Uma outra face da Belle Époque carioca: o cotidiano nos subúrbios nas crônicas de Lima Barreto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO SOBRINHO NETO, Joachin de Melo.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1908
Resumo: A presente dissertação visa discutir, num âmbito mais geral, as relações entre história e literatura a partir dos usos da crônica jornalística como fonte para uma historiografia pautada em elaborar eixos entre cultura e sociedade. Em uma dimensão mais específica, busca-se apreender o modo como o escritor e ator social Afonso Henriques Lima Barreto representou diversos aspectos da vida urbana, em suas crônicas, no período que vai do começo do século XX, até seu segundo decênio; período este que se convencionou chamar de Belle Époque. Ao partir das noções de Belle Époque enquanto período marcado por certa adesão, a nível ocidental, de normas e comportamentos importados da França, considerada a grande referência cultural enquanto civilização da época estudada, busca-se aqui a elaboração de uma abordagem que demonstre uma outra face dessa Belle Epoque que foi recepcionada na cidade do Rio de Janeiro. Entram em pauta discussões sobre o caráter excludente, para a maior parte da população, do processo de modernização nacional; as fronteiras existentes entre criação literária e narrativa historiográfica e sobre as implicações cognitivas das escolhas narrativas. Portanto, o que se almejou neste trabalho foi construir uma visão historiográfica comprometida com a elaboração de pontes entre arte e vida, mas dando prioridade a analise de uma modalidade de testemunho que prezou por representar uma Belle Epoque disforme, turbulenta, segregadora, mal-sucedida, elitista e agonizante. Abordar o cotidiano nos subúrbios na Belle Époque carioca, tendo como guia o Lima Barreto cronista é uma tentativa de escutar a voz daqueles que encararam como barbárie o projeto civilizador do inicio do século XX.
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Em uma dimensão mais específica, busca-se apreender o modo como o escritor e ator social Afonso Henriques Lima Barreto representou diversos aspectos da vida urbana, em suas crônicas, no período que vai do começo do século XX, até seu segundo decênio; período este que se convencionou chamar de Belle Époque. Ao partir das noções de Belle Époque enquanto período marcado por certa adesão, a nível ocidental, de normas e comportamentos importados da França, considerada a grande referência cultural enquanto civilização da época estudada, busca-se aqui a elaboração de uma abordagem que demonstre uma outra face dessa Belle Epoque que foi recepcionada na cidade do Rio de Janeiro. Entram em pauta discussões sobre o caráter excludente, para a maior parte da população, do processo de modernização nacional; as fronteiras existentes entre criação literária e narrativa historiográfica e sobre as implicações cognitivas das escolhas narrativas. Portanto, o que se almejou neste trabalho foi construir uma visão historiográfica comprometida com a elaboração de pontes entre arte e vida, mas dando prioridade a analise de uma modalidade de testemunho que prezou por representar uma Belle Epoque disforme, turbulenta, segregadora, mal-sucedida, elitista e agonizante. Abordar o cotidiano nos subúrbios na Belle Époque carioca, tendo como guia o Lima Barreto cronista é uma tentativa de escutar a voz daqueles que encararam como barbárie o projeto civilizador do inicio do século XX.CapesPrésente dissertation vise à discuter, dans un contexte plus général, les relations entre histoire et littérature à partir des utilisations de la chronique journalistique je mange source pour une historiografia réglée à élaborer des essieux entre culture et société. Dans une dimension plus spécifique, il se cherche appréhender la manière comme l'auteur et acteur social Alphonse Henriques Lime Barreto a représenté de divers aspects de la vie urbaine, dans leurs chroniques, dans la période qui va du commencement du siècle XX, jusqu'à sien seconde décennie; période qui s'est stipulé appeler de Belle Epoque. La notion de Belle Époque régne clans cette étude est un période marquée par certaine adhésion, à niveau occidental, de normes et de comportements importés de la France, considérée à grande référence culturelle tant que civilisation du temps étudié, se cherche ici l'élaboration d'un abordage qui démontre une autre face de ce Belle Epoque qui a été recepcionada dans la ville de Rio de Janeiro. Entrent dans orientation des discussions sur le caractère justificatif, pour la plupart de la population, du processus de modernisation nationale; les frontières existantes entre création littéraire et narrative historiográfica et sur aux implications plus cognitives des choix narratifs. Donc, ce qui s'est convoité dans ce travail a été construire à une vision historiográfica compromise avec l'élaboration de ponts entre art et vie, mais en donnant priorité il l'analyse d'une modalité d'homologation quoi prisées représentera un Belle Époque difforme, turbulente, ségrégation, infructueuses, élitiste et agonisante. Aborder le quotidien dans les faubourgs à le Belle Époque originaire de Rio de Janeiro, en ayant comme guide la Lime Barreto cronista est une tentative d'écouter la voix ils dont ont envisagé comme barbarie le projet civilisatrice du début du siècle XX.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGARANHA, Gervácio Batista.ARANHA, G. B.http://lattes.cnpq.br/1710555950559889MONTENEGRO, José Benjamin.LIMA, Luciano Mendonça de.JUSTINO, Luciano Barbosa.AZEVEDO SOBRINHO NETO, Joachin de Melo.2010-03-242018-10-05T16:10:37Z2018-10-052018-10-05T16:10:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1908AZEVEDO SOBRINHO NETO, Joachin de Melo. Uma outra face da Belle Époque carioca: o cotidiano nos subúrbios nas crônicas de Lima Barreto. 2010. 140f. 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