Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198 |
Resumo: | Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar. |
id |
UFCG_1cfb4852a9ecea533fd9001b4c4ebf87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6198 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district.Sociologia educacionalDiversidade étnico - racialIdentidade da CriançaConstrução da IdentidadeEducational sociologyEthnic-Racial DiversityChild IdentityIdentity BuildingEducação.Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar.We know that identity is process, and through the relationships we have established with the other, which influences in this construction. So, with this study we return our gaze to the construction of ethnic identity. For this, we seek to examine the practices developed by teacher of Elementary School I contribute to the construction of the identity of the black kids. For their achievement, we lean on authors as Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), among others. As for the methodology, our research is a field study, with emphasis on the quantitative perspective in terms of quality, and took place from the application of a questionnaire with open and closed questions to 09 (nine) tutors from 04 (four) public schools in the rural town of Sousa/PB. As a result, we realized we still urge the discussion in schools on ethnics and racial diversity, as well as the training of teachers to better work with the theme, so that we have incursions into pedagogical practices in positive identity constructs in the school environments.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Marcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817SANTOS, Risomar Alves dos.CUNHA, Ane Cristine Hermínio.PEREIRA, Janiely Gabriel.2015-12-042019-08-26T17:14:40Z2019-08-262019-08-26T17:14:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:30:05Zoai:localhost:riufcg/6198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:30:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district. |
title |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
spellingShingle |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. PEREIRA, Janiely Gabriel. Sociologia educacional Diversidade étnico - racial Identidade da Criança Construção da Identidade Educational sociology Ethnic-Racial Diversity Child Identity Identity Building Educação. |
title_short |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
title_full |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
title_fullStr |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
title_full_unstemmed |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
title_sort |
Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. |
author |
PEREIRA, Janiely Gabriel. |
author_facet |
PEREIRA, Janiely Gabriel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. SANTIAGO, Stella M. de M. http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 SANTOS, Risomar Alves dos. CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Janiely Gabriel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia educacional Diversidade étnico - racial Identidade da Criança Construção da Identidade Educational sociology Ethnic-Racial Diversity Child Identity Identity Building Educação. |
topic |
Sociologia educacional Diversidade étnico - racial Identidade da Criança Construção da Identidade Educational sociology Ethnic-Racial Diversity Child Identity Identity Building Educação. |
description |
Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2019-08-26T17:14:40Z 2019-08-26 2019-08-26T17:14:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198 PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388909170688 |