Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604 |
Resumo: | Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem. |
id |
UFCG_25c2dffc9f4299708e2302e7a07a716e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4604 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.Racial prejudice: implications on the teaching and learning process of black children.Preconceito racialCriança NegraRacismo - sala de aulaRacial prejudiceBlack childRacism - classroomEducação.Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.This study presents some considerations about the racial profiling issue: implications for the teaching and black child's learning process and aimed to investigate the consequences of racial prejudice in teaching and student learning process and identify procedures used by teachers to working racial prejudice in the classroom, in order to mitigate the damage suffered by the victims of this practice. However, to achieve our goal, a field survey using a semi-structured questionnaire was conducted. However, to understand how complex the issue of racism in Brazil, since the same can be seen on social inequalities, corroborating the question raised noticed that by the black occupies mostly the bottom of the social structure of the country. Therefore, also analyzed the emergence of Law No. 639/2003 10, which can be understood as a way to demystify the negative image released against the black population. That said took into account also the existing racial prejudice in schools, which for the most part, reproduces prejudice. It also addresses the role of teacher to work this issue of racial diversity in the classroom to help dispel the negative image that was created on the black, emphasizing the qualities of each racial group, so that black students can be proud of their race. We realize that when a child is the victim of racial prejudice entails some problems of social interaction, and consequently influences the development process of their learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Rosimar Alves dos.SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes.FEITOSA, Belijane Marques.ARAÚJO, Andréa Dantas.2015-12-042019-07-01T20:23:42Z2019-07-012019-07-01T20:23:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:14:29Zoai:localhost:riufcg/4604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:14:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. Racial prejudice: implications on the teaching and learning process of black children. |
title |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
spellingShingle |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial Criança Negra Racismo - sala de aula Racial prejudice Black child Racism - classroom Educação. |
title_short |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
title_full |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
title_fullStr |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
title_full_unstemmed |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
title_sort |
Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. |
author |
ARAÚJO, Andréa Dantas. |
author_facet |
ARAÚJO, Andréa Dantas. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Rosimar Alves dos. SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes. FEITOSA, Belijane Marques. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Andréa Dantas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preconceito racial Criança Negra Racismo - sala de aula Racial prejudice Black child Racism - classroom Educação. |
topic |
Preconceito racial Criança Negra Racismo - sala de aula Racial prejudice Black child Racism - classroom Educação. |
description |
Esse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2019-07-01T20:23:42Z 2019-07-01 2019-07-01T20:23:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604 ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378818723840 |