A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cicero Alisson Mota da.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
Resumo: Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que foi desenvolvido no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo-LEGECAMPO através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente no ensino de Geografia da Paraíba no ensino fundamental. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no ensino de Geografia da Paraíba. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir o recurso didático quebra-cabeça, com o tema “A Nova Regionalização da Paraíba” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia.
id UFCG_1a15395fa6c68d8e8e57bd008ff9ac73
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36536
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.The production and application of puzzles as a teaching resource to facilitate the understanding of the new regionalization of Paraíba in the teaching of Geography in rural schools.Ensino de GeografiaEscolas do campoRecurso didático quebra-cabeçaNova regionalização da ParaíbaProdução de recurso didático – quebra-cabeçaTeaching GeographyCountry schoolsPuzzle teaching resourceNew regionalization of ParaíbaProduction of teaching resource – puzzleEducação do Campo.Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que foi desenvolvido no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo-LEGECAMPO através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente no ensino de Geografia da Paraíba no ensino fundamental. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no ensino de Geografia da Paraíba. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir o recurso didático quebra-cabeça, com o tema “A Nova Regionalização da Paraíba” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia.This monographic report presents research carried out in the area of Geography teaching and its relationship with Rural Education, which was developed within the scope of the actions of the Geography and Rural Education Teaching Laboratory-LEGECAMPO through the activities of the extension project “A Produção of Teaching Resources in Teaching Geography for Rural Schools''. When planning extension activities, we discussed the lack of teaching resources in the teaching of Geography, specifically in the teaching of Geography in Paraíba in elementary school. This lack of teaching resources gave rise to concerns about the need to build teaching resources with an emphasis on teaching Geography in Paraíba. In this way, our research aimed to build the puzzle teaching resource, with the theme “The New Regionalization of Paraíba” and report the experience of its application at the Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonsalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé-PB. To achieve our purpose, we used the qualitative research approach in the methodological process, participatory research to be more precise. In the end, we found that the application of the teaching resource in the classroom helped in the development of cognitive skills such as logical reasoning, concentration, visual perception and even motor coordination, in addition to being a fun way to both teach and understand students. , increasing the potential of teaching and learning, promoting teamwork, bringing better performance and engagement of the class in relation to Geography teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.https://orcid.org/0000-0001-8242-1818http://lattes.cnpq.br/4055262617186678TORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756SILVA, Cicero Alisson Mota da.2024-05-092024-07-08T21:29:28Z2024-07-082024-07-08T21:29:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-08T21:29:55Zoai:localhost:riufcg/36536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-08T21:29:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
The production and application of puzzles as a teaching resource to facilitate the understanding of the new regionalization of Paraíba in the teaching of Geography in rural schools.
title A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
spellingShingle A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
SILVA, Cicero Alisson Mota da.
Ensino de Geografia
Escolas do campo
Recurso didático quebra-cabeça
Nova regionalização da Paraíba
Produção de recurso didático – quebra-cabeça
Teaching Geography
Country schools
Puzzle teaching resource
New regionalization of Paraíba
Production of teaching resource – puzzle
Educação do Campo.
title_short A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
title_full A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
title_fullStr A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
title_full_unstemmed A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
title_sort A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
author SILVA, Cicero Alisson Mota da.
author_facet SILVA, Cicero Alisson Mota da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678
TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cicero Alisson Mota da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Escolas do campo
Recurso didático quebra-cabeça
Nova regionalização da Paraíba
Produção de recurso didático – quebra-cabeça
Teaching Geography
Country schools
Puzzle teaching resource
New regionalization of Paraíba
Production of teaching resource – puzzle
Educação do Campo.
topic Ensino de Geografia
Escolas do campo
Recurso didático quebra-cabeça
Nova regionalização da Paraíba
Produção de recurso didático – quebra-cabeça
Teaching Geography
Country schools
Puzzle teaching resource
New regionalization of Paraíba
Production of teaching resource – puzzle
Educação do Campo.
description Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que foi desenvolvido no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo-LEGECAMPO através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente no ensino de Geografia da Paraíba no ensino fundamental. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no ensino de Geografia da Paraíba. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir o recurso didático quebra-cabeça, com o tema “A Nova Regionalização da Paraíba” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09
2024-07-08T21:29:28Z
2024-07-08
2024-07-08T21:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
identifier_str_mv SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628024344576