Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, José Vinicios Valença de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918
Resumo: Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações.
id UFCG_20e21dc7ebbd2bfab709f10fe112e08d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30918
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis.Ensino de língua inglesaRepresentações étnico-raciaisLivro didáticoCultura afrodescendenteAnálise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020English language teachingEthnic-racial representationsTextbookafrodescendant cultureDidactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020Relações étnico-raciaisEducação étnico-racialAnálise de livro dedáticoLetras – Língua Inglesa.Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações.In this research, we analyzed some units of English language textbooks, the Conexões & Vivências collection (2020), and the single books Joy! (2020) and Anytime (2020), to verify the existence of representations of Afro-descendant culture and its roots and if it has sufficient explicitly anti-racist agendas. During the analysis, we considered the images of the selected units, the texts, and proposed activities, to confirm whether or not they contemplate ideas that can combat racism and represent black people equally. Such research started from the assumption that these guidelines need to be inserted in schools in an interdisciplinary way, as the law 10639/2003 requires. In addition to the law, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) also supported this work, as well as the contributions of some theorists such as Leffa (2016) and Hooks (2019), who inspired the teaching English history development and Hearter and Barbosa Júnior (2013), who guided the analysis of the content of the books. Finally, the research reveals that we are facing significant developments towards a less prejudiced education but that textbooks need to be less silent and more direct about discussing racial guidelines.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. Ghttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira.ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.SOUSA, José Vinicios Valença de.2023-07-032023-07-19T15:47:51Z2023-07-192023-07-19T15:47:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-25T20:51:37Zoai:localhost:riufcg/30918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-25T20:51:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis.
title Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
spellingShingle Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
SOUSA, José Vinicios Valença de.
Ensino de língua inglesa
Representações étnico-raciais
Livro didático
Cultura afrodescendente
Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020
Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020
English language teaching
Ethnic-racial representations
Textbook
afrodescendant culture
Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020
Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020
Relações étnico-raciais
Educação étnico-racial
Análise de livro dedático
Letras – Língua Inglesa.
title_short Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
title_full Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
title_fullStr Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
title_full_unstemmed Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
title_sort Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.
author SOUSA, José Vinicios Valença de.
author_facet SOUSA, José Vinicios Valença de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira.
ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, José Vinicios Valença de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa
Representações étnico-raciais
Livro didático
Cultura afrodescendente
Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020
Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020
English language teaching
Ethnic-racial representations
Textbook
afrodescendant culture
Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020
Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020
Relações étnico-raciais
Educação étnico-racial
Análise de livro dedático
Letras – Língua Inglesa.
topic Ensino de língua inglesa
Representações étnico-raciais
Livro didático
Cultura afrodescendente
Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020
Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020
English language teaching
Ethnic-racial representations
Textbook
afrodescendant culture
Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020
Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020
Relações étnico-raciais
Educação étnico-racial
Análise de livro dedático
Letras – Língua Inglesa.
description Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03
2023-07-19T15:47:51Z
2023-07-19
2023-07-19T15:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918
SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918
identifier_str_mv SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744586496540672