Um Mal Menor: a implementação do sacramento matrimonial na colonização brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Édson Augusto Leôncio de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GOMES, Alberon de Lemos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34363
Resumo: Como não existiam instituições responsáveis pelo provimento de dados demográficos no período colonial aqui no Brasil, o Estado português do outro lado do oceano dispunha de ferramentas diferenciadas para a manutenção da ordem na colônia. Eram os registros originados pela Igreja Católica que abasteciam o Estado português com informações que lhes garantiam conhecer e controlar a população. Essas informações estavam contidas em livros específicos que deveriam ser preenchidos pelos párocos, registrando três momentos cruciais da vida na colônia: o nascimento, o matrimônio e a morte. Com as inúmeras revoluções no campo da história, oriundas principalmente dos Annales, da Demografia histórica e da História social, esses arquivos passaram a ser enxergados como uma fonte muito preciosa para os historiadores, de modo que aqueles que trabalham com a história da família não podem mais dispensá-los em seus trabalhos. Nutrindo-nos de arquivos registrados pela Igreja Católica no período da colonização e de informações que a historiografia nos oferece atualmente, buscaremos tratar da questão da implementação do matrimonio nas terras brasileiras. Apresentando a preferência do casamento ao invés do celibato, seus porquês e justificativas, tratando também dos concubinatos, casamentos pela lei da natureza, celibato religioso e outros temas afins. Dentro destes temas afins encontra-se os modos de casar e a legislação sacramental que envolvia o matrimonio. Só após vencerem várias tribulações burocráticas, de terem seu passado fortemente investigado pelos padres, de pagarem uma boa quantia material à Paróquia e participarem de algumas reuniões preparatórias para o casamento, os nubentes estavam prontos para receberem as bênçãos divinas em seu casamento. Casar com as bênçãos da Igreja nesse período não era tarefa das mais fáceis, por isso muitos casais viviam em relações conjugais abominadas pelos discursos religiosos, os concubinatos, onde marido e mulher passavam a viver juntos sem a legitimação católica – e consequentemente sem o reconhecimento social.
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