Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Maria Lourenço de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20949
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a peça Bagatelas (1916), da autora norte -americana Susan Glaspell (1876 – 1948), destacando as características do gênero policial que são subvertidas pelo seu viés feminista. Para tanto, será apresentado um percurso histórico do gênero, e sua natureza maleável que permitiu à autora, por exemplo, inserir seu ponto de vista à obra de tão elevado sucesso. Glaspell apresenta um histórico de protagonistas mulheres que de alguma forma buscam liberdade. Em Bagatelas ela faz uso da estrutura do mistério policial para denunciar a realidade desoladora da personagem principal acusada de assassinar o próprio marido, Minnie Wright, que em sua busca por se libertar de um casamento infeliz infringe a si mesma o exílio numa prisão. Tendo a protagonista fora da ação dramática, as personagens tidas como secundárias, as senhoras Hale e Peters, entram em cena para despretensiosamente “investigarem” o crime. Por ação do acaso ou por tino investigativo, as mulheres percebem pistas que os homens da lei simplesmente ignoram, no entanto, diferentemente dos clássicos do gênero policial, as detetives amadoras não colaboram para o reestabelecimento da ordem através do cumprimento da lei. As concepções de certo e errado que geralmente norteiam a investigação policial são postas em questão na peça, e diante dos fatos que motivam o crime, o leitor é convidado a julgar a culpabilidade de Minnie junto com as senhoras Hale e Peters. Tais questões norteiam a pesquisa acerca da convenção de conceitos do gênero policial em críticas feitas às relações de gênero presentes na peça. Assim, com vistas a enriquecer o diálogo da pesquisa, utilizaremos o suporte teórico de autores, tais como, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), dentre outros.
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spelling Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial.Trifles: the feminist subversion of detective literature.Análise literáriaLiteratura americanaGênero policialFeminismoLiteratura policialTexto textualLiterary analysisAmerican LiteraturePolice genreFeminismPolice literatureTextual textLetras - Língua Inglesa.Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a peça Bagatelas (1916), da autora norte -americana Susan Glaspell (1876 – 1948), destacando as características do gênero policial que são subvertidas pelo seu viés feminista. Para tanto, será apresentado um percurso histórico do gênero, e sua natureza maleável que permitiu à autora, por exemplo, inserir seu ponto de vista à obra de tão elevado sucesso. Glaspell apresenta um histórico de protagonistas mulheres que de alguma forma buscam liberdade. Em Bagatelas ela faz uso da estrutura do mistério policial para denunciar a realidade desoladora da personagem principal acusada de assassinar o próprio marido, Minnie Wright, que em sua busca por se libertar de um casamento infeliz infringe a si mesma o exílio numa prisão. Tendo a protagonista fora da ação dramática, as personagens tidas como secundárias, as senhoras Hale e Peters, entram em cena para despretensiosamente “investigarem” o crime. Por ação do acaso ou por tino investigativo, as mulheres percebem pistas que os homens da lei simplesmente ignoram, no entanto, diferentemente dos clássicos do gênero policial, as detetives amadoras não colaboram para o reestabelecimento da ordem através do cumprimento da lei. As concepções de certo e errado que geralmente norteiam a investigação policial são postas em questão na peça, e diante dos fatos que motivam o crime, o leitor é convidado a julgar a culpabilidade de Minnie junto com as senhoras Hale e Peters. Tais questões norteiam a pesquisa acerca da convenção de conceitos do gênero policial em críticas feitas às relações de gênero presentes na peça. Assim, com vistas a enriquecer o diálogo da pesquisa, utilizaremos o suporte teórico de autores, tais como, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), dentre outros.This research has the objective of analyzing the play Trifles (1916), by the American writer Susan Glaspell (1876 - 1948), highlighting the characteristics of Detective fiction that are subverted by her feminist bias. For such an enterprise, it will be presented a historical panorama of the genre, and its volatile nature which permitted the writer, for example, to add her contributions to it by her unique point of view to this play of such an elevated style. Glaspell has a history of female protagonists in search of freedom. In Trifles, she uses the structure of mystery in order to denounce the devastating reality of the main characters, a suspect of murdering her own husband, Minnie Wright, that in her search for freeing herself from such an unhappy marriage ends up in exile in jail. Since the protagonist is not part of the dramatic action, secondary characters, Mrs. Hale and Mrs. Peters take the stage to in an unconscious ways “investigate” the crime. By chance or natural aptitude form crime scene investigation, both women notice leads that the men of law ignore, however, different from the classics of Detective fiction, the amateur women do not help to reestablish the order through law enforcement. Right and wrong conceptions proper of the genre are questioned in the play, and based on the motives for the crime, the reader is invited to judge along with the Mrs Hale and Peters how guilty Minnie really is. Such issues about which this research is centered deal with the conventions of the Detective fiction genre and the reviews of the play concerning gender relations. Thus, in order to enrich the research, it will be used the theoretical support of writers, such as, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SOUSA, Elri Bandeira de.ANDRADE, Ana Maria Lourenço de.2020-12-012021-09-01T13:03:09Z2021-09-012021-09-01T13:03:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20949ANDRADE, Ana Maria Lourenço de. Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-17T19:08:55Zoai:localhost:riufcg/20949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-17T19:08:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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