A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo. |
id |
UFCG_245a13dbaeb7ce99aff143c22f4d896b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34317 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.The invention of Ancient Egypt: views of otherness and identity in history teaching.Egito AntigoAlteridadeIdentidadeEnsino de HistóriaHistória antigaInvenção do Egito AntigoHistória do Egito AntigoAncient EgyptOthernessIdentityTeaching HistoryAncient historyInvention of Ancient EgyptHistory of Ancient EgyptHistória.O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-05T16:32:02Z2024-02-052024-02-05T16:32:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317porSILVA, Josiane Gomes da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-05T16:32:26Zoai:localhost:riufcg/34317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-05T16:32:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. The invention of Ancient Egypt: views of otherness and identity in history teaching. |
title |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
spellingShingle |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. SILVA, Josiane Gomes da. Egito Antigo Alteridade Identidade Ensino de História História antiga Invenção do Egito Antigo História do Egito Antigo Ancient Egypt Otherness Identity Teaching History Ancient history Invention of Ancient Egypt History of Ancient Egypt História. |
title_short |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
title_full |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
title_fullStr |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
title_full_unstemmed |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
title_sort |
A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
author |
SILVA, Josiane Gomes da. |
author_facet |
SILVA, Josiane Gomes da. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Josiane Gomes da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egito Antigo Alteridade Identidade Ensino de História História antiga Invenção do Egito Antigo História do Egito Antigo Ancient Egypt Otherness Identity Teaching History Ancient history Invention of Ancient Egypt History of Ancient Egypt História. |
topic |
Egito Antigo Alteridade Identidade Ensino de História História antiga Invenção do Egito Antigo História do Egito Antigo Ancient Egypt Otherness Identity Teaching History Ancient history Invention of Ancient Egypt History of Ancient Egypt História. |
description |
O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-05T16:32:02Z 2024-02-05 2024-02-05T16:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
identifier_str_mv |
SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744611494592512 |