O 'reencantamento' da política nas mídias sociais: performances de mobilização on-line em campanhas eleitorais na Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/147 |
Resumo: | Partindo de uma perspectiva que observa a política do ponto de vista da cultura e de suas relações com o cotidiano, a presente tese de doutorado se propõe a investigar a interface entre a sociabilidade contemporânea e engajamento político-eleitoral a partir das interações estabelecidas no ambiente virtual da internet. O foco de análise é identificar as relações e influências entre as novas práticas comunicativas e de interação social, estabelecidas a partir das mídias sociais, e o surgimento de performances diferenciadas de mobilização em processos eleitorais. Para tanto, elegemos como objeto de estudo o caso das eleições estaduais majoritárias de 2010 e 2014 na Paraíba. O que une estes recortes temporais é a análise das performances de mobilização envolvendo duas figuras políticas específicas: Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), que possuem como característica em comum a adoção das mídias sociais enquanto ferramenta de comunicação e construção da imagem pública. O recorte foi estabelecido tendo em vista o período em que o uso eleitoral de plataformas colaborativas como o Facebook e Twitter se disseminou em todo o país e os personagens que iniciaram esse processo no contexto paraibano. Optamos por uma abordagem com viés antropológico, propondo uma etnografia das interações estabelecidas entre os usuários das mídias sociais, com o intuito de descrever e compreender as motivações e significados que orbitam em torno dos processos eleitorais e sua inserção no ritmo da vida cotidiana. Adotamos como categorias analíticas as noções de pós-modernidade e sociabilidade (MAFFESOLI), poder simbólico e capital social (BOURDIEU), por fim, performance e representação (GOFFMAN), além de perspectivas referentes à dinâmica de conversação em rede (RECUERO). Identificamos que as mídias sociais ampliam o espaço de expressão do eleitorado e estimulam a mobilização de grupos sociais antes desvinculados da política, embora reproduzam a personificação de poder e a legitimação de líderes carismáticos e/ou com capital social nas comunidades virtuais. A proliferação de boatos eleitorais e a ênfase no uso do humor e da imagem visual para a construção de representações sobre a política estão entre as principais características deste ambiente de interação. O uso eleitoral das mídias sociais reforça o acirramento de rivalidades e “municia” a militância com narrativas usadas na guerra de informação que caracteriza a disputa pelo voto. |
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O foco de análise é identificar as relações e influências entre as novas práticas comunicativas e de interação social, estabelecidas a partir das mídias sociais, e o surgimento de performances diferenciadas de mobilização em processos eleitorais. Para tanto, elegemos como objeto de estudo o caso das eleições estaduais majoritárias de 2010 e 2014 na Paraíba. O que une estes recortes temporais é a análise das performances de mobilização envolvendo duas figuras políticas específicas: Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), que possuem como característica em comum a adoção das mídias sociais enquanto ferramenta de comunicação e construção da imagem pública. O recorte foi estabelecido tendo em vista o período em que o uso eleitoral de plataformas colaborativas como o Facebook e Twitter se disseminou em todo o país e os personagens que iniciaram esse processo no contexto paraibano. Optamos por uma abordagem com viés antropológico, propondo uma etnografia das interações estabelecidas entre os usuários das mídias sociais, com o intuito de descrever e compreender as motivações e significados que orbitam em torno dos processos eleitorais e sua inserção no ritmo da vida cotidiana. Adotamos como categorias analíticas as noções de pós-modernidade e sociabilidade (MAFFESOLI), poder simbólico e capital social (BOURDIEU), por fim, performance e representação (GOFFMAN), além de perspectivas referentes à dinâmica de conversação em rede (RECUERO). Identificamos que as mídias sociais ampliam o espaço de expressão do eleitorado e estimulam a mobilização de grupos sociais antes desvinculados da política, embora reproduzam a personificação de poder e a legitimação de líderes carismáticos e/ou com capital social nas comunidades virtuais. A proliferação de boatos eleitorais e a ênfase no uso do humor e da imagem visual para a construção de representações sobre a política estão entre as principais características deste ambiente de interação. O uso eleitoral das mídias sociais reforça o acirramento de rivalidades e “municia” a militância com narrativas usadas na guerra de informação que caracteriza a disputa pelo voto.From a perspective that looks at the culture of the point of view of policy and its relations with the everyday, this doctoral thesis aims to investigate the interface between contemporary sociability and political-electoral engagement from the interactions established in the virtual environment the internet. The focus of analysis is to identify the relationships and influences between the new communicative practices and social interaction, established from social media, and the emergence of differentiated performances mobilization in electoral processes. Therefore, we choose as the object of study case of the majority state elections of 2010 and 2014 in Paraíba. What unites these cuts is the temporal analysis of mobilization performances involving two specific political figures: Ricardo Coutinho (PSB) and Cássio Cunha Lima (PSDB), which have a characteristic in common the adoption of social media as a communication tool and construction public image. The clipping was established in view of the period in which the electoral use of collaborative platforms like Facebook and Twitter has spread across the country and the characters who began this process in the context of Paraiba. We opted for an approach to anthropological bias, proposing an ethnography of the interaction between users of social media, in order to describe and understand the motivations and meanings that orbit around the electoral process and its insertion in the rhythm of everyday life. We adopt as analytical categories post-modernity and sociability notions (MAFFESOLI), symbolic power and social capital (BOURDIEU), finally, performance and representation (GOFFMAN), and perspectives regarding the network conversation dynamics (RECUERO). We found that social media amplify the expression of the electorate space and stimulate the mobilization of social groups before disconnected from politics, although reproduce the embodiment of power and the legitimacy of charismatic leaders and / or capital in virtual communities. The proliferation of electoral rumors and the emphasis on the use of humor and visual image for the construction of representations of the policy are among the main features of this interactive environment. The electoral use of social media reinforces the intensification of rivalries and "arm" militancy with narratives used in information warfare that characterized the dispute by voting.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGLIMA, Elizabeh Cristina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293GOLZIO, Derval Gomes.LACERDA, Juciano de Sousa.CUNHA, Luís Henrique.NASCIMENTO, Celso Gestemeier do.MELO, Rostand de Albuquerque.20152017-11-28T13:57:57Z2017-11-282017-11-28T13:57:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/147MELO, Rostand de Albuquerque. O 'reencantamento' da política nas mídias sociais: performances de mobilização on-line em campanhas eleitorais na Paraíba. 2015. 413f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). 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