Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763 |
Resumo: | Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta. |
id |
UFCG_18de050e4bbbaf1d464437a3ad5138fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32763 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA.Strategy for expanding market share in the South American market: a practical approach to the Center of Gravity methods and the MOORA Method.Supply chainMétodo do Centro de GravidadeMétodo MOORAMOORAEstratégia de mercadoMatriz SWOTMulticritério MOORAMétodo multicritério MOORAEstudo de casoSupply chainCenter of Gravity MethodMOORA methodMarket strategySWOT MatrixMOORA MulticriteriaMOORA multi-criteria methodCase studyEngenharia de Produção.Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-11-10T18:19:20Z2023-11-102023-11-10T18:19:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763porCOSTA, David de Oliveira.SANTOS, Marcos dos.GOMES, Carlos Francisco Simões.MEDINA, Afonso.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:56:58Zoai:localhost:riufcg/32763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:56:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. Strategy for expanding market share in the South American market: a practical approach to the Center of Gravity methods and the MOORA Method. |
title |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
spellingShingle |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. COSTA, David de Oliveira. Supply chain Método do Centro de Gravidade Método MOORA MOORA Estratégia de mercado Matriz SWOT Multicritério MOORA Método multicritério MOORA Estudo de caso Supply chain Center of Gravity Method MOORA method Market strategy SWOT Matrix MOORA Multicriteria MOORA multi-criteria method Case study Engenharia de Produção. |
title_short |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
title_full |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
title_fullStr |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
title_full_unstemmed |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
title_sort |
Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. |
author |
COSTA, David de Oliveira. |
author_facet |
COSTA, David de Oliveira. SANTOS, Marcos dos. GOMES, Carlos Francisco Simões. MEDINA, Afonso. |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Marcos dos. GOMES, Carlos Francisco Simões. MEDINA, Afonso. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, David de Oliveira. SANTOS, Marcos dos. GOMES, Carlos Francisco Simões. MEDINA, Afonso. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supply chain Método do Centro de Gravidade Método MOORA MOORA Estratégia de mercado Matriz SWOT Multicritério MOORA Método multicritério MOORA Estudo de caso Supply chain Center of Gravity Method MOORA method Market strategy SWOT Matrix MOORA Multicriteria MOORA multi-criteria method Case study Engenharia de Produção. |
topic |
Supply chain Método do Centro de Gravidade Método MOORA MOORA Estratégia de mercado Matriz SWOT Multicritério MOORA Método multicritério MOORA Estudo de caso Supply chain Center of Gravity Method MOORA method Market strategy SWOT Matrix MOORA Multicriteria MOORA multi-criteria method Case study Engenharia de Produção. |
description |
Esta pesquisa é fruto de uma atividade da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, do curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME, e tem por objetivo mapear o fluxo logístico da cadeia de suprimentos, identificar gargalos operacionais e de custo que, por meio de uma plataforma de simulação, desenvolver e implementar oportunidades nesse processo em questão. De forma que, ao aplicar o Método de Centro de Gravidade, com auxílio da plataforma de otimização e simulação de cadeia de suprimentos, anyLogistix (Greenfield Analysis – GFA), para determinar o local adequado para instalação do CD/Fábrica (centro de distribuição), a estruturação para a tomada de decisão se torne melhor fundamentada e facilite esse processo para o decisor. Este estudo considerou uma situação em que uma empresa global do segmento de embalagens metálicas, mensalmente importa da Europa para o Brasil, aproximadamente 100 toneladas/mês de um determinado composto a base de borracha, para distribuir aos clientes no Brasil, Argentina e Paraguai. Diante da análise da situação atual, baseados nos indicadores: carteira de pedidos, lead time, custo de frete e custo final do produto, testou-se, utilizando a plataforma anyLogistix e, a recomendação, mediante às variáveis supracitadas, foi numa região no Estado de Minas Gerais – MG. Mas, diante do contexto atual e questões de viabilidade financeira, decidiu-se estruturar o Centro de Distribuição em São Paulo e a partir dele, distribuir aos clientes do Brasil e alguns países da América do Sul. Aplicando-se os conceitos de análise multicritério de decisão (AMD), através do método MOORA, comparou a viabilidade econômica, na perspectiva do cliente, que a proposta de mudança da origem do fornecimento era positiva. Com esta ação, foi possível sinalizar aos clientes uma intenção de garantir o pleno fornecimento, aumentando a percepção do valor agregado, e ainda obter ganhos financeiros significativos com a proposta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-10T18:19:20Z 2023-11-10 2023-11-10T18:19:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763 COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763 |
identifier_str_mv |
COSTA, David de Oliveira; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões; MEDINA, Afonso. Estratégia de expansão do market share no mercado sul-americano: uma abordagem prática aos métodos do Centro de Gravidade e o Método MOORA. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744600040996864 |