A economia solidária no contexto da educação popular no campo: a ausência de uma práxis libertadora.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9027 |
Resumo: | A economia solidaria e a educação popular emergiram como forma de manifestação social, contrapondo a condição de opressão que as minorias marginalizadas sofrem pela elite dominante. Este estudo discute que as praticas educativas com base nas abordagens e princípios dos dois movimentos mencionados, proporcionam aos alunos do campo uma base educacional capaz de promover a transformação social da realidade. O trabalho contextualiza o processo histórico da economia solidaria evidenciando as suas inerências com a educação popular. Descreve os quatro períodos históricos da educação do campo no Brasil e apresenta questões a cerca das concepções freirianas de educação. Por meio dos dados coletados através do estudo de caso, nota-se que a Escola de Ensino Médio do Campo Bento Tenório de Souza, localizada no sítio Santa Catarina, no município de Monteiro - PB esta longe de se tornar uma escola de praticas libertadoras, que visem a autonomia e a preservação da identidade do sujeito do campo. Contudo, percebeu-se que a falta de uma concepção progressista de educação, compromete a possibilidade dos sujeitos de se libertarem, e de mudarem a realidade na qual estão inseridos. |
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A economia solidária no contexto da educação popular no campo: a ausência de uma práxis libertadora.The solidarity economy in the context of popular education in the countryside: the absence of a liberating praxis.Economia solidáriaEducação popularPrecarização do ensinoPráticas educativasSolidarity economyPopular educationPrecariousness of educationEducational practicesA economia solidaria e a educação popular emergiram como forma de manifestação social, contrapondo a condição de opressão que as minorias marginalizadas sofrem pela elite dominante. Este estudo discute que as praticas educativas com base nas abordagens e princípios dos dois movimentos mencionados, proporcionam aos alunos do campo uma base educacional capaz de promover a transformação social da realidade. O trabalho contextualiza o processo histórico da economia solidaria evidenciando as suas inerências com a educação popular. Descreve os quatro períodos históricos da educação do campo no Brasil e apresenta questões a cerca das concepções freirianas de educação. Por meio dos dados coletados através do estudo de caso, nota-se que a Escola de Ensino Médio do Campo Bento Tenório de Souza, localizada no sítio Santa Catarina, no município de Monteiro - PB esta longe de se tornar uma escola de praticas libertadoras, que visem a autonomia e a preservação da identidade do sujeito do campo. Contudo, percebeu-se que a falta de uma concepção progressista de educação, compromete a possibilidade dos sujeitos de se libertarem, e de mudarem a realidade na qual estão inseridos.The solidary economy and popular education emerged as a way of social manifestation, as opposed to the condition of oppression that minorities marginalized people suffer for the ruling elite. This study discusses that the practices based on the approaches and principles of the two movements provide students in the field with an educational base capable of to promote the social transformation of reality. The work contextualizes the historical process of the solidary economy, evidencing its inherences with the popular education. Describes the four historical periods of field education in Brazil and presents questions about Freire's conceptions of education. Through the data collected through the case study, it is noted that the School Bento Tenório de Souza High School, located on the Santa Catarina, in the municipality of Monteiro - PB is far from becoming a school of liberating practices aimed at autonomy and the preservation of the identity of the subject of the field. However, it was noted that the lack of a progressive education, compromises the possibility of the subjects to become liberate, and to change the reality in which they are inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA FILHO, Gilvan Dias de.LIMA FILHO, G. D.http://lattes.cnpq.br/5689973879272525LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva.RODRIGUES, José Wilton Ferreira.2013-09-302019-11-11T10:06:16Z2019-11-112019-11-11T10:06:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9027RODRIGUES, José Wilton Ferreira. A economia solidária no contexto da educação popular no campo: a ausência de uma práxis libertadora. 2013. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T12:06:00Zoai:localhost:riufcg/9027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T12:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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