A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josiane Gomes da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo.
id UFCG_245a13dbaeb7ce99aff143c22f4d896b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34317
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.The invention of Ancient Egypt: views of otherness and identity in history teaching.Egito AntigoAlteridadeIdentidadeEnsino de HistóriaHistória antigaInvenção do Egito AntigoHistória do Egito AntigoAncient EgyptOthernessIdentityTeaching HistoryAncient historyInvention of Ancient EgyptHistory of Ancient EgyptHistória.O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-05T16:32:02Z2024-02-052024-02-05T16:32:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317porSILVA, Josiane Gomes da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-05T16:32:26Zoai:localhost:riufcg/34317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-05T16:32:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
The invention of Ancient Egypt: views of otherness and identity in history teaching.
title A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
spellingShingle A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
SILVA, Josiane Gomes da.
Egito Antigo
Alteridade
Identidade
Ensino de História
História antiga
Invenção do Egito Antigo
História do Egito Antigo
Ancient Egypt
Otherness
Identity
Teaching History
Ancient history
Invention of Ancient Egypt
History of Ancient Egypt
História.
title_short A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
title_full A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
title_fullStr A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
title_full_unstemmed A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
title_sort A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história.
author SILVA, Josiane Gomes da.
author_facet SILVA, Josiane Gomes da.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Josiane Gomes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Egito Antigo
Alteridade
Identidade
Ensino de História
História antiga
Invenção do Egito Antigo
História do Egito Antigo
Ancient Egypt
Otherness
Identity
Teaching History
Ancient history
Invention of Ancient Egypt
History of Ancient Egypt
História.
topic Egito Antigo
Alteridade
Identidade
Ensino de História
História antiga
Invenção do Egito Antigo
História do Egito Antigo
Ancient Egypt
Otherness
Identity
Teaching History
Ancient history
Invention of Ancient Egypt
History of Ancient Egypt
História.
description O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-05T16:32:02Z
2024-02-05
2024-02-05T16:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
identifier_str_mv SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611494592512