representación de nuevos conceptos en el espacio académico, pero que este espacio también contribuye a nuevas formas de representación vinculadas al origen de la vida. En medio de estos conflictos y contradicciones, se diseñan las futuras prácticas académicas y docentes de los estudiantes del CES/UFCGUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Ramilton Marinho.COSTA, R. M.http://lattes.cnpq.br/3962940713009254FEITOSA, Izayana Pereira.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.SILVA, Orlando Gomes da.20152019-11-14T15:47:36Z2019-11-142019-11-14T15:47:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9211SILVA,Orlando Gomes da. Deus x Darwin: concepção dos estudantes de biologia da UFCG/CES concernente as teorias criacionista e evolucionista. 2015. 55 fl. 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