Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rhaul Leandro da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
Resumo: O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam.
id UFCG_1bc6f2c7abe2fb9efca6967d7bb6ca68
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27291
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends.Literatura oralLendaSaber literárioEstudo de Lendas Icó-CearáLetramento literárioProposta pedagógica-lendasMemória regional Icó-CearáOral literatureLegendLiterary knowledgeStudy of Icó-Ceará LegendsPedagogical proposal-legendsIcó-Ceará regional memoryLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam.The present work has as its theme the literary reading of legends, more specifically, the legends of the city of Icó/CE. And it arises from the following question: how can the studies of the legends of the city icoense contribute to the construction of literary knowledge and the appreciation of the memories of this people? Faced with this question, its objective is to present a pedagogical proposal with the oral genre legend, for 6th grade elementary school classes. To achieve this goal, we discuss the conceptions of reading and literary literacy; the conceptions of oral literature and legends; we analyze and describe how the literature teaching and oral literature are treated by the National Common Curriculum Base. In light of literary literacy, which has as its object of study the teaching of literature in the classroom, the theoretical foundation followed in this research is centered on the studies of Cosson and Paulino (2009) and Cosson (2011 and 2015); on oral literature we are based in Cascudo (2012), Alcoforado (2018); and about the legend genre, in Bayard (2001). This is exploratory research of an applied nature. We propose a thematic discussion aimed at working in basic education, in order to provide subsidies for effective reading formation; it is mainly based on bibliographic research, aiming to list information and consistent positions on the central theme of this work. As a result, we developed a pedagogical proposal with the intention of contributing positively to the teaching of literature. This choice, in the school sphere/environment, becomes valid and important, in our view, because it allows not only the development of a fruitful, fruitful and critical reader, as well as a reader who is attentive to his surroundings and the cultural manifestations that surround him.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SOUSA, Silvana Vieira de.SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.SILVA, Rhaul Leandro da.2022-08-192022-09-19T18:24:13Z2022-09-192022-09-19T18:24:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T18:24:13Zoai:localhost:riufcg/27291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T18:24:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends.
title Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
spellingShingle Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
SILVA, Rhaul Leandro da.
Literatura oral
Lenda
Saber literário
Estudo de Lendas Icó-Ceará
Letramento literário
Proposta pedagógica-lendas
Memória regional Icó-Ceará
Oral literature
Legend
Literary knowledge
Study of Icó-Ceará Legends
Pedagogical proposal-legends
Icó-Ceará regional memory
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
title_full Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
title_fullStr Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
title_full_unstemmed Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
title_sort Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
author SILVA, Rhaul Leandro da.
author_facet SILVA, Rhaul Leandro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Elri Bandeira de.
SOUSA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
SOUSA, Silvana Vieira de.
SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rhaul Leandro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura oral
Lenda
Saber literário
Estudo de Lendas Icó-Ceará
Letramento literário
Proposta pedagógica-lendas
Memória regional Icó-Ceará
Oral literature
Legend
Literary knowledge
Study of Icó-Ceará Legends
Pedagogical proposal-legends
Icó-Ceará regional memory
Letras - Língua Portuguesa.
topic Literatura oral
Lenda
Saber literário
Estudo de Lendas Icó-Ceará
Letramento literário
Proposta pedagógica-lendas
Memória regional Icó-Ceará
Oral literature
Legend
Literary knowledge
Study of Icó-Ceará Legends
Pedagogical proposal-legends
Icó-Ceará regional memory
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-19
2022-09-19T18:24:13Z
2022-09-19
2022-09-19T18:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
identifier_str_mv SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556511461376