O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rubenildo Campos da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
Resumo: O Clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica muito interessante quando se busca situações de ensino interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o propósito deste trabalho é mostrar a importância de se implementar um Clube de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas do Campo, descrevendo e refletindo sobre uma implementação que vem sendo realizada. A implementação do referido clube vem sendo construída a partir de uma ação prevista no Subprojeto – Ciências da Natureza e Matemática, que é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Iremos apresentar de forma descritiva e reflexiva algumas das ações que foram/ou estão sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado no município de Sumé/PB, bem como fundamentar a importância de se ter um clube com vários desafios, sendo o maior deles o de se desenvolver um ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como fortes possibilidades de proporcionar tal relação.
id UFCG_21a03fca57d1d44a3bf6064d041bf262
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5518
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.The nature science and math club in the country schools: the case of the PIO X country school, municipality of Sumé-PB.Educação matemáticaEducação do CampoEnsino de matemáticaIniciação à docênciaMathematics educationField EducationMath teachingTeaching InitiationO Clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica muito interessante quando se busca situações de ensino interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o propósito deste trabalho é mostrar a importância de se implementar um Clube de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas do Campo, descrevendo e refletindo sobre uma implementação que vem sendo realizada. A implementação do referido clube vem sendo construída a partir de uma ação prevista no Subprojeto – Ciências da Natureza e Matemática, que é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Iremos apresentar de forma descritiva e reflexiva algumas das ações que foram/ou estão sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado no município de Sumé/PB, bem como fundamentar a importância de se ter um clube com vários desafios, sendo o maior deles o de se desenvolver um ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como fortes possibilidades de proporcionar tal relação.The Science Club of Nature and Mathematics is a very interesting pedagogical action when seeking situations of interdisciplinary and contextualized education. Thus, the purpose of this paper is to show the importance of implementing a Natural Sciences and Mathematics Club in Rural Schools, describing and reflecting on an implementation that has been performed. The implementation of the club has been built from a planned action in Activity - Natural Sciences and Mathematics, which is linked to the Initiation Program to Teaching of the Diversity - Diversity PIBID, the Rural Education Degree Course belonging to the Centre of semiarid Sustainable Development of the Federal University of Campina Grande. We will present a descriptive and reflective manner some of the actions that have been / or are being developed in Natural Sciences and Mathematics Club in the Field School - José Gonçalves de Queiroz, the District Pius X, in the municipality of Sumé / PB and support the importance of having a club with several challenges, the largest being the develop a teaching Science and Mathematics relating the knowledge to be taken as students with the reality of the field of the student. We believe that the implementation in schools do Campo, Science Clubs, teaching laboratories, interactive rooms, among other methods, are presented as strong possibilities for providing such a relationship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.CAVALCANTE, José Luiz.SILVA, Rubenildo Campos da.2015-03-262019-08-07T19:27:39Z2019-08-072019-08-07T19:27:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518SILVA, Rubenildo Campos da. O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. 2015. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:57:11Zoai:localhost:riufcg/5518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:57:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
The nature science and math club in the country schools: the case of the PIO X country school, municipality of Sumé-PB.
title O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
spellingShingle O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
SILVA, Rubenildo Campos da.
Educação matemática
Educação do Campo
Ensino de matemática
Iniciação à docência
Mathematics education
Field Education
Math teaching
Teaching Initiation
title_short O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
title_full O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
title_fullStr O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
title_sort O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
author SILVA, Rubenildo Campos da.
author_facet SILVA, Rubenildo Campos da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
CAVALCANTE, José Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rubenildo Campos da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação do Campo
Ensino de matemática
Iniciação à docência
Mathematics education
Field Education
Math teaching
Teaching Initiation
topic Educação matemática
Educação do Campo
Ensino de matemática
Iniciação à docência
Mathematics education
Field Education
Math teaching
Teaching Initiation
description O Clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica muito interessante quando se busca situações de ensino interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o propósito deste trabalho é mostrar a importância de se implementar um Clube de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas do Campo, descrevendo e refletindo sobre uma implementação que vem sendo realizada. A implementação do referido clube vem sendo construída a partir de uma ação prevista no Subprojeto – Ciências da Natureza e Matemática, que é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Iremos apresentar de forma descritiva e reflexiva algumas das ações que foram/ou estão sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado no município de Sumé/PB, bem como fundamentar a importância de se ter um clube com vários desafios, sendo o maior deles o de se desenvolver um ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como fortes possibilidades de proporcionar tal relação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-26
2019-08-07T19:27:39Z
2019-08-07
2019-08-07T19:27:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
SILVA, Rubenildo Campos da. O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. 2015. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
identifier_str_mv SILVA, Rubenildo Campos da. O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. 2015. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384359399424