Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118 |
Resumo: | As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser- Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas para elementos de placa. |
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Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos.Transverse load distribution in multi-beam bridges - a comparative study of methods.Pontes de vigas múltiplasDistribuição de carga - pontesEstruturasMétodos de repartição de cargasDistribuição de cargas em tabuleirosMétodo dos elementos finitosSoftware de elementos finitosCálculo dos coeficientes transversais de cargaMultiple girder bridgesLoad distribution - bridgesStructuresLoad sharing methodsDistribution of loads on traysFinite element methodFinite element softwareCalculation of transverse load coefficientsEngenharia CivilAs pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser- Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas para elementos de placa.Bridges are essential elements for road and rail transportation systems, especially in Brazil where these modes are very relevant. In this context, the structural system of bridges with multiple girders occupies prominent place in the world, being relatively simple and efficient, with well-known economic and constructive advantages. The present work had as objective to analyse the transversal influence lines of a hyperesthetic bridge model with cross section with five girders, considering the isolated superstructure of the mesostructure and the infrastructure, comparing the results obtained through the Simplified Classical Analytical Methods, Engesser- Courbon, Leonhardt and Guyon-Massonet with the computational analysis via the Finite Element Method (FEM). The transverse influence lines of the Engesser-Courbon and Leonhardt methods converged with those of the MEF. The Guyon-Massonet method presented divergent results from the other methods since the obtained influence lines were obtained for plate elements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGSIMPLICIO, Marcos Antônio de Souza.SIMPLICIO, M. A. S.http://lattes.cnpq.br/5090248192860158FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.FERNANDES, M. W. Q.CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.CHAGAS FILHO, M. B.FIGUEIREDO, Isaque Soares.2018-07-312022-05-12T18:32:16Z2022-05-122022-05-12T18:32:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118FIGUEIREDO, Isaque Soares. Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-12T18:32:56Zoai:localhost:riufcg/25118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-12T18:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser- Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas para elementos de placa. |
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