Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
Resumo: Este trabalho acerca dos “desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares” tem como objeto de estudo os principais desafios encontrados pela coordenação pedagógica e as competências/atribuições necessárias para o enfrentamento de tais desafios. O objetivo geral desse trabalho foi analisar os desafios encontrados pelos coordenadores bem como as competências referenciais da coordenação pedagógica frente as relações educativas no espaço escolar. Como questão de pesquisa, essa produção incorreu pela indagação: De que modo se constitui os principais desafios e competências da coordenação pedagógica de uma escola, frente às práticas educativas cotidianas? Esse estudo se estruturou pelas seguintes categorias de análises: atribuições/função da coordenação pedagógica (Oliveira; Guimarães, 2013), o coordenador pedagógico e o cotidiano escolar (Almeida, 2010) e competências da coordenação pedagógica (Domingues, 2014). A parte empírica desse estudo se deu por meio de uma abordagem qualitativa com estudo exploratório realizado com cinco coordenadoras das escolas públicas da cidade de Cajazeiras/Paraíba, por meio de coleta de dados feita por intermédio de entrevista semiestruturada e observação. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade dos coordenadores quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados desse estudo foram as inúmeras competências que são atribuídas a coordenação pedagógica, o desvio de função da coordenação, a sobrecarga desse profissional, os desafios encontrados pela coordenação para efetiva formação continuada dos docentes e o trabalho da coordenação com a participação de toda a comunidade escolar.
id UFCG_19e1d61d2b80fba318da80202ce8edbe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6036
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.Challenges and competences of pedagogical coordination in environments schoolchildren.Coordenação pedagógicaPráticas educativasCoordenações - competênciasPedagogical coordinationEducational practicesCoordinations - competencesEducação.Este trabalho acerca dos “desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares” tem como objeto de estudo os principais desafios encontrados pela coordenação pedagógica e as competências/atribuições necessárias para o enfrentamento de tais desafios. O objetivo geral desse trabalho foi analisar os desafios encontrados pelos coordenadores bem como as competências referenciais da coordenação pedagógica frente as relações educativas no espaço escolar. Como questão de pesquisa, essa produção incorreu pela indagação: De que modo se constitui os principais desafios e competências da coordenação pedagógica de uma escola, frente às práticas educativas cotidianas? Esse estudo se estruturou pelas seguintes categorias de análises: atribuições/função da coordenação pedagógica (Oliveira; Guimarães, 2013), o coordenador pedagógico e o cotidiano escolar (Almeida, 2010) e competências da coordenação pedagógica (Domingues, 2014). A parte empírica desse estudo se deu por meio de uma abordagem qualitativa com estudo exploratório realizado com cinco coordenadoras das escolas públicas da cidade de Cajazeiras/Paraíba, por meio de coleta de dados feita por intermédio de entrevista semiestruturada e observação. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade dos coordenadores quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados desse estudo foram as inúmeras competências que são atribuídas a coordenação pedagógica, o desvio de função da coordenação, a sobrecarga desse profissional, os desafios encontrados pela coordenação para efetiva formação continuada dos docentes e o trabalho da coordenação com a participação de toda a comunidade escolar.This work about the “challenges and competencies of the pedagogical coordination in the educational relations in the public school” has as object of study the main challenge found by the pedagogical coordination, the competencies/assignments necessary to cope with this challenges. The general objective of this work was to analyse the challenge found by the coordinator as well as the reference skills of the pedagogical coordination front by the educational relations inside the school space. Like a research question, this production incurred by the inquiry: In what way were the main challenges and competences of the pedagogical coordination of a school constituted in front of daily educational practices? This study was structured by the following categories of analysis: assignment/function of the pedagogical coordination (Oliveira; Guimarães 2013), the pedagogical coordinator and the daily school (Almeida, 2000) and the pedagogical coordination skills (Domingues, 2014). The empirical part of this study was given by a qualitative approach with exploratory study made by five coordinators of the public school of Cajazeiras/Paraíba, by means of data collection made through a semi-structured interview and observation. The treatment of the data was given by simple categorization by recurrent terms, which also made it possible to know the coordinators' reality regarding the object of this production. The main findings of this study were the innumerable competencies which are attributed to the pedagogical coordination, the detour of function of the coordination, the overload of this professionals, the challenges found by the coordination to the efective continued formation of the teachers and the work of the coordination with the participation of the whole school community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.FERNANDES , Dorgival Gonçalves.OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.2018-03-022019-08-20T17:16:04Z2019-08-202019-08-20T17:16:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes. Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T13:15:28Zoai:localhost:riufcg/6036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T13:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
Challenges and competences of pedagogical coordination in environments schoolchildren.
title Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
spellingShingle Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
Coordenação pedagógica
Práticas educativas
Coordenações - competências
Pedagogical coordination
Educational practices
Coordinations - competences
Educação.
title_short Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
title_full Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
title_fullStr Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
title_full_unstemmed Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
title_sort Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
author OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
author_facet OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Práticas educativas
Coordenações - competências
Pedagogical coordination
Educational practices
Coordinations - competences
Educação.
topic Coordenação pedagógica
Práticas educativas
Coordenações - competências
Pedagogical coordination
Educational practices
Coordinations - competences
Educação.
description Este trabalho acerca dos “desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares” tem como objeto de estudo os principais desafios encontrados pela coordenação pedagógica e as competências/atribuições necessárias para o enfrentamento de tais desafios. O objetivo geral desse trabalho foi analisar os desafios encontrados pelos coordenadores bem como as competências referenciais da coordenação pedagógica frente as relações educativas no espaço escolar. Como questão de pesquisa, essa produção incorreu pela indagação: De que modo se constitui os principais desafios e competências da coordenação pedagógica de uma escola, frente às práticas educativas cotidianas? Esse estudo se estruturou pelas seguintes categorias de análises: atribuições/função da coordenação pedagógica (Oliveira; Guimarães, 2013), o coordenador pedagógico e o cotidiano escolar (Almeida, 2010) e competências da coordenação pedagógica (Domingues, 2014). A parte empírica desse estudo se deu por meio de uma abordagem qualitativa com estudo exploratório realizado com cinco coordenadoras das escolas públicas da cidade de Cajazeiras/Paraíba, por meio de coleta de dados feita por intermédio de entrevista semiestruturada e observação. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade dos coordenadores quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados desse estudo foram as inúmeras competências que são atribuídas a coordenação pedagógica, o desvio de função da coordenação, a sobrecarga desse profissional, os desafios encontrados pela coordenação para efetiva formação continuada dos docentes e o trabalho da coordenação com a participação de toda a comunidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02
2019-08-20T17:16:04Z
2019-08-20
2019-08-20T17:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes. Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes. Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387729522688