Zefa e Nestor: personagens da modernização urbana em Campina Grande (PB), unidos pelas tramas de uma historiadora-costureira.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34915 |
Resumo: | Em 1907 Campina Grande recebeu alguém que se tornaria uma das personagens mais lembradas pela memória campinense: a menina Josepha, na idade adulta nomeada como Zefa Tributino, senhora do Cassino Eldorado. Muitos anos depois, em 1939, chegou À cidade Nestor Bezerra de Melo, que assumiria o papel de alfaiate destacado. Três elementos da modernidade urbana se apresentam: a prostitutacafetina, o responsável pelo bem-vestir e o trem, que trouxe a ambos para a cidade em crescimento. O objetivo deste artigo é o de propor uma história da modernização urbana em Campina Grande, referente à década de 1940, problematizando memórias que registram códigos e práticas do vestuário do período. Isto se fará mediante o entrelaçamento de fragmentos de histórias daqueles dois personagens trazidos pelo trem. Para tanto será acionada a condição do historiadorcostureiro. Assim como o costureiro de tecidos, o historiador – o costureiro de vidas – é, segundo Certeau, “produto” do lugar sócio, cultural, político e econômico do qual faz parte, lugar esse que ao mesmo tempo em que permite dizer, amordaça tantas outras possibilidades de serem ditas. O prestígio do costureiro depende, quase sempre, da sua capacidade de fabular, de criar recriando, de fazer arte com os tecidos, que são tramas entrelaçadas por caminhos permitidos, outros interrompidos, transpassados, cortados e reinventados. Conseguir fazer a partir dos tecidos comuns a todos os outros costureiros, novas tramas, novos modelos, para que enfim assuma a forma desejada, é uma arte, uma operação. Tal intervenção precisa de métodos e técnicas, que às vezes são comuns a todos, mas que cada um precisa achar suas próprias, abrir novos modelos, fundar novas possibilidades de costurar velhos tecidos. Tentaremos, portanto, aqui, dar uma nova pertinência ao período, já tão estudado na história de Campi na Grande. Atentando para a singularidade da pratica de vestir, percebemos algumas dimensões de como as práticas são construídas historicamente e que vão sendo inventadas e reinventadas no cotidiano e nos desejos de determinadas épocas e espaços, vão adquirindo múltiplos sentidos. Assim será contada a história da cidade vivida por Zefa e Nestor, destacando-se como os dois, cada um ao seu modo, conviveriam com corpos os quais não lhes pertenciam, precisavam de corpos estranhos para sobreviver, teriam que agradar os corpos de seus clientes, satisfazer-lhes ao máximo prestando um bom serviço para que saíssem |
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Em 1907 Campina Grande recebeu alguém que se tornaria uma das personagens mais lembradas pela memória campinense: a menina Josepha, na idade adulta nomeada como Zefa Tributino, senhora do Cassino Eldorado. Muitos anos depois, em 1939, chegou À cidade Nestor Bezerra de Melo, que assumiria o papel de alfaiate destacado. Três elementos da modernidade urbana se apresentam: a prostitutacafetina, o responsável pelo bem-vestir e o trem, que trouxe a ambos para a cidade em crescimento. O objetivo deste artigo é o de propor uma história da modernização urbana em Campina Grande, referente à década de 1940, problematizando memórias que registram códigos e práticas do vestuário do período. Isto se fará mediante o entrelaçamento de fragmentos de histórias daqueles dois personagens trazidos pelo trem. Para tanto será acionada a condição do historiadorcostureiro. Assim como o costureiro de tecidos, o historiador – o costureiro de vidas – é, segundo Certeau, “produto” do lugar sócio, cultural, político e econômico do qual faz parte, lugar esse que ao mesmo tempo em que permite dizer, amordaça tantas outras possibilidades de serem ditas. O prestígio do costureiro depende, quase sempre, da sua capacidade de fabular, de criar recriando, de fazer arte com os tecidos, que são tramas entrelaçadas por caminhos permitidos, outros interrompidos, transpassados, cortados e reinventados. Conseguir fazer a partir dos tecidos comuns a todos os outros costureiros, novas tramas, novos modelos, para que enfim assuma a forma desejada, é uma arte, uma operação. Tal intervenção precisa de métodos e técnicas, que às vezes são comuns a todos, mas que cada um precisa achar suas próprias, abrir novos modelos, fundar novas possibilidades de costurar velhos tecidos. Tentaremos, portanto, aqui, dar uma nova pertinência ao período, já tão estudado na história de Campi na Grande. Atentando para a singularidade da pratica de vestir, percebemos algumas dimensões de como as práticas são construídas historicamente e que vão sendo inventadas e reinventadas no cotidiano e nos desejos de determinadas épocas e espaços, vão adquirindo múltiplos sentidos. Assim será contada a história da cidade vivida por Zefa e Nestor, destacando-se como os dois, cada um ao seu modo, conviveriam com corpos os quais não lhes pertenciam, precisavam de corpos estranhos para sobreviver, teriam que agradar os corpos de seus clientes, satisfazer-lhes ao máximo prestando um bom serviço para que saíssem |
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