Sincronismo organizacional: proposta de redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUFINO, Ívyna Lavinia de Oliveira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9486
Resumo: Com o avanço da globalização, as organizações têm buscado diversas alternativas para manterem-se competitivas no mercado, com foco principal na satisfação do cliente. Controlar os processos organizacionais que propiciam a entrega destes resultados torna-se necessário, visando evitar falhas que venham a atrapalhar a experiência do consumidor. Nesse contexto, destaca-se a Gestão Por Processos, a qual busca simplificar as estruturas organizacionais através da mudança na forma como a empresa enxerga seus objetivos e posiciona sua estrutura, adotando a chamada visão horizontal. Assim, surge a metodologia de Sincronismo Organizacional, criada por Rocha e Albuquerque (2007), que busca auxiliar gestores a alcançar a visão horizontal nas organizações. Dessa forma, o presente estudo de caso foi realizado com o intuito de propor o redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa de comércio de materiais odontológicos, a partir da metodologia do Sincronismo Organizacional. Para isto, foi realizada uma pesquisa caracterizada como descritiva-exploratória por meio de abordagem mista, que envolve tanto o estudo quantitativo quanto o qualitativo. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: observação direta, entrevistas e questionários in loco e online. Para a análise qualitativa, realizou-se a análise descritiva dos dados coletados pelas entrevistas. Na análise quantitativa, foi feita análise estatística com uso de um software estatístico para ciências sociais aplicadas. Como resultado da pesquisa, o processo atual de atendimento e venda da empresa se mostrou bastante complexo e detalhado, no qual em alguns estágios o atendente pode cometer falhas humanas devido às ferramentas utilizadas e procedimentos efetuados. Ainda, dos critérios analisados pelos clientes, foi percebida a importância da cordialidade do vendedor e da qualidade do produto para sua satisfação em relação ao atendimento. Quanto às percepções da gestora e da vendedora, foram citados aspectos como a passividade do cliente no processo e a necessidade de maior conhecimento dos atendentes sobre os produtos vendidos. Dessa forma, o novo processo proposto foi criado em vista a aprimorar estes aspectos e evitar erros cometidos pelos agentes.
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Dessa forma, o presente estudo de caso foi realizado com o intuito de propor o redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa de comércio de materiais odontológicos, a partir da metodologia do Sincronismo Organizacional. Para isto, foi realizada uma pesquisa caracterizada como descritiva-exploratória por meio de abordagem mista, que envolve tanto o estudo quantitativo quanto o qualitativo. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: observação direta, entrevistas e questionários in loco e online. Para a análise qualitativa, realizou-se a análise descritiva dos dados coletados pelas entrevistas. Na análise quantitativa, foi feita análise estatística com uso de um software estatístico para ciências sociais aplicadas. Como resultado da pesquisa, o processo atual de atendimento e venda da empresa se mostrou bastante complexo e detalhado, no qual em alguns estágios o atendente pode cometer falhas humanas devido às ferramentas utilizadas e procedimentos efetuados. Ainda, dos critérios analisados pelos clientes, foi percebida a importância da cordialidade do vendedor e da qualidade do produto para sua satisfação em relação ao atendimento. Quanto às percepções da gestora e da vendedora, foram citados aspectos como a passividade do cliente no processo e a necessidade de maior conhecimento dos atendentes sobre os produtos vendidos. Dessa forma, o novo processo proposto foi criado em vista a aprimorar estes aspectos e evitar erros cometidos pelos agentes.With the advance of globalization, organizations have sought several alternatives to remain competitive in the market, with main focus on customer satisfaction. Control organizational processes that allow the delivery of these results becomes necessary, in order to avoid failures that may disrupt the consumer experience. In this context, there is the Management By Processes, which seeks to simplify organizational structures by changing the way the company sees its goals and positions its structure, adopting the so-called horizontal vision. That said, there is the methodology of Organizational Synchro, created by Rocha and Albuquerque (2007), which seeks to help managers achieve horizontal vision in the organizations. Thus, this case study was carried out with the aim to propose the redesign of the process of attendance and sale of a microenterprise dental materials trade, from the methodology of Organizational Synchro. For this, a search was conducted characterized as descriptive and exploratory by a mixed approach that involves both quantitative and qualitative study. Three data collection instruments were used: direct observation, interviews and questionnaires in the field and online. For the qualitative analysis, it was made the descriptive analysis of the data collected through the interviews. In the quantitative analysis, it was made statistical analysis using one statistical software for applied social sciences. As a result of the research, the current process of attendance and sale of the company proved quite complex and detailed, which in some stages the attendant can make human errors due to the used tools and made procedures. Still, the criteria analyzed by the costumers, was perceived the importance of warmth of the seller and quality of the product to theirs satisfaction related to the service. As for the perceptions of the manager and the seller, were cited aspects such as passivity of the customer in the process and the need for more knowledge of the attendants on products sold. Thus, the new process proposed was created in order to improve these aspects and avoid mistakes made by agents.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2019-11-25T14:54:51Z No. of bitstreams: 1 ÍVYNA LAVINIA DE OLIVEIRA RUFINO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdf: 1120041 bytes, checksum: b13ffafd09064cf34e3baef31d5141d0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-25T14:54:51Z (GMT). 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