Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
Resumo: | Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços. |
id |
UFCG_247c5927854740f0abcdfa79e5bcf8f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5276 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. Phttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920FARIAS, Claudia Gomes de.FARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371BRANDÃO, Wanderberg Alves.BRANDÃO, W. A.http://lattes.cnpq.br/3475303519498490COSTA, L. M. A.http://lattes.cnpq.br/8428274442746552COSTA, Laura Maria Aguiar.Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços.Over the years, the Internal Communication (IC) has been receiving increasing attention by managers of the companies. This enhancement results from the spread of the ideology that employees need to be properly informed about the goals of the organization, as well as everyday matters such that rumors are not disseminated. Enabling this process are those of communication tools, which act as catalysts in this process, allowing that there is a synergy intraorganizational. Thus, the present Supervised Intership Report has to analyze the IC processes in Social Service for Industry’s (SESI) institution, João Rique Ferreira (JRF), located in the city of Campina Grande - PB. To achieve this goal, the methods used to collect the data were participant observation, literature and exploratory research. Therefore, the exploratory phase of the research was based on Caleiras (2015) and Souza (2004) adapted models with a non-probabilistic convenience sampling, consisting of employees of the company under review. To collect data, questionnaires were answered in person, resulting in 47 respondents in total. Pursuant to, the results of this phase shows that the company study despite having different means of formal and informal communication, some employees do not feel fully informed about the organization of events, nor are used the tools and integration of actions in its entirety. Also were identified using fifteen internal communication tools. However, it is necessary to adopt new forms of more interactive communication and new practices, so it was suggested to "Fique por Dentro," the CAT João Rique Ferreira’s Blog, the campaign "Compartilhe" and the inclusion of the financial status customer in the Sustainability Report. Accordingly , it is concluded that the CAT JRF , need to place internal communication as one of its priorities , giving it a strategic status , so that the benefits from the improved flow of information will transpose the organization itself, generating reflections in the external and highlighting the company in the provision of servicesSubmitted by Waléria Camilo (walpcamilo@gmail.com) on 2019-08-01T15:22:57Z No. of bitstreams: 1 LAURA MARIA AGUIAR COSTA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 3004619 bytes, checksum: 25fdefe8e88c095255dafed225e9335c (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-01T15:22:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAURA MARIA AGUIAR COSTA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 3004619 bytes, checksum: 25fdefe8e88c095255dafed225e9335c (MD5) Previous issue date: 2016Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoComunicação organizacionalComunicação internaSistema FIEPOrganizational communicationInternal communicationSESIFIEP systemComunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center.20162019-08-01T15:22:57Z20162019-08-01T15:22:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALLAURA MARIA AGUIAR COSTA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfLAURA MARIA AGUIAR COSTA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfapplication/pdf3004619http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/1/LAURA+MARIA+AGUIAR+COSTA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf25fdefe8e88c095255dafed225e9335cMD51riufcg/52762022-01-25 10:56:50.101oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:01:35.628508Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Internal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center. |
title |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
spellingShingle |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. COSTA, Laura Maria Aguiar. Administração Comunicação organizacional Comunicação interna Sistema FIEP Organizational communication Internal communication SESI FIEP system |
title_short |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
title_full |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
title_fullStr |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
title_sort |
Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB. |
author |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
author_facet |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CAVALCANTI, E. P |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
FARIAS, Claudia Gomes de. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
FARIAS, C. G. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BRANDÃO, Wanderberg Alves. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
BRANDÃO, W. A. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3475303519498490 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
COSTA, L. M. A. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
contributor_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. FARIAS, Claudia Gomes de. BRANDÃO, Wanderberg Alves. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Comunicação organizacional Comunicação interna Sistema FIEP Organizational communication Internal communication SESI FIEP system |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Comunicação interna Sistema FIEP Organizational communication Internal communication SESI FIEP system |
description |
Ao longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2019-08-01T15:22:57Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-01T15:22:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
identifier_str_mv |
COSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5276/1/LAURA+MARIA+AGUIAR+COSTA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 25fdefe8e88c095255dafed225e9335c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396565651423232 |