A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto a educação de jovens e adultos em contextos de escolarização. Entendendo que nos espaços escolares existe uma diversidade de práticas pedagógicas em que os conhecimentos produzidos no cotidiano da sala de aula vão além do que é instituído ou prescrito pelos currículos, o foco deste estudo envolve pensar sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no contexto escolar enquanto possibilidade constituinte de práticas educativas emancipatórias, tendo como lócus uma escola pública de Campina Grande/PB. Para tanto, tomo como referencial metodológico a pesquisa com os cotidianos e, tal qual instiga o “paradigma indiciário” de Ginzburg (1989), busco captar nas práticas pedagógicas, formas criativas e particulares, muitas vezes contraditórias, perspectivas e possibilidades de práticas educativas emancipatórias produzidas no cotidiano escolar de turmas de EJA. Tal estudo busca levar em conta questões como: Quais as especificidades da EJA? Que significados são atribuídos a EJA pelos sujeitos que fazem parte dessa modalidade educativa? Como os professores criam no cotidiano das suas práticas saberes para além do que é definido e prescrito pelo currículo oficial? Na reflexão sobre as possibilidades de práticas educativas emancipatórias no contexto escolar, busco dialogar com as idéias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos. |
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A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias.The education of young people and adults in schooling contexts and the possibilities of emancipatory educational practices.Educação de Jovens e AdultosEducação emancipatóriaPráticas educativas emancipatóriasCotidiano escolarParadigma indiciário - GinzburgPráticas pedagógicasYouth and Adult EducationEmancipatory educationEmancipatory educational practicesSchool daily lifeEvidence paradigm - GinzburgPedagogical practicesEducação.O presente trabalho tem como objeto a educação de jovens e adultos em contextos de escolarização. Entendendo que nos espaços escolares existe uma diversidade de práticas pedagógicas em que os conhecimentos produzidos no cotidiano da sala de aula vão além do que é instituído ou prescrito pelos currículos, o foco deste estudo envolve pensar sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no contexto escolar enquanto possibilidade constituinte de práticas educativas emancipatórias, tendo como lócus uma escola pública de Campina Grande/PB. Para tanto, tomo como referencial metodológico a pesquisa com os cotidianos e, tal qual instiga o “paradigma indiciário” de Ginzburg (1989), busco captar nas práticas pedagógicas, formas criativas e particulares, muitas vezes contraditórias, perspectivas e possibilidades de práticas educativas emancipatórias produzidas no cotidiano escolar de turmas de EJA. Tal estudo busca levar em conta questões como: Quais as especificidades da EJA? Que significados são atribuídos a EJA pelos sujeitos que fazem parte dessa modalidade educativa? Como os professores criam no cotidiano das suas práticas saberes para além do que é definido e prescrito pelo currículo oficial? Na reflexão sobre as possibilidades de práticas educativas emancipatórias no contexto escolar, busco dialogar com as idéias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T19:53:52Z2024-01-222024-01-22T19:53:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061VALE, Elizabete Carlos do. A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 613-624. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061porVALE, Elizabete Carlos do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T19:54:20Zoai:localhost:riufcg/34061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T19:54:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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