Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Yngrid Galvão.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar como as atividades do marketing promocional estão sendo desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. A partir daí, foram estabelecidos como objetivos específicos: a identificação de como as empresas estão fazendo uso das atividades do marketing promocional; a descrição do calendário promocional anual das empresas; e a descrição das estratégias do visual merchandising. A fundamentação teórica está centrada na discussão acerca do varejo, do marketing promocional e visual merchandising. Com base na literatura abordada e no objetivo do trabalho, optou-se pelo desenvolvimento de estudos de múltiplos casos, descritivos e seguindo uma orientação qualitativa. A partir de critérios estabelecidos na metodologia foram escolhidos três lojas para análise nesse estudo: a Colcci Boulevard, a Dress to e a Woman Loft. A coleta de dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco pessoas que estão ligadas diretamente a gestão do marketing e, por algumas poucas observações realizadas no próprio decorrer das entrevistas. A análise dos dados foi realizada através da categorização das informações e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram como as atividades do marketing promocional são realizadas em lojas do segmento de varejo de moda são desenvolvidas no dia-a-dia e esquematizadas para a conquista de novos clientes. Da mesma maneira como o uso das vitrinas requer maiores conhecimentos a cerca das estratégias do visual merchandising e do vitrinismo como elementos do marketing promocional por parte dos varejistas.
id UFCG_1b8a7614ba87e5a2e0a08ccb14bf6662
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6315
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.Promotional Marketing: an analysis of activities developed by retailers in the Campina Grande fashion sector.Varejo de modaMarketing promocionalVisual merchandisingFashion retailVisual merchandisingPromotional marketingAdministraçãoO objetivo desse estudo é analisar como as atividades do marketing promocional estão sendo desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. A partir daí, foram estabelecidos como objetivos específicos: a identificação de como as empresas estão fazendo uso das atividades do marketing promocional; a descrição do calendário promocional anual das empresas; e a descrição das estratégias do visual merchandising. A fundamentação teórica está centrada na discussão acerca do varejo, do marketing promocional e visual merchandising. Com base na literatura abordada e no objetivo do trabalho, optou-se pelo desenvolvimento de estudos de múltiplos casos, descritivos e seguindo uma orientação qualitativa. A partir de critérios estabelecidos na metodologia foram escolhidos três lojas para análise nesse estudo: a Colcci Boulevard, a Dress to e a Woman Loft. A coleta de dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco pessoas que estão ligadas diretamente a gestão do marketing e, por algumas poucas observações realizadas no próprio decorrer das entrevistas. A análise dos dados foi realizada através da categorização das informações e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram como as atividades do marketing promocional são realizadas em lojas do segmento de varejo de moda são desenvolvidas no dia-a-dia e esquematizadas para a conquista de novos clientes. Da mesma maneira como o uso das vitrinas requer maiores conhecimentos a cerca das estratégias do visual merchandising e do vitrinismo como elementos do marketing promocional por parte dos varejistas.The main goal of this study is to analyze how the activities of the promotional marketing are developed by the retailers in the city of Campina Grande. The specific objectives, that are relevant for the study, contemplated the identification of the how the companies are making use of the activities in the promotional marketing; the description of the annual promotional calendar of the companies; and the descriptions of the visual merchandising strategies in the three companies observed in the study. The theoretical-empirical brings an initial discussion about the retail, the promotional marketing and the visual merchandising. Based on the literature and the purpose mentioned, we chose the qualitative method to perform this research, developing a study of multiple cases at the stores Colcci Boulevard, Dress to and Woman Loft. The data collection occurred mainly through semi-structured interviews realized with five people who are linked directly to the management of the promotional marketing and by a few observations in the course of their interviews. The data analysis was performed using the categorization of information and content analysis. The results showed as promotional marketing activities are carried out in the stores retail of fashion are developed on a day-to-day and outlined for acquiring new customers. Just as the use of showcases requires more knowledge about the strategies of visual merchandising and window displays as elements of the promotional marketing by retailers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V.F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666FERNANDES, Maria Aldano de França.FERNANDES, M.A.F.http://lattes.cnpq.br/5972425946014394MIRANDA, Yngrid Galvão.20132019-08-28T23:08:17Z2019-08-282019-08-28T23:08:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315MIRANDA, Yngrid Galvão. Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. 2013. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T12:04:57Zoai:localhost:riufcg/6315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T12:04:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
Promotional Marketing: an analysis of activities developed by retailers in the Campina Grande fashion sector.
title Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
spellingShingle Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
MIRANDA, Yngrid Galvão.
Varejo de moda
Marketing promocional
Visual merchandising
Fashion retail
Visual merchandising
Promotional marketing
Administração
title_short Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
title_full Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
title_fullStr Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
title_full_unstemmed Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
title_sort Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande.
author MIRANDA, Yngrid Galvão.
author_facet MIRANDA, Yngrid Galvão.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V.F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
SOUSA, Darcon.
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
FERNANDES, Maria Aldano de França.
FERNANDES, M.A.F.
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Yngrid Galvão.
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo de moda
Marketing promocional
Visual merchandising
Fashion retail
Visual merchandising
Promotional marketing
Administração
topic Varejo de moda
Marketing promocional
Visual merchandising
Fashion retail
Visual merchandising
Promotional marketing
Administração
description O objetivo desse estudo é analisar como as atividades do marketing promocional estão sendo desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. A partir daí, foram estabelecidos como objetivos específicos: a identificação de como as empresas estão fazendo uso das atividades do marketing promocional; a descrição do calendário promocional anual das empresas; e a descrição das estratégias do visual merchandising. A fundamentação teórica está centrada na discussão acerca do varejo, do marketing promocional e visual merchandising. Com base na literatura abordada e no objetivo do trabalho, optou-se pelo desenvolvimento de estudos de múltiplos casos, descritivos e seguindo uma orientação qualitativa. A partir de critérios estabelecidos na metodologia foram escolhidos três lojas para análise nesse estudo: a Colcci Boulevard, a Dress to e a Woman Loft. A coleta de dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco pessoas que estão ligadas diretamente a gestão do marketing e, por algumas poucas observações realizadas no próprio decorrer das entrevistas. A análise dos dados foi realizada através da categorização das informações e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram como as atividades do marketing promocional são realizadas em lojas do segmento de varejo de moda são desenvolvidas no dia-a-dia e esquematizadas para a conquista de novos clientes. Da mesma maneira como o uso das vitrinas requer maiores conhecimentos a cerca das estratégias do visual merchandising e do vitrinismo como elementos do marketing promocional por parte dos varejistas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-28T23:08:17Z
2019-08-28
2019-08-28T23:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315
MIRANDA, Yngrid Galvão. Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. 2013. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315
identifier_str_mv MIRANDA, Yngrid Galvão. Marketing promocional: uma análise das atividades desenvolvidas por varejistas do setor de moda de Campina Grande. 2013. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389604376576