Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Laura Maria Aguiar.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
Resumo: Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços.
id UFCG_247c5927854740f0abcdfa79e5bcf8f3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5276
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. Phttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920FARIAS, Claudia Gomes de.FARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371BRANDÃO, Wanderberg Alves.BRANDÃO, W. A.http://lattes.cnpq.br/3475303519498490COSTA, L. M. A.http://lattes.cnpq.br/8428274442746552COSTA, Laura Maria Aguiar.Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços.Over the years, the Internal Communication (IC) has been receiving increasing attention by managers of the companies. This enhancement results from the spread of the ideology that employees need to be properly informed about the goals of the organization, as well as everyday matters such that rumors are not disseminated. Enabling this process are those of communication tools, which act as catalysts in this process, allowing that there is a synergy intraorganizational. Thus, the present Supervised Intership Report has to analyze the IC processes in Social Service for Industry’s (SESI) institution, João Rique Ferreira (JRF), located in the city of Campina Grande - PB. To achieve this goal, the methods used to collect the data were participant observation, literature and exploratory research. Therefore, the exploratory phase of the research was based on Caleiras (2015) and Souza (2004) adapted models with a non-probabilistic convenience sampling, consisting of employees of the company under review. To collect data, questionnaires were answered in person, resulting in 47 respondents in total. Pursuant to, the results of this phase shows that the company study despite having different means of formal and informal communication, some employees do not feel fully informed about the organization of events, nor are used the tools and integration of actions in its entirety. Also were identified using fifteen internal communication tools. However, it is necessary to adopt new forms of more interactive communication and new practices, so it was suggested to "Fique por Dentro," the CAT João Rique Ferreira’s Blog, the campaign "Compartilhe" and the inclusion of the financial status customer in the Sustainability Report. Accordingly , it is concluded that the CAT JRF , need to place internal communication as one of its priorities , giving it a strategic status , so that the benefits from the improved flow of information will transpose the organization itself, generating reflections in the external and highlighting the company in the provision of servicesSubmitted by Waléria Camilo (walpcamilo@gmail.com) on 2019-08-01T15:22:57Z No. of bitstreams: 1 LAURA MARIA AGUIAR COSTA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 3004619 bytes, checksum: 25fdefe8e88c095255dafed225e9335c (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-01T15:22:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAURA MARIA AGUIAR COSTA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 3004619 bytes, checksum: 25fdefe8e88c095255dafed225e9335c (MD5) Previous issue date: 2016Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoComunicação organizacionalComunicação internaSistema FIEPOrganizational communicationInternal communicationSESIFIEP systemComunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center.20162019-08-01T15:22:57Z20162019-08-01T15:22:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALLAURA MARIA AGUIAR COSTA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfLAURA MARIA AGUIAR COSTA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfapplication/pdf3004619http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/1/LAURA+MARIA+AGUIAR+COSTA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf25fdefe8e88c095255dafed225e9335cMD51riufcg/52762022-01-25 10:56:50.101oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:01:35.628508Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center.
title Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
spellingShingle Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
COSTA, Laura Maria Aguiar.
Administração
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Sistema FIEP
Organizational communication
Internal communication
SESI
FIEP system
title_short Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
title_full Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
title_fullStr Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
title_full_unstemmed Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
title_sort Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
author COSTA, Laura Maria Aguiar.
author_facet COSTA, Laura Maria Aguiar.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CAVALCANTI, E. P
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FARIAS, Claudia Gomes de.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv FARIAS, C. G.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2922885697021371
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BRANDÃO, Wanderberg Alves.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv BRANDÃO, W. A.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475303519498490
dc.contributor.authorID.fl_str_mv COSTA, L. M. A.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8428274442746552
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Laura Maria Aguiar.
contributor_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
FARIAS, Claudia Gomes de.
BRANDÃO, Wanderberg Alves.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Sistema FIEP
Organizational communication
Internal communication
SESI
FIEP system
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Comunicação interna
Sistema FIEP
Organizational communication
Internal communication
SESI
FIEP system
description Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2019-08-01T15:22:57Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-01T15:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
identifier_str_mv COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/1/LAURA+MARIA+AGUIAR+COSTA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
25fdefe8e88c095255dafed225e9335c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396565651423232