Análise dos processos de flexão e derivação do substantivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTRELA, Noábia Maria de Freitas.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8869
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o tratamento que o livro didático (LD) dá aos processos de flexão e derivação do substantivo. Para tanto, elaboramos uma base teórica partindo de apontamentos sobre o LD, finalizando com os conceitos e critérios de flexão e derivação estabelecidos por Mattoso (2004). Em seguida, verificamos se havia o trabalho com os processos de flexão e derivação do substantivo no LD do 6º ano do Ensino Fundamental; logo após, examinamos os conceitos trabalhados no LD; e posteriormente descrevemos como o LD trata os processos de flexão e derivação do substantivo. A fundamentação teórica foi o Estruturalismo Descritivo com base nas discussões de Mattoso (2004) no que diz respeito à flexão e a derivação do substantivo; Costa; Freitag; Motta (1993) quando apontamos algumas considerações sobre os LD e suas funções; e ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a análise linguística e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental, sem desconsiderar os demais autores que seguem esta vertente e que nos auxiliaram nas teorias. Esta é uma pesquisa documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa foram os quatro livros didáticos da coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 6º ano destinado aos alunos do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os critérios de regularidade/irregularidade, concordância/não concordância, não opcionalidade/ opcionalidade que definem os processos de flexão e derivação do substantivo para Mattoso (2004). O resultado da análise apontou que 29% das atividades do LD trabalham a flexão ou a derivação do substantivo de forma completa, o que corresponde a 07 atividades, 21% trabalham de forma incompleta, o que corresponde a 05 atividades, e 50% não trabalham os processos de flexão e derivação dos substantivos. A partir desse resultado, consideramos que há um baixo percentual para um trabalho efetivo de análise linguística dos devidos processos.
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A fundamentação teórica foi o Estruturalismo Descritivo com base nas discussões de Mattoso (2004) no que diz respeito à flexão e a derivação do substantivo; Costa; Freitag; Motta (1993) quando apontamos algumas considerações sobre os LD e suas funções; e ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a análise linguística e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental, sem desconsiderar os demais autores que seguem esta vertente e que nos auxiliaram nas teorias. Esta é uma pesquisa documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa foram os quatro livros didáticos da coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 6º ano destinado aos alunos do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os critérios de regularidade/irregularidade, concordância/não concordância, não opcionalidade/ opcionalidade que definem os processos de flexão e derivação do substantivo para Mattoso (2004). O resultado da análise apontou que 29% das atividades do LD trabalham a flexão ou a derivação do substantivo de forma completa, o que corresponde a 07 atividades, 21% trabalham de forma incompleta, o que corresponde a 05 atividades, e 50% não trabalham os processos de flexão e derivação dos substantivos. A partir desse resultado, consideramos que há um baixo percentual para um trabalho efetivo de análise linguística dos devidos processos.The objective of this study is to analyze how a textbook works with the noun inflection and derivation processes. To do so, we elaborate a theoretical basis starting from notes about the textbook, ending with the concepts and criteria of flexion and derivation established by Mattoso (2004). Then, we verified if the 6th year of Elementary School textbook dealt with the noun inflection and derivation processes; after this, we examine the concepts worked on it; and later we describe how it treats noun inflection and derivation processes. The theoretical framework of this study was Descriptive Structuralism based on the discussions of Mattoso (2004) regarding flexion and derivation of the noun; Coast; Freitag; Motta (1993) when we pointed out some considerations about the use of the textbook and its functions; as well as in the Parâmetros Curricularees Nacionais (PCN, 1998) and in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), when we focused on the linguistic analysis and the objectives of Portuguese language teaching for Elementary School, not mentioning other authors who follow this strand and that helped us with their theories. This is a quantitative-qualitative documentary research. The research universe was the four textbooks of PORTUGUÊS LINGUAGENS collection. From this universe, we selected as corpus of analysis the book of the 6th year destined to elementary students. The categories of analysis were the criteria of regularity/irregularity, agreement/non-agreement, non-optionality/optionality that define the noun inflection and derivation processes according to Mattoso (2004). The analysis result indicated that 29% of the textbook activities work inflection or derivation of the noun in a complete way, which corresponds to 07 activities, 21% work incompletely, which corresponds to 05 activities, and 50% do not work the noun inflection and derivation processes. From this result, we consider that there is a low percentage of effectiveness related to linguistic analysis of the referred processes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.SOUSA, José Wanderley Alves de.ESTRELA, Noábia Maria de Freitas.2018-07-182019-11-05T14:37:16Z2019-11-052019-11-05T14:37:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8869ESTRELA, Noábia Maria de Freitas. Análise dos processos de flexão e derivação do substantivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 56f. 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