Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, David de Oliveira.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, Marcos dos., GOMES, Carlos Francisco Simões., MEDINA, Afonso.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
Resumo: Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta.
id UFCG_18de050e4bbbaf1d464437a3ad5138fe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32763
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.Strategy for expanding market share in the South American market: a practical approach to the Center of Gravity methods and the MOORA Method.Supply chainMétodo do Centro de GravidadeMétodo MOORAMOORAEstratégia de mercadoMatriz SWOTMulticritério MOORAMétodo multicritério MOORAEstudo de casoSupply chainCenter of Gravity MethodMOORA methodMarket strategySWOT MatrixMOORA MulticriteriaMOORA multi-criteria methodCase studyEngenharia de Produção.Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-11-10T18:19:20Z2023-11-102023-11-10T18:19:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763porCOSTA, David de Oliveira.SANTOS, Marcos dos.GOMES, Carlos Francisco Simões.MEDINA, Afonso.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:56:58Zoai:localhost:riufcg/32763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:56:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
Strategy for expanding market share in the South American market: a practical approach to the Center of Gravity methods and the MOORA Method.
title Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
spellingShingle Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
COSTA, David de Oliveira.
Supply chain
Método do Centro de Gravidade
Método MOORA
MOORA
Estratégia de mercado
Matriz SWOT
Multicritério MOORA
Método multicritério MOORA
Estudo de caso
Supply chain
Center of Gravity Method
MOORA method
Market strategy
SWOT Matrix
MOORA Multicriteria
MOORA multi-criteria method
Case study
Engenharia de Produção.
title_short Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
title_full Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
title_fullStr Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
title_full_unstemmed Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
title_sort Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
author COSTA, David de Oliveira.
author_facet COSTA, David de Oliveira.
SANTOS, Marcos dos.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
MEDINA, Afonso.
author_role author
author2 SANTOS, Marcos dos.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
MEDINA, Afonso.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, David de Oliveira.
SANTOS, Marcos dos.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
MEDINA, Afonso.
dc.subject.por.fl_str_mv Supply chain
Método do Centro de Gravidade
Método MOORA
MOORA
Estratégia de mercado
Matriz SWOT
Multicritério MOORA
Método multicritério MOORA
Estudo de caso
Supply chain
Center of Gravity Method
MOORA method
Market strategy
SWOT Matrix
MOORA Multicriteria
MOORA multi-criteria method
Case study
Engenharia de Produção.
topic Supply chain
Método do Centro de Gravidade
Método MOORA
MOORA
Estratégia de mercado
Matriz SWOT
Multicritério MOORA
Método multicritério MOORA
Estudo de caso
Supply chain
Center of Gravity Method
MOORA method
Market strategy
SWOT Matrix
MOORA Multicriteria
MOORA multi-criteria method
Case study
Engenharia de Produção.
description Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-10T18:19:20Z
2023-11-10
2023-11-10T18:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
identifier_str_mv COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744600040996864