O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32378 |
Resumo: | Sabe-se que os primeiros contatos com a prática docente oportunizam espaço para que graduandos/as vivenciem as dimensões e a complexidade de sua profissão. Além disso, essas experiências podem impactar seu desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade docente. Esta pesquisa tem como objetivo investigar representações textualizadas por três residentes de Letras-Inglês acerca dos objetos constitutivos da atividade docente e suas contribuições para a construção identitária profissional. Para tanto, o corpus é composto de relatos reflexivos escritos, durante as duas primeiras edições do Programa (2018 e 2020), pelos dois residentes e pela residente, participantes do Núcleo Multidisciplinar de Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise se dá a partir de uma perspectiva qualitativo-interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e em conceitos propostos pelas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009), além dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), e identidade docente (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES-PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). A análise evidencia que as representações textualizadas acerca dos objetos constitutivos da atividade docente apontaram para identidades profissionais que foram se construindo a partir dos processos de interação com os diversos atores do Programa e a partir da apropriação dos objetos da esfera docente. Conclui-se que a construção identitária da residente e dos dois residentes se deu a partir de um viés crítico-reflexivo, revelando identidades inclusivas, que lançam um olhar sensível e engajado para suas práticas docentes. |
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O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês.The pedagogical residency program and the representations of the teaching activity: a look at the identity construction of English teachers.Programa de Residência PedagógicaIdentidade docenteRepresentações docentesLinguística AplicadaLetras-InglêsPedagogical Residency ProgramTeacher identityFaculty representationsApplied linguisticsLetters-EnglishProgramme de résidence pédagogique l’identité de l’enseignant Représentations du corps professoral Linguistique appliquéeLettres-AnglaisLetrasSabe-se que os primeiros contatos com a prática docente oportunizam espaço para que graduandos/as vivenciem as dimensões e a complexidade de sua profissão. Além disso, essas experiências podem impactar seu desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade docente. Esta pesquisa tem como objetivo investigar representações textualizadas por três residentes de Letras-Inglês acerca dos objetos constitutivos da atividade docente e suas contribuições para a construção identitária profissional. Para tanto, o corpus é composto de relatos reflexivos escritos, durante as duas primeiras edições do Programa (2018 e 2020), pelos dois residentes e pela residente, participantes do Núcleo Multidisciplinar de Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise se dá a partir de uma perspectiva qualitativo-interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e em conceitos propostos pelas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009), além dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), e identidade docente (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES-PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). A análise evidencia que as representações textualizadas acerca dos objetos constitutivos da atividade docente apontaram para identidades profissionais que foram se construindo a partir dos processos de interação com os diversos atores do Programa e a partir da apropriação dos objetos da esfera docente. Conclui-se que a construção identitária da residente e dos dois residentes se deu a partir de um viés crítico-reflexivo, revelando identidades inclusivas, que lançam um olhar sensível e engajado para suas práticas docentes.It is known that the first contacts with teaching practice make room for undergraduate students to experience the dimensions and complexity of their profession. Also, these experiences can impact on their professional development and identity construction. This research aims at investigating representations textualized by three residents of Modern Languages about the constitutive objects of teaching work and their contributions to their professional identity construction. Therefore, the corpus comprises reflective reports written, during the first two editions of the Program, by the three residents, participants of the Multidisciplinary Group of Spanish/English Languages from the Department of Modern Foreign Languages (DLEM) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The analysis is held by a qualitative-interpretative perspective (DENZIN; LINCOLN, 2006). The research is based on the theoretical-methodological framework of the Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2008) and on concepts offered by the Work Sciences (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), also considering the assumptions of Applied Linguistics (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009) and the concepts of identity (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), and teacher identity (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES- PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). The analysis demonstrates that the representations textualized by the residents reveal identities constructed based on the processes of interaction with the language actors and the appropriation of objects from the teaching dimension. In conclusion, the identity construction took place from a criticalreflexive perspective, revealing inclusive identities that turn sensitive and engaged eyes on their teacher practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, Edmilson L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358SILVA, Williany Miranda da.MEDRADO, Betânia Passos.ARAÚJO, Denise Lino deTINOCO, Glícia Marili Azevedo de MedeirosLIRA, Edvaldo Santos de.2023-07-062023-10-26T12:28:37Z2023-10-262023-10-26T12:28:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32378LIRA, Edvaldo Santos de. O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-26T12:28:38Zoai:localhost:riufcg/32378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-26T12:28:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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