Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, Camilla Maria Martins.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
Resumo: O objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são: investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática.
id UFCG_1e537a52f88087fc5fea1ea6014277e4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28520
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.Concept(s) of linguistic analysis in the planning and implementation of Portuguese language classes in the supervised internship in Languages.Análise linguísticaTransposição didáticaModelo de professorEnsino de análise linguísticaPrática de ensino de língua portuguesaCurso de Letras - UFCGObservação de aulasEstagiários da Licenciatura em Letras - UFCGLinguistic analysisDidactic transpositionTeacher modelLinguistic analysis teachingPortuguese language teaching practiceLetters Course - UFCGClass observationInterns of the Degree in Letters - UFCGLinguísticaO objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são: investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática.El objetivo general de esta monografia es reflexionar acerca de la enseñanza del análisis linguístico en la materia curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II, del curso de Letras de la UFCG (Campina Grande). Y, de modo específico, sus objetivos son: investigar la concepción del análisis linguístico del profesor-formador y de las alumnas-pasantes de ese componente curricular, averiguar como las alumnas-pasantes transportan el concepto de análisis linguístico en sus clases y describir el modelo del profesor subyacente a las clases de las alumnas-pasantes. El corpus de la pesquisa es formado por la observación de clases durante el planeamiento del componente curricular, clases dadas por las alumnas-pasantes, un cuestionario compuesto por cinco preguntas relacionadas a los conocimientos sobre el análisis linguístico y grabación de las clases. Para realizar el estudio de tal corpus, establecemos como base teórica las nociones de conceptos de análisis linguístico, transposición didáctica y modelos de profesor. Con el estudio realizado, percibimos que las alumnas-pasantes no conocen con profundidad el concepto de análisis linguístico, comprendemos de esta forma que ellas no lo realizan en sus clases, substityendolo por la orientación de la gramática tradicional. Percibimos que uno de los factores que interfieren en ese cuadro es el no-estudio del análisis linguístico en ningún componente del curso, consecuentemente, las lecturas hechas durante el componente curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II no son suficientes para que las alumnas-pasantes se apropien de ese concepto y, por lo tanto, no lo pongan en práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.DUTRA, Camilla Maria Martins.2012-112023-01-02T12:23:34Z2023-01-022023-01-02T12:23:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-02T12:25:34Zoai:localhost:riufcg/28520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-02T12:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
Concept(s) of linguistic analysis in the planning and implementation of Portuguese language classes in the supervised internship in Languages.
title Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
spellingShingle Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
DUTRA, Camilla Maria Martins.
Análise linguística
Transposição didática
Modelo de professor
Ensino de análise linguística
Prática de ensino de língua portuguesa
Curso de Letras - UFCG
Observação de aulas
Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG
Linguistic analysis
Didactic transposition
Teacher model
Linguistic analysis teaching
Portuguese language teaching practice
Letters Course - UFCG
Class observation
Interns of the Degree in Letters - UFCG
Linguística
title_short Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
title_full Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
title_fullStr Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
title_full_unstemmed Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
title_sort Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
author DUTRA, Camilla Maria Martins.
author_facet DUTRA, Camilla Maria Martins.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BEZERRA, Maria Auxiliadora.
BEZERRA, M. A.
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA, Camilla Maria Martins.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise linguística
Transposição didática
Modelo de professor
Ensino de análise linguística
Prática de ensino de língua portuguesa
Curso de Letras - UFCG
Observação de aulas
Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG
Linguistic analysis
Didactic transposition
Teacher model
Linguistic analysis teaching
Portuguese language teaching practice
Letters Course - UFCG
Class observation
Interns of the Degree in Letters - UFCG
Linguística
topic Análise linguística
Transposição didática
Modelo de professor
Ensino de análise linguística
Prática de ensino de língua portuguesa
Curso de Letras - UFCG
Observação de aulas
Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG
Linguistic analysis
Didactic transposition
Teacher model
Linguistic analysis teaching
Portuguese language teaching practice
Letters Course - UFCG
Class observation
Interns of the Degree in Letters - UFCG
Linguística
description O objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são: investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11
2023-01-02T12:23:34Z
2023-01-02
2023-01-02T12:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
identifier_str_mv DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565833302016