A reatualização da identidade nordestina por meio do exame do Movimento Armorial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Anderson Bispo de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36376
Resumo: O presente trabalho resulta de pesquisas relativas ao ensaio monográfico que estou desenvolvendo, e busca compreender o contexto e os acontecimentos que levaram à organização e surgimento do Movimento Armorial no início da década de 1970. Procuro entender este movimento como uma tentativa de reatualizar o discurso regionalista como estratégia de manutenção da influência de grupos intelectuais e políticos em dois eixos: no âmbito regional, assegurando uma área privilegiada de atuação; e em âmbito nacional, a fim de manter a importância inter-regional. As pesquisas apontam para um início oficial do movimento com um concerto ocorrido na cidade do Recife, em 18 de outubro de 1970, realizado pela Orquestra Armorial, e no mesmo evento, uma mostra de artes plásticas. Esse evento se deu com o fomento do Departamento de Extensão Cultural (DEC), da Universidade de Pernambuco, do qual Ariano Suassuana era diretor. Suassuna, que ingressara no universo acadêmico em 1946, no Recife, desenvolve já no ano seguinte uma produção teatral em consonância com o discurso constituído a partir da década de 1920, que visava à reconstrução de uma identidade nacional e para a nova espacialidade, o Nordeste. Nesse sentido, essa produção teatral já buscava retratar os traços definidores dessa “nordestinidade”, através da interpretação da cultura característica da região a partir de um viés popular, mesclado a uma cultura erudita. Após a visibilidade alcançada pela peça O Auto da Compadecida, de 1955, Suassuana se destaca como teatrólogo e passa a ser reconhecido em nível nacional.
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