Crise atual do ensino jurídico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eduardo Fernandes da.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14911
Resumo: Em face dos problemas enfrentados pelo magistério jurídico e que foi escolhido o presente tema para ser objeto de estudo: Crise Atual do Ensino Jurídico. Como se sabe, a sociedade tem sido afetada diretamente em razão da desqualificação dos aplicadores da lei, seja pela abertura indiscriminada de centenas de faculdades jurídicas, seja pelo ensino técnico ministrado nas academias, passando pelo desemprego dos bacharéis por razoes muitas que também envolve esta crise mesmo como consequência. Por isso, o trabalho se preocupa em mostrar a atual situação do ensino jurídico, estudando o mesmo tema historicamente, debatendo os problemas concretos, analisando as dificuldades dos recém formados neste sistema em crise para se inserirem no mercado de trabalho, conjugando o debate com a polémica a respeito do Exame de Ordem e sua possível inconstitucionalidade. Ao final propõe soluções, na verdade elementos para uma nova pedagogia nas academias jurídicas. Há dois pontos altos nesta empresa, um e a discussão em volta do tecnicismo no ensino jurídico e o outro e quando se examina o problema do tão temido exame da OAB. O primeiro envolve um debate assiduo e polémico que questiona os métodos hodiernos aplicados nas faculdades pelo pais afora. No segundo, o aprofundamento e mais pratico, estatístico, uma vez que a alarmante reprovação no exame e fato, consequência do primeiro ponto supra. No entanto, nessa ultima discussão, há algo de renovador ao questionar juridicamente a constitucionalidade desta prova de acesso a advocacia.
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