Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam. |
id |
UFCG_1bc6f2c7abe2fb9efca6967d7bb6ca68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27291 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends.Literatura oralLendaSaber literárioEstudo de Lendas Icó-CearáLetramento literárioProposta pedagógica-lendasMemória regional Icó-CearáOral literatureLegendLiterary knowledgeStudy of Icó-Ceará LegendsPedagogical proposal-legendsIcó-Ceará regional memoryLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam.The present work has as its theme the literary reading of legends, more specifically, the legends of the city of Icó/CE. And it arises from the following question: how can the studies of the legends of the city icoense contribute to the construction of literary knowledge and the appreciation of the memories of this people? Faced with this question, its objective is to present a pedagogical proposal with the oral genre legend, for 6th grade elementary school classes. To achieve this goal, we discuss the conceptions of reading and literary literacy; the conceptions of oral literature and legends; we analyze and describe how the literature teaching and oral literature are treated by the National Common Curriculum Base. In light of literary literacy, which has as its object of study the teaching of literature in the classroom, the theoretical foundation followed in this research is centered on the studies of Cosson and Paulino (2009) and Cosson (2011 and 2015); on oral literature we are based in Cascudo (2012), Alcoforado (2018); and about the legend genre, in Bayard (2001). This is exploratory research of an applied nature. We propose a thematic discussion aimed at working in basic education, in order to provide subsidies for effective reading formation; it is mainly based on bibliographic research, aiming to list information and consistent positions on the central theme of this work. As a result, we developed a pedagogical proposal with the intention of contributing positively to the teaching of literature. This choice, in the school sphere/environment, becomes valid and important, in our view, because it allows not only the development of a fruitful, fruitful and critical reader, as well as a reader who is attentive to his surroundings and the cultural manifestations that surround him.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SOUSA, Silvana Vieira de.SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.SILVA, Rhaul Leandro da.2022-08-192022-09-19T18:24:13Z2022-09-192022-09-19T18:24:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T18:24:13Zoai:localhost:riufcg/27291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T18:24:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends. |
title |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
spellingShingle |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. SILVA, Rhaul Leandro da. Literatura oral Lenda Saber literário Estudo de Lendas Icó-Ceará Letramento literário Proposta pedagógica-lendas Memória regional Icó-Ceará Oral literature Legend Literary knowledge Study of Icó-Ceará Legends Pedagogical proposal-legends Icó-Ceará regional memory Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
title_full |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
title_fullStr |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
title_full_unstemmed |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
title_sort |
Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. |
author |
SILVA, Rhaul Leandro da. |
author_facet |
SILVA, Rhaul Leandro da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Elri Bandeira de. SOUSA, E. B. http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 SOUSA, Silvana Vieira de. SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rhaul Leandro da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura oral Lenda Saber literário Estudo de Lendas Icó-Ceará Letramento literário Proposta pedagógica-lendas Memória regional Icó-Ceará Oral literature Legend Literary knowledge Study of Icó-Ceará Legends Pedagogical proposal-legends Icó-Ceará regional memory Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Literatura oral Lenda Saber literário Estudo de Lendas Icó-Ceará Letramento literário Proposta pedagógica-lendas Memória regional Icó-Ceará Oral literature Legend Literary knowledge Study of Icó-Ceará Legends Pedagogical proposal-legends Icó-Ceará regional memory Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-19 2022-09-19T18:24:13Z 2022-09-19 2022-09-19T18:24:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291 SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744556511461376 |