Representações sociais sobre a velhice construída por estudantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRINO, Arthur.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15422
Resumo: Objetivo: Conhecer as representações sociais sobre a velhice construídas por estudantes universitários. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, subsidiado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, realizado com 277 estudantes universitários sorteados aleatoriamente. Os dados foram coletados nos meses de dezembro de 2019 e março de 2020 através de um questionário sociodemográfico-acadêmico e um Teste de Associação Livre de Palavras, com o termo indutor “velhice”. Os dados foram organizados e processados no software IBM SPSS para análise estatística descritiva, e no software EVOC a para calcular a frequência intermediária e média ponderada de ocorrência de cada palavra evocada, estruturando o núcleo central e periférico das representações sociais. Resultados: Evidencia-se a predominância de universitários do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e 29 anos, de cor/raça parda, solteiros, com renda familiar média de R$ 2.023,90, com maior representação dos alunos do curso de Bacharelado em Farmácia e média de 4,66 períodos cursados. No Núcleo Central foram identificados os elementos avós, cansaço, descanso, doença, experiência, fragilidade, saúde e terminalidade. No Núcleo Periférico, foram identificados os elementos cabelo branco, esquecimento, limitações, estabilidade financeira, despreocupação, felicidade, tempo, satisfação, viagem e abandono. A velhice apresentou múltiplos significados para os estudantes universitários, exibindo evocações atreladas tanto a uma dimensão positiva, como na perspectiva negativa. Conclusão: As evocações circunscritas no núcleo periférico das representações sociais suscitam reflexões, discussões e ressignificações dos universitários que ora representam a sociedade em geral. Sugere-se que novas pesquisas acerca das representações sociais sobre a velhice sejam desenvolvidas com outros segmentos da população, a fim de possibilitar uma pluralidade de visões de mundo sobre esse fenômeno e estimular a eficiência estratégica da atenção integral ao idoso.
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Os dados foram organizados e processados no software IBM SPSS para análise estatística descritiva, e no software EVOC a para calcular a frequência intermediária e média ponderada de ocorrência de cada palavra evocada, estruturando o núcleo central e periférico das representações sociais. Resultados: Evidencia-se a predominância de universitários do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e 29 anos, de cor/raça parda, solteiros, com renda familiar média de R$ 2.023,90, com maior representação dos alunos do curso de Bacharelado em Farmácia e média de 4,66 períodos cursados. No Núcleo Central foram identificados os elementos avós, cansaço, descanso, doença, experiência, fragilidade, saúde e terminalidade. No Núcleo Periférico, foram identificados os elementos cabelo branco, esquecimento, limitações, estabilidade financeira, despreocupação, felicidade, tempo, satisfação, viagem e abandono. A velhice apresentou múltiplos significados para os estudantes universitários, exibindo evocações atreladas tanto a uma dimensão positiva, como na perspectiva negativa. Conclusão: As evocações circunscritas no núcleo periférico das representações sociais suscitam reflexões, discussões e ressignificações dos universitários que ora representam a sociedade em geral. Sugere-se que novas pesquisas acerca das representações sociais sobre a velhice sejam desenvolvidas com outros segmentos da população, a fim de possibilitar uma pluralidade de visões de mundo sobre esse fenômeno e estimular a eficiência estratégica da atenção integral ao idoso.Objective: To know the social representations about old age built by university students. Method: Descriptive study with a qualitative approach, subsidized by Serge Moscovici's Theory of Social Representations, conduced with 277 university students randomly classified. The data were collected in the months of December 2019 and March 2020 through a sociodemographic-academic questionnaire and the Free Word Association Test, with the inducing term "old age". The data were organized and processed in the IBM SPSS software for descriptive statistical analysis, and in the EVOC software to calculate the intermediate and weighted average frequency of occurrence of each evoked word, structuring the central and peripheral nucleus of social representations. Results: There is a predominance of female university students, aged between 20 and 29 years old, color/race mixed, single, with an average family income of R$ 2,023.90, with a greater representation of the students of the Bachelor of Pharmacy course and average of 4.66 periods taken. At the Central Nucleus, the elements grandparents, tiredness, rest, illness, experience, fragility, health and terminality were identified. In the Peripheral Nucleus, the elements white hair, forgetfulness, limitations, financial stability, unconcern, happiness, time, satisfaction, travel and abandonment were identified. Old age had multiple meanings for university students, showing evocations linked to both a positive dimension and a negative perspective. Conclusion: The evocations circumscribed in the peripheral nucleus of social representations give rise to reflections, discussions and resignifications of university students who now represent society in general. It is suggested that new research on social representations about old age be developed with other segments of the population, in order to enable a plurality of world views on this phenomenon and to stimulate the strategic efficiency of comprehensive care for the elderly.Objetivo: Comprender las representaciones sociales de la vejez construidas por estudiantes universitarios. Método: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo, subvencionado por la Teoría de las Representaciones Sociales de Serge Moscovici, realizado con 277 estudiantes universitarios seleccionados al azar. Los datos fueron recolectados en diciembre de 2019 y marzo de 2020 a través de un cuestionario sociodemográfico-académico y un Test de Asociación de Palabras Gratis, con el término inductivo “vejez”. Los datos fueron organizados y procesados ​​en el software IBM SPSS para análisis estadístico descriptivo, y en el EVOC un software para calcular la frecuencia intermedia y promedio ponderado de ocurrencia de cada palabra evocada, estructurando el núcleo central y periférico de las representaciones sociales. Resultados: Predominan las universitarias, con edades comprendidas entre 20 y 29 años, de color marrón / raza, solteras, con un ingreso familiar promedio de R $ 2.023,90, con mayor representación de estudiantes de la Licenciatura en Farmacia y un promedio de 4,66 periodos atendidos. En el Núcleo Central se identificaron los elementos abuelos, cansancio, descanso, enfermedad, vivencia, fragilidad, salud y terminalidad. En el Núcleo Periférico se identificaron los elementos canas, olvido, limitaciones, estabilidad económica, despreocupación, felicidad, tiempo, satisfacción, viajes y abandono. La vejez tiene múltiples significados para los universitarios, mostrando evocaciones vinculadas tanto a una dimensión positiva como a una perspectiva negativa. Conclusión: Las evocaciones circunscritas en el núcleo periférico de las representaciones sociales suscitan reflexiones, discusiones y resignificaciones de los universitarios que hoy representan a la sociedad en general. Se sugiere que se desarrollen más investigaciones sobre las representaciones sociales de la vejez con otros segmentos de la población, con el fin de posibilitar una pluralidad de visiones del mundo sobre este fenómeno y fomentar la eficiencia estratégica de la atención integral a las personas mayores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGNOGUEIRA, Matheus Figueiredo.NOGUEIRA, M. F.http://lattes.cnpq.br/2379371079660244LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.ALEXANDRINO, Arthur.2020-08-102020-09-18T18:52:43Z2020-09-182020-09-18T18:52:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15422ALEXANDRINO, Arthur. Representações sociais sobre a velhice construída por estudantes. 2020. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Graduação em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T16:47:19Zoai:localhost:riufcg/15422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T16:47:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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