Reanimação cardiopulmonar: competências de enfermeiros na atenção primária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Alberto de Oliveira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8196
Resumo: A correta identificação da parada cardiopulmonar, sinais, sintomas e causas, assim como as formas de tratamento em ambiente hospitalar e fora dele, são de extrema importância para a diminuição das mortes súbitas. Julga-se necessário que enfermeiros atuantes na atenção primária estejam seguros quanto à aplicação de suas condutas e manuseio das suas habilidades mediante a uma Parada Cárdio Respiratória (PCR). Objetivos: Analisar as condutas dos enfermeiros frente ao reconhecimento da Parada Cardiorrespiratória e realização das manobras de Reanimação Cardiopulmonar; descrever variáveis socioeconômicas e relativas à formação e atuação profissional de enfermeiros (a) da ESF; investigar o tempo de formação dos enfermeiros atuantes na Estratégia de Saúde da Família; averiguar o seguimento do protocolo da reanimação cardiopulmonar por esses enfermeiros; verificar o acesso ao desfibrilador externo automático na Unidade Básica de Saúde e a segurança em sua manipulação do desfibrilador. Metodologia: Estudo de caráter exploratório, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 24 enfermeiros (a) atuantes na atenção primária de três municípios da região do curimataú paraibano. Foram excluídos profissionais acima de 60 anos e os que recusarem-se a participar da pesquisa. Os dados foram armazenados e analisados mediante uso do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), em que se empregou a estatística inferencial, uso do qui-quadrado, considerando-se significância de p<0,05. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do hospital Alcides Carneiro, sendo aprovada sob o protocolo CAAE 04729218.0.0000.5182. Apenas após a aprovação, iniciou-se a coleta de dados seguindo os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) / Ministério da Saúde (MS), que dispõe sobre as pesquisas com seres humanos. Resultados: O estudo revelou uma predominância dos profissionais serem do sexo feminino, terem idade média de 32 anos, estarem em união conjugal estável com presença de filhos e renda média de três salários mínimos. A maioria formou-se em instituições públicas e ainda não possuem pós-graduação. Ao averiguar quanto o manejo e protocolos utilizados em PCR, estes apresentaram um conhecimento insuficiente. Tal condição confirmou a hipótese nula desta pesquisa. Neste sentido entende-se como imprescindível a importância destes profissionais manter-se inseridos, sempre que possível, nos programas e cursos que promova uma educação continuada, com isso conseguirão manter-se atualizados. Considerações finais: Espero que este estudo motive a produção de novas publicações já que são escassas na literatura atual, que seja precursor e desperte o desejo nos gestores, não apenas dos municípios estudados, a desenvolver novas ações, além de condicionar e possibilitar o acesso destes profissionais em programas de desenvolvimento e ascensão profissional. A educação continuada é sem dúvida o principal meio na busca, promoção e melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, visto que o sucesso das intervenções realizadas está diretamente interligado ao nível de preparação destes profissionais no enfretamento das diversas situações.
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spelling Reanimação cardiopulmonar: competências de enfermeiros na atenção primária.Cardiopulmonary resuscitation: competencies in primary care.Cardiopulmonary resuscitation: nurses' skills in primary care.Reanimação CardiopulmonarParada CardíacaAssistência ao PacienteEnfermagemCardiopulmonary ResuscitationCardiac ArrestPatient careNursingReanimación cardiopulmonarParo cardiacoAsistencia al pacienteEnfermeríaEnfermagem de Saúde PúblicaA correta identificação da parada cardiopulmonar, sinais, sintomas e causas, assim como as formas de tratamento em ambiente hospitalar e fora dele, são de extrema importância para a diminuição das mortes súbitas. Julga-se necessário que enfermeiros atuantes na atenção primária estejam seguros quanto à aplicação de suas condutas e manuseio das suas habilidades mediante a uma Parada Cárdio Respiratória (PCR). Objetivos: Analisar as condutas dos enfermeiros frente ao reconhecimento da Parada Cardiorrespiratória e realização das manobras de Reanimação Cardiopulmonar; descrever variáveis socioeconômicas e relativas à formação e atuação profissional de enfermeiros (a) da ESF; investigar o tempo de formação dos enfermeiros atuantes na Estratégia de Saúde da Família; averiguar o seguimento do protocolo da reanimação cardiopulmonar por esses enfermeiros; verificar o acesso ao desfibrilador externo automático na Unidade Básica de Saúde e a segurança em sua manipulação do desfibrilador. Metodologia: Estudo de caráter exploratório, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 24 enfermeiros (a) atuantes na atenção primária de três municípios da região do curimataú paraibano. Foram excluídos profissionais acima de 60 anos e os que recusarem-se a participar da pesquisa. Os dados foram armazenados e analisados mediante uso do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), em que se empregou a estatística inferencial, uso do qui-quadrado, considerando-se significância de p<0,05. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do hospital Alcides Carneiro, sendo aprovada sob o protocolo CAAE 04729218.0.0000.5182. Apenas após a aprovação, iniciou-se a coleta de dados seguindo os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) / Ministério da Saúde (MS), que dispõe sobre as pesquisas com seres humanos. Resultados: O estudo revelou uma predominância dos profissionais serem do sexo feminino, terem idade média de 32 anos, estarem em união conjugal estável com presença de filhos e renda média de três salários mínimos. A maioria formou-se em instituições públicas e ainda não possuem pós-graduação. Ao averiguar quanto o manejo e protocolos utilizados em PCR, estes apresentaram um conhecimento insuficiente. Tal condição confirmou a hipótese nula desta pesquisa. Neste sentido entende-se como imprescindível a importância destes profissionais manter-se inseridos, sempre que possível, nos programas e cursos que promova uma educação continuada, com isso conseguirão manter-se atualizados. Considerações finais: Espero que este estudo motive a produção de novas publicações já que são escassas na literatura atual, que seja precursor e desperte o desejo nos gestores, não apenas dos municípios estudados, a desenvolver novas ações, além de condicionar e possibilitar o acesso destes profissionais em programas de desenvolvimento e ascensão profissional. A educação continuada é sem dúvida o principal meio na busca, promoção e melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, visto que o sucesso das intervenções realizadas está diretamente interligado ao nível de preparação destes profissionais no enfretamento das diversas situações.the correct identification of the cardiopulmonary, stop signs, symptoms and causes, as well as the forms of treatment in hospitals and out of it, are of extreme importance to the reduction of sudden deaths. Deems necessary that nurses in primary care are secure regarding the application of their conduct and handling of their abilities by a stop Respiratory Cardio (PCR). Objectives: Analyze the conduct of nurses outside the recognition of cardiopulmonary arrest and execution of cardiopulmonary resuscitation maneuvers; describe socioeconomic variables and concerning the formation and professional performance of nurses (a) of the ESF; investigate the time of training for nurses working in family health Strategy; find out the following CPR Protocol for these nurses; Verify access to the automated external defibrillator in the basic unit of health and safety in your handling of the defibrillator. Methodology: cross-sectional Study of exploratory character, with a quantitative approach, carried out with 24 nurses (a) active in primary care of three municipalities in the region of Brazil Brazil. Professionals were excluded above 60 years and those who refuse to participate in the research. The data was stored and analysed by using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), in that If employed the inferential statistics, Chi-square, use considering significance of p < 0.05. The research project was submitted to the Research Ethics Committee of the hospital Alcides Castro, being approved under the CAAE 04729218.0.0000.5182 Protocol. Only after the approval, began collecting data in accordance with the provisions of resolution No. 466/2012 of the National Health Council (CNS)/Ministry of health (MS), which rules on research with human beings. Results: the study showed a prevalence of professionals being female, having an average age of 32 years, being in marital union stable with the presence of children and income average three minimum wages. Most graduated in public institutions and do not have graduate degrees. To find out how the management and protocols used in PCR, these showed an insufficient knowledge. Such a condition confirmed the null hypothesis of this research. In this sense it is understood how essential the importance of these professionals remain inserted, whenever possible, in the programs and courses that promote a continuing education, with it will be able to keep updated. Final thoughts: I hope that this study will motivate the production of new publications that are scarce in the current literature, which is a forerunner and awaken the desire in the managers, not just of the studied municipal districts, to develop new actions, in addition to condition and enable the access of these professionals in development programs and professional rise. Continuing education is arguably the primary means in seeking, promoting and improving the quality of nursing care, since the success of the interventions is directly linked to the level of preparedness of these professionals in the counter of the various situations.La correcta identificación de la parada cardiopulmonar, los signos, síntomas y causas, así como las formas de tratamiento en el ámbito hospitalario y fuera de él, son de suma importancia para reducir las muertes súbitas. Se considera necesario que el enfermero que trabaja en atención primaria tenga confianza en la aplicación de su comportamiento y el manejo de sus habilidades a través de un paro cardiorrespiratorio (CPA). Objetivos: Analizar el comportamiento del enfermero ante el reconocimiento de la Parada Cardiopulmonar y la realización de maniobras de Reanimación Cardiopulmonar; describir las variables socioeconómicas y las relacionadas con la formación y desempeño profesional del enfermero (a) en la ESF; investigar el tiempo de formación de los enfermeros que trabajan en la Estrategia de Salud de la Familia; verificar el seguimiento del protocolo de reanimación cardiopulmonar por parte de estas enfermeras; verificar el acceso al desfibrilador externo automático en la Unidad Básica de Salud y la seguridad en el manejo del desfibrilador. Metodología: Estudio exploratorio, transversal, con enfoque cuantitativo, realizado con 24 enfermeras que laboran en atención primaria en tres municipios de la región de Curimataú, Paraíba. Se excluyeron los profesionales mayores de 60 años y aquellos que se negaron a participar en la investigación. Los datos se almacenaron y analizaron mediante el paquete estadístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), en el que se utilizó estadística inferencial, utilizando el chi-cuadrado, considerando un nivel de significancia de p <0.05. El proyecto de investigación fue presentado al Comité de Ética en Investigación del hospital Alcides Carneiro, siendo aprobado bajo el protocolo CAAE 04729218.0.0000.5182. Solo después de la aprobación, se inició la recolección de datos siguiendo los preceptos de la Resolución No. 466/2012 del Consejo Nacional de Salud (CNS) / Ministerio de Salud (MS), que prevé la investigación con seres humanos. Resultados: El estudio reveló un predominio de profesionales siendo mujeres, con una edad promedio de 32 años, estar en unión marital estable con hijos y un ingreso promedio de tres salarios mínimos. La mayoría se graduó de instituciones públicas y aún no tiene un posgrado. Al investigar el manejo y los protocolos utilizados en PCR, no tenían conocimiento suficiente. Tal condición confirmó la hipótesis nula de esta investigación. En este sentido, se entiende como fundamental la importancia de que estos profesionales permanezcan insertados, siempre que sea posible, en programas y cursos que promuevan la formación continua, con lo cual podrán mantenerse al día. Consideraciones finales: Espero que este estudio motive la producción de nuevas publicaciones, ya que son escasas en la literatura actual, que sea precursora y despierte el deseo en los gestores, no solo en los municipios estudiados, de desarrollar nuevas acciones, además de condicionar y posibilitando el acceso de estos profesionales en programas de desarrollo y promoción profesional. La educación continua es sin duda el principal medio en la búsqueda, promoción y mejora de la calidad de la atención de enfermería, ya que el éxito de las intervenciones realizadas está directamente ligado al nivel de preparación de estos profesionales para afrontar diferentes situaciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGABRANTES, Magaly Suênya de Almeida Pinto.PINTO, M. S. A.http://lattes.cnpq.br/3057010828975137FERREIRA, Jocelly de AraújoRIBEIRO, Luana Carla Santana.MENDES, Alberto de Oliveira.2019-06-172019-10-17T12:49:45Z2019-10-172019-10-17T12:49:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8196MENDES, Alberto de Oliveira. Reanimação cardiopulmonar: competências de enfermeiros na atenção primária. 2019. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T16:50:44Zoai:localhost:riufcg/8196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T16:50:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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