A experiência de desenvolvimento rural na Região Sisaleira da Bahia: os limites e possibilidades dos CMDRS e CODES no Território do Sisal – 1996 a 2006: o caso do Município de Araci.
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Data de Publicação: | 2007 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27747 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a contribuição das estruturas sociais representativas do segmento da agricultura familiar na composição dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável na eficácia da implementação do PRONAF infraestrutura e serviços e a contribuição deste Programa na formação ou ampliação da rede de relações entre o Estado e sociedade através da participação efetiva das organizações e dos diversos atores políticos e sociais. Enfoca a agricultura familiar e aponta indicativos sobre a confluência entre programas/políticas públicas e o PRONAF infraestrutura e serviços no município de Araci e da região do sisal na Bahia. Aborda o papel das organizações representativas do segmento agricultura familiar na elaboração, formulação, aprovação de propostas e eficiência no acompanhamento da gestão e execução dos recursos públicos para o desenvolvimento rural local e especificamente para a implementação do PRONAF. Finalizando, discute a implementação das políticas de desenvolvimento territorial a partir da política da SDT no Território do Sisal referentes aos recursos do PRONAF na região e a contribuição deste Programa nas estratégias de desenvolvimento adotadas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Araci e do Plano Desenvolvimento Territorial. Nessa perspectiva notou-se que a existência sólida das diversas organizações foi importante na apropriação de políticas públicas por grande parte do segmento agricultura familiar local quanto regional. Entretanto, diversos limites têm dificultado a implementação do PRONAF no Território do Sisal ou impedindo a gestão dos recursos para atender parte significativa de agricultores familiares. Entre as principais limitações destaca-se a alta concentração fundiária, o baixo dinamismo econômico da região e a existência de uma cultura política clientelista. |
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