Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Andréa Dantas.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604
Resumo: Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.
id UFCG_25c2dffc9f4299708e2302e7a07a716e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4604
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.Racial prejudice: implications on the teaching and learning process of black children.Preconceito racialCriança NegraRacismo - sala de aulaRacial prejudiceBlack childRacism - classroomEducação.Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.This study presents some considerations about the racial profiling issue: implications for the teaching and black child's learning process and aimed to investigate the consequences of racial prejudice in teaching and student learning process and identify procedures used by teachers to working racial prejudice in the classroom, in order to mitigate the damage suffered by the victims of this practice. However, to achieve our goal, a field survey using a semi-structured questionnaire was conducted. However, to understand how complex the issue of racism in Brazil, since the same can be seen on social inequalities, corroborating the question raised noticed that by the black occupies mostly the bottom of the social structure of the country. Therefore, also analyzed the emergence of Law No. 639/2003 10, which can be understood as a way to demystify the negative image released against the black population. That said took into account also the existing racial prejudice in schools, which for the most part, reproduces prejudice. It also addresses the role of teacher to work this issue of racial diversity in the classroom to help dispel the negative image that was created on the black, emphasizing the qualities of each racial group, so that black students can be proud of their race. We realize that when a child is the victim of racial prejudice entails some problems of social interaction, and consequently influences the development process of their learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Rosimar Alves dos.SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes.FEITOSA, Belijane Marques.ARAÚJO, Andréa Dantas.2015-12-042019-07-01T20:23:42Z2019-07-012019-07-01T20:23:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:14:29Zoai:localhost:riufcg/4604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:14:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
Racial prejudice: implications on the teaching and learning process of black children.
title Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
spellingShingle Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
ARAÚJO, Andréa Dantas.
Preconceito racial
Criança Negra
Racismo - sala de aula
Racial prejudice
Black child
Racism - classroom
Educação.
title_short Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
title_full Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
title_fullStr Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
title_full_unstemmed Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
title_sort Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
author ARAÚJO, Andréa Dantas.
author_facet ARAÚJO, Andréa Dantas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Rosimar Alves dos.
SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Andréa Dantas.
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito racial
Criança Negra
Racismo - sala de aula
Racial prejudice
Black child
Racism - classroom
Educação.
topic Preconceito racial
Criança Negra
Racismo - sala de aula
Racial prejudice
Black child
Racism - classroom
Educação.
description Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2019-07-01T20:23:42Z
2019-07-01
2019-07-01T20:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604
ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604
identifier_str_mv ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378818723840