O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Marília Gabriela Fernandes.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar O morro dos Ventos Uivastes (1847) da autora inglesa Emily Brontë (1818­1848), na perspectiva do Bildungsroman feminino, isto é, o Romance de Formação de autoria feminina, destacando a jornada da infância, à adolescência e a vida adulta de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff. Esta obra é um Bildungsroman duplo, ou seja, fugindo da tradição masculina e feminina de até então, uma vez que a autora se debruça sobre o conturbado processo de amadurecimento de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff, enquanto mulher e homem, e isto é construído tanto em termos de raça, classe quanto de gênero, especialmente por ele ser um pobre imigrante estrangeiro de pele escura e ela uma inglesa branca e de classe elevada. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, contaremos com o aporte teórico de Gilbert e Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992),Godman (1983), dentre outros, na análise também de questões relacionadas à bildung/formação intelectual, cultural e sexual dos protagonistas. Além disso, será abordado a literatura feminista no contexto do século XIX, e as dificuldades das escritoras na produção de suas obras, muitas das quais se tornaram canônicas, como O morro dos Ventos Uivantes, e a trajetória de Emily Brontë no processo de produção de seu romance, assim como suas irmãs, as quais mudaram o cenário literário inglês e ocidental, construindo uma tradição literária de autoria feminina. Esta pesquisa é original porque analisa o romance em foco na perspectiva do Bildungsroman feminino, visto que poucos textos foram encontrados sobre esta questão, de sorte que aqui serão lançadas luzes sobre o clássico de Brontë que ajudarão a entendê­lo de um ponto de vista diferente.
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Esta obra é um Bildungsroman duplo, ou seja, fugindo da tradição masculina e feminina de até então, uma vez que a autora se debruça sobre o conturbado processo de amadurecimento de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff, enquanto mulher e homem, e isto é construído tanto em termos de raça, classe quanto de gênero, especialmente por ele ser um pobre imigrante estrangeiro de pele escura e ela uma inglesa branca e de classe elevada. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, contaremos com o aporte teórico de Gilbert e Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992),Godman (1983), dentre outros, na análise também de questões relacionadas à bildung/formação intelectual, cultural e sexual dos protagonistas. Além disso, será abordado a literatura feminista no contexto do século XIX, e as dificuldades das escritoras na produção de suas obras, muitas das quais se tornaram canônicas, como O morro dos Ventos Uivantes, e a trajetória de Emily Brontë no processo de produção de seu romance, assim como suas irmãs, as quais mudaram o cenário literário inglês e ocidental, construindo uma tradição literária de autoria feminina. Esta pesquisa é original porque analisa o romance em foco na perspectiva do Bildungsroman feminino, visto que poucos textos foram encontrados sobre esta questão, de sorte que aqui serão lançadas luzes sobre o clássico de Brontë que ajudarão a entendê­lo de um ponto de vista diferente.This research aims to analyze O Morro dos Ventos Uivastes (1847) by the English author Emily Brontë (18181848), from the perspective of the female Bildungsroman, that is, the Formation Romance of female authorship, highlighting the journey from childhood, to adolescence and the adult life of two protagonists, Cathy and Heathcliff. This work is a double Bildungsroman, that is, fleeing from the male and female tradition of until then, as the author focuses on the troubled maturation process of two protagonists, Cathy and Heathcliff, as a woman and a man, and this is constructed both in terms of race, class and gender, especially since he was a poor dark-skinned foreign immigrant and she was an upper-class, white Englishwoman. For this, we used a qualitative research, bibliographical in nature, we will rely on the theoretical contribution of Gilbert and Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992), Godman (1983) , among others, also in the analysis of issues related to bildung/intellectual, cultural and sexual formation of the protagonists. In addition, feminist literature in the context of the nineteenth century will be addressed, and the difficulties of writers in producing their works, many of which have become canonical, such as O Morro dos Ventos Uivantes, and Emily Brontë's trajectory in the production process of her novel, as well as her sisters, which changed the English and Western literary scene, building a literary tradition of female authorship. This research is original because it analyzes the novel in focus from the perspective of the female Bildungsroman, since few texts were found on this issue, so that here light will be shed on Brontë's classic that will help to understand it from a different point of view.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SILVA, Fabione Gomes da.MORAIS, Marília Gabriela Fernandes.2021-05-242021-07-07T12:50:02Z2021-07-072021-07-07T12:50:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897Morais, Marília Gabriela Fernandes. O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. 2021. 64f. 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