A recriação do mito da Virgem de Guadalupe em crônicas de Eduardo Galeano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alison Aroldo Fablicio da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar dois textos literários de Eduardo Galeano (1940-2015) que recriam a figura da Virgem de Guadalupe. Assim, examinamos como o escritor uruguaio reconta esta história em suas crônicas, visando destacar como recriou os aspectos religioso, político e cultural que envolvem o mito da suposta aparição da Virgem de Guadalupe ao Índio Juan Diego no monte Tepeyac no ano de 1531. As crônicas escolhidas são: “1531 Ciudad del México – La Virgen de Guadalupe”, incluída no livro Memoria del fuego (1982) e “Tonantzin se llama Guadalupe”, parte de Los hijos de los días (2011). No primeiro capítulo apresentamos um breve panorama sobre a história do México, abordando a dominação, a escravização e a imposição da religião católica ao povo originário e alguns aspectos da mestiçagem e do sincretismo religioso neste país. Também sintetizamos a história do mito da Virgem de Guadalupe envolvendo o indígena Juan Diego e discutimos a sua importância para a cultura mexicana. No segundo, mostramos a presença da figura da virgem na literatura elencando as principais obras que abordam a temática nos séculos XV e XVI e a biografia de Eduardo Galeano, tecemos considerações sobre o gênero crônica e analisamos os dois textos literários selecionados, destacando os aspectos anteriormente mencionados. Como apoio teórico utilizamos Paz (1950), Fuentes (1992), Zires (1994), Uslar Pietri (1990), Boff (2006), Galeano (1971) e Cândido (1993), entre outros. Com esta investigação concluímos que estudar a recriação do mito guadalupano possibilita compreender melhor a história e a cultura do México desde suas origens, pois a Virgem de Guadalupe tornou-se um dos elementos fundamentais da identidade e da cultura mexicana.
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As crônicas escolhidas são: “1531 Ciudad del México – La Virgen de Guadalupe”, incluída no livro Memoria del fuego (1982) e “Tonantzin se llama Guadalupe”, parte de Los hijos de los días (2011). No primeiro capítulo apresentamos um breve panorama sobre a história do México, abordando a dominação, a escravização e a imposição da religião católica ao povo originário e alguns aspectos da mestiçagem e do sincretismo religioso neste país. Também sintetizamos a história do mito da Virgem de Guadalupe envolvendo o indígena Juan Diego e discutimos a sua importância para a cultura mexicana. No segundo, mostramos a presença da figura da virgem na literatura elencando as principais obras que abordam a temática nos séculos XV e XVI e a biografia de Eduardo Galeano, tecemos considerações sobre o gênero crônica e analisamos os dois textos literários selecionados, destacando os aspectos anteriormente mencionados. Como apoio teórico utilizamos Paz (1950), Fuentes (1992), Zires (1994), Uslar Pietri (1990), Boff (2006), Galeano (1971) e Cândido (1993), entre outros. Com esta investigação concluímos que estudar a recriação do mito guadalupano possibilita compreender melhor a história e a cultura do México desde suas origens, pois a Virgem de Guadalupe tornou-se um dos elementos fundamentais da identidade e da cultura mexicana.El presente trabajo tiene como objetivo analizar dos textos literarios de Eduardo Galeano (1940-2015) que recrean la figura de la Virgen de Guadalupe. Así, examinamos como el escritor uruguayo recontó la historia en sus crónicas, visando destacar como fueron recreados los aspectos religioso, político y cultural, que envuelven el mito de la supuesta aparición de la Virgen de Guadalupe al indígena Juan Diego en el monte Tepeyac en el año de 1531. Las crónicas elegidas son: “1531 Ciudad del México – La Virgen de Guadalupe”, presente en el libro Memoria del fuego (1982) y “Tonantzin se llama Guadalupe”, parte de Los hijos de los días (2011). En el primer capítulo presentamos un breve panorama sobre la historia del México donde abordamos la dominación y la imposición de la religión católica al pueblo originario y algunos aspectos del mestizaje y del sincretismo religioso en este país. También sintetizamos la historia de la Virgen de Guadalupe envolviendo el indio Juan Diego y discutimos su importancia para la cultura mexicana. En el segundo mostramos la presencia de la figura de la virgen en la literatura señalando las principales obras que abordan la temática en los siglos XV y XVI y la biografía de Eduardo Galeano, tejemos consideraciones sobre el género crónica y analizamos los dos textos literarios elegidos, destacando los aspectos anteriormente mencionados. Como apoyo teórico utilizamos Paz (1950), Fuentes (1992), Zires (1994), Uslar Pietri (1990), Boff (2006), Galeano (1971) y Candido (1993), entre otros. Con esta investigación concluimos que estudiar la recreación del mito guadalupano posibilita comprender mejor la historia y la cultura de México desde su origen, pues la Virgen de Guadalupe se tornó uno de los elementos fundamentales de la identidad y de la cultura mexicana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMILREU, Isis.MILREU, I.ttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188COSTA JUNIOR, José Veranildo Lopes.SOUZA, Leandra Farias Ribeiro.SILVA, Alison Aroldo Fablicio da.20182021-04-09T17:22:06Z2021-04-082021-04-09T17:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18013ALISON, Aroldo Fablicio da. A recriação do mito da Virgem de Guadalupe em crônicas de Eduardo Galeano. 2018. 49f. 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