Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918 |
Resumo: | Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações. |
id |
UFCG_20e21dc7ebbd2bfab709f10fe112e08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30918 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis.Ensino de língua inglesaRepresentações étnico-raciaisLivro didáticoCultura afrodescendenteAnálise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020English language teachingEthnic-racial representationsTextbookafrodescendant cultureDidactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020Relações étnico-raciaisEducação étnico-racialAnálise de livro dedáticoLetras – Língua Inglesa.Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações.In this research, we analyzed some units of English language textbooks, the Conexões & Vivências collection (2020), and the single books Joy! (2020) and Anytime (2020), to verify the existence of representations of Afro-descendant culture and its roots and if it has sufficient explicitly anti-racist agendas. During the analysis, we considered the images of the selected units, the texts, and proposed activities, to confirm whether or not they contemplate ideas that can combat racism and represent black people equally. Such research started from the assumption that these guidelines need to be inserted in schools in an interdisciplinary way, as the law 10639/2003 requires. In addition to the law, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) also supported this work, as well as the contributions of some theorists such as Leffa (2016) and Hooks (2019), who inspired the teaching English history development and Hearter and Barbosa Júnior (2013), who guided the analysis of the content of the books. Finally, the research reveals that we are facing significant developments towards a less prejudiced education but that textbooks need to be less silent and more direct about discussing racial guidelines.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. Ghttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira.ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.SOUSA, José Vinicios Valença de.2023-07-032023-07-19T15:47:51Z2023-07-192023-07-19T15:47:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-25T20:51:37Zoai:localhost:riufcg/30918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-25T20:51:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis. |
title |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
spellingShingle |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. SOUSA, José Vinicios Valença de. Ensino de língua inglesa Representações étnico-raciais Livro didático Cultura afrodescendente Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020 Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020 English language teaching Ethnic-racial representations Textbook afrodescendant culture Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020 Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020 Relações étnico-raciais Educação étnico-racial Análise de livro dedático Letras – Língua Inglesa. |
title_short |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
title_full |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
title_fullStr |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
title_full_unstemmed |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
title_sort |
Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. |
author |
SOUSA, José Vinicios Valença de. |
author_facet |
SOUSA, José Vinicios Valença de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. SILVA, F. G http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira. ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, José Vinicios Valença de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua inglesa Representações étnico-raciais Livro didático Cultura afrodescendente Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020 Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020 English language teaching Ethnic-racial representations Textbook afrodescendant culture Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020 Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020 Relações étnico-raciais Educação étnico-racial Análise de livro dedático Letras – Língua Inglesa. |
topic |
Ensino de língua inglesa Representações étnico-raciais Livro didático Cultura afrodescendente Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020 Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020 English language teaching Ethnic-racial representations Textbook afrodescendant culture Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020 Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020 Relações étnico-raciais Educação étnico-racial Análise de livro dedático Letras – Língua Inglesa. |
description |
Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-03 2023-07-19T15:47:51Z 2023-07-19 2023-07-19T15:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918 SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918 |
identifier_str_mv |
SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744586496540672 |