Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Janiely Gabriel.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
Resumo: Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar.
id UFCG_1cfb4852a9ecea533fd9001b4c4ebf87
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6198
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district.Sociologia educacionalDiversidade étnico - racialIdentidade da CriançaConstrução da IdentidadeEducational sociologyEthnic-Racial DiversityChild IdentityIdentity BuildingEducação.Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar.We know that identity is process, and through the relationships we have established with the other, which influences in this construction. So, with this study we return our gaze to the construction of ethnic identity. For this, we seek to examine the practices developed by teacher of Elementary School I contribute to the construction of the identity of the black kids. For their achievement, we lean on authors as Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), among others. As for the methodology, our research is a field study, with emphasis on the quantitative perspective in terms of quality, and took place from the application of a questionnaire with open and closed questions to 09 (nine) tutors from 04 (four) public schools in the rural town of Sousa/PB. As a result, we realized we still urge the discussion in schools on ethnics and racial diversity, as well as the training of teachers to better work with the theme, so that we have incursions into pedagogical practices in positive identity constructs in the school environments.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Marcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817SANTOS, Risomar Alves dos.CUNHA, Ane Cristine Hermínio.PEREIRA, Janiely Gabriel.2015-12-042019-08-26T17:14:40Z2019-08-262019-08-26T17:14:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:30:05Zoai:localhost:riufcg/6198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:30:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district.
title Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
spellingShingle Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
PEREIRA, Janiely Gabriel.
Sociologia educacional
Diversidade étnico - racial
Identidade da Criança
Construção da Identidade
Educational sociology
Ethnic-Racial Diversity
Child Identity
Identity Building
Educação.
title_short Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
title_full Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
title_fullStr Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
title_full_unstemmed Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
title_sort Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.
author PEREIRA, Janiely Gabriel.
author_facet PEREIRA, Janiely Gabriel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
SANTOS, Risomar Alves dos.
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Janiely Gabriel.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia educacional
Diversidade étnico - racial
Identidade da Criança
Construção da Identidade
Educational sociology
Ethnic-Racial Diversity
Child Identity
Identity Building
Educação.
topic Sociologia educacional
Diversidade étnico - racial
Identidade da Criança
Construção da Identidade
Educational sociology
Ethnic-Racial Diversity
Child Identity
Identity Building
Educação.
description Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2019-08-26T17:14:40Z
2019-08-26
2019-08-26T17:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
identifier_str_mv PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388909170688